Modos verbais - Exercício com resposta para 9ºano (FÁCIL)


SEGURANÇA NO VOO

Quem nunca voou não conhece os procedimentos básicos de segurança antes de se iniciar um voo.
Após todos os passageiros se sentarem, os agentes de bordo (em geral, dois) se posicionam estrategicamente em pé no avião e demonstram, através de gestos, os procedimentos de segurança a serem tomados em caso de emergências. Ao fundo, uma gravação padrão das companhias aéreas narra o texto:
“Em caso de despressurização máscaras individuais de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico e respire normalmente; auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua”.
Seguindo os procedimentos de segurança, ainda antes de iniciar a decolagem, os agentes de bordo conferem, passageiro a passageiro, se o cinto está afivelado. Feito isso, pronto, a tripulação está pronta para decolagem.

Disponível em: 
<http://www.passagenspromo.com.br/home/destaque/seguranca-no-voo/>.  (Adaptado).

De acordo com o texto, os verbos utilizados pelos comissários de bordo para orientar os passageiros sobre possíveis procedimentos de emergência estão conjugados
A) no modo indicativo, porque demonstram como os passageiros devem proceder em caso de emergência.
B) no modo imperativo, porque declaram o que os passageiros devem fazer em caso de emergência.
C) na forma nominal de particípio, porque indicam o resultado de ações terminadas em caso de emergência.
D) na forma nominal de infinitivo impessoal, porque exprime superficialmente o que se deve fazer em caso de emergência.

GABARITO

Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento.
Gabarito: B

Justificativas
A) incorreta. O estudante confundiu os modos verbais. O modo indicativo segue a forma “Eu coloco a máscara”. Os verbos estão no modo imperativo, orientando o que deve ser feito: “coloque a máscara”.
B) correta. O estudante identificou corretamente o modo verbal imperativo e observou que os verbos declaram o que os passageiros devem fazer em caso de emergência: puxe, ajuste, coloque...
C) incorreta. O estudante não percebeu que os verbos utilizados para dar instruções de como agir em situação de emergência estão no modo imperativo, porque declaram o que os passageiros devem fazer em caso de emergência: “coloque a máscara...”.
D) incorreta. O estudante não identificou a quem está destinado o trecho do texto no qual aparecem os verbos destacados, destina-se a todo passageiro de um avião, uma vez que é parte da gravação transmitida em todos os aviões antes de iniciar um voo para que os passageiros tomem conhecimento das normas básicas de segurança. Os verbos estão conjugados de fato, segundo a norma padrão, na terceira pessoa do singular.

Comentário
Os verbos do texto estão conjugados no Modo Imperativo Afirmativo, segundo a norma padrão, em terceira pessoa do singular, no texto refere-se a você. O texto trata sobre quais são os procedimentos básicos de segurança num voo e se dirige a todo aquele que for passageiro de um avião, especialmente aqueles que nunca voaram antes e desconhecem os ditos procedimentos.
A parte do texto em que os verbos estão em Imperativo Afirmativo, é a transcrição da gravação que é passada no avião antes de iniciar o voo, para que todos os passageiros tomem conhecimento dos procedimentos de segurança, portanto os verbos destacados dirigem-se aos passageiros de um avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário