(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
**VERSÃO DO ALUNO EM PDF PARA BAIXAR NO FINAL DA PÁGINA**
QUESTÃO 1
Alguns textos criados por quem utiliza a internet servem para divulgação de ideias e pensamentos em redes sociais e aplicativos de mensagem. O texto acima é coerente com qual tipo de situação?
Resposta esperada: Uma situação em que alguém quer consolar uma pessoa.
QUESTÃO 2
O texto relaciona a vida a uma história. Que elementos verbais e não verbais também se relacionam à ideia de “história”?
Resposta esperada: A palavra "capítulo" e a aplicação do texto sobre uma folha de papel.
QUESTÃO 3
Qual é o sentido de “capítulo ruim” no contexto? O sentido da expressão é conotativo ou denotativo?
Resposta esperada: "Capítulo ruim" tem o sentido de momento triste, momento de crise, e foi usado com valor conotativo.
QUESTÃO 4
Algumas produções que viralizam na internet não têm boa qualidade visual; outras são bem trabalhadas esteticamente. Como você avalia esse texto? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que esse texto tem boa qualidade estética, uma vez que explora tipos de letras diferentes, inclusive usando o recurso da cor, do tamanho e das formas para destacar alguns deles. A página recortada sobre um fundo com flores também contribui para a qualidade visual.
Referência: Se liga na Língua
Nenhum comentário:
Postar um comentário