Movimento de rotação da Terra - Exercícios 6ºano com gabarito comentado - Habilidade EF06CI14


Observe a imagem acima e responda.

1. Qual movimento representado no esquema justifica os períodos claro e escuro observados no planeta Terra?

2. Quanto tempo a Terra leva para completar o movimento representado no esquema?

GABARITO COMENTADO

Questão 1
RESPOSTA: O esquema representa o movimento da Terra girando em torno de seu próprio eixo, o qual chamamos movimento de rotação da Terra.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos associem o movimento de rotação da Terra à alternância entre os períodos claro e escuro. Caso ainda haja alunos com dificuldade em estabelecer essa relação, utilize um globo terrestre e uma lanterna (para simular o Sol) para que eles possam perceber os ciclos claro e escuro em cada parte da Terra. Gire o globo no próprio eixo e deixe a lanterna fixa, evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Certifique-se de que todos identifiquem a formação do dia e da noite em cada parte do planeta e ressalte que se trata do movimento de rotação. A questão contempla parcialmente a habilidade EF06CI14.

Questão 2
RESPOSTA: A Terra leva cerca de 24 horas para completar o movimento de rotação.
COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos relacionem a duração do ciclo de um dia inteiro ao tempo em que a Terra leva para fazer um giro completo. Caso tenham respondido de maneira diferente, verifique o motivo. É provável que alguns alunos confundam o movimento de rotação com o movimento de translação; por isso, reforce a diferença entre eles. Chame a atenção deles para o fato de ambos os movimentos serem realizados pelo planeta Terra e serem concomitantes, ou seja, ocorrerem ao mesmo tempo. Utilize modelos para evidenciar esses movimentos e distingui-los: solicite a dois alunos voluntários que representem o Sol e a Terra. Peça ao aluno que representa o Sol que fique parado, segurando uma lanterna, e ao aluno que representa a Terra que gire em torno do seu próprio eixo e, ao mesmo tempo, ao redor do “Sol”. Nesse momento, mencione que o movimento no próprio eixo é o de rotação – responsável pelos ciclos de claro e escuro – e o movimento feito ao redor do Sol é o de translação. Caso julgue necessário, demonstre esses movimentos usando um globo terrestre e uma lanterna. A questão contempla parcialmente a habilidade EF06CI14.


Nenhum comentário:

Postar um comentário