Leia a manchete a seguir:
CONFRONTO entre milícias gera novo banho de sangue na Líbia. Terra, 3 set. 2018.
Disponível em:
<https://www.terra.com.br/noticias/mundo/confronto-entre-milicias-gera-novo-banho-de-sangue-nalibia>
Com base nessa manchete e considerando que a situação de muitos países africanos é conflituosa, como a da Líbia, explique a influência da reorganização que aconteceu no território desse continente no século XX.
GABARITO E COMENTÁRIOS
Objeto de conhecimento:
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Habilidade (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
RESPOSTA
Espera-se que os alunos apontem que a reorganização do continente africano, ao longo do século XX, foi estabelecida pelas potências europeias sem considerar a organização tradicional africana, que mantiveram, em um mesmo território, povos com culturas divergentes, o que ensejou conflitos internos, principalmente, pelas inúmeras divergências presentes nesse território.
O objetivo da questão é aferir a habilidade dos alunos de compreender os conflitos contemporâneos no continente africano, principalmente os relativos à definição de fronteiras e soberania política. Se os resultados, em geral, não tenham sido os esperados, com o auxílio de um projetor, exiba para os alunos um mapa que represente o território africano antes da partilha artificial da África e, também, um mapa que retrate a divisão atual. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, utilize as imagens presentes no livro do estudante. Após apresentar os mapas, estimule uma discussão com os alunos sobre a influência que a mudança da organização desse território gerou sobre os grupos que vivem nele e qual é a relação com diversos conflitos existentes, atualmente, na África. A atividade ora proposta permite reforçar o conteúdo em análise, de modo que os alunos assimilem a atual organização político-administrativa do continente africano e seus conflitos internos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário