Inglês - Projeto HQ 4º e 5º anos - The Goldilocks and three bears


**História para contar em powerpoint + atividades em PDF no final da página** 


Professor(a), nessa sequência de atividades cujo tema é "Respeito ao outro" e "limites de convivência", os estudantes terão oportunidade de vivenciar situações de aprendizagem que envolvem práticas sociais de roda de conversa sobre a história “Goldilocks and the Three Bears. A partir da história, conhecerão algumas técnicas para construção de HQ. Como produto final os estudantes produzirão trechos da história para compor um livro HQ.

HABILIDADES:
(EF04LI06)
Identificar relações entre texto e imagem, com foco na compreensão global.

(EF04LI08)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve), a finalidade ou o propósito (escrever para quê) e o assunto do texto.

(EF04LI09)
Produzir, em colaboração com os colegas e professor, textos como picture dictionary, sketches, histórias em quadrinhos, entre outros.

ATIVIDADE 1
Let's listen to the Goldilocks and thre bears story!

Abertura: O professor (a) apresenta o livro Goldilocks and the Three Bears para a turma e diz que vai contar uma história. Antes, indaga qual o conhecimento que eles têm sobre a história e orienta os estudantes a respeitar o turno de fala e também sobre a importância de ouvir o colega. 
Atividade Central: O professor (a) realiza a leitura da história para a turma, se possível, na área externa da escola e com os estudantes sentados em roda. Utiliza técnicas de leitura de história, como por exemplo, imitar as vozes dos personagens ursos, Father, Mother e BabyBear, e/ou mostra pequenos potes para representar as tigelas de sopa.
Fechamento: A professora pergunta aos estudantes se eles gostaram da história, quais palavras em inglês eles compreenderam ou ficaram em dúvida, estimulando o compartilhamento entre os estudantes.
Teacher language: Sit down in a circle, please! Pay attention! Let´s listen to a story! Be quiet! Let’s draw! Good!

ATIVIDADE 2
Listen to the native speaker

Abertura: O professor (a) pergunta para a turma o nome da história em inglês lida na aula anterior. Em seguida, busca recuperar com os estudantes a história, anotando na lousa o que for relembrado por eles.
A seguir, chama a atenção dos estudantes sobre a importância de todos permanecerem em silêncio para ouvir e assistir a história “Goldilocks and the Three Bears” em vídeo, contada por um nativo da língua inglesa, pedindo para prestarem atenção na fala do áudio e sua forma diferente de falar inglês.
Atividade Central: Os estudantes escutam a história em áudio. Se necessário, executar mais de uma vez.
Fechamento: O professor (a) pede para os estudantes dizerem algumas palavras ou expressões em inglês que conseguiram ouvir nas histórias, principalmente aquelas palavras que se repetem com mais frequência e que soam diferentes daquilo que eles estão habituados a ouvir.

ATIVIDADE 3
Let's tell the tale

Abertura: O professor (a) escolhe uma palavra da história e, com ela, propõe um jogo da forca com os estudantes na lousa. 
Atividade Central: Em seguida, o professor (a) entrega as atividades fotocopiadas para os estudantes, que deverão fazê-la em grupo. Para esse momento de aprendizagem, a proposta é trabalhar com uma atividade de ordenação das sequências (cenas) da história, de modo que eles recuperem o seu enredo. Para tal, o professor (a) irá dividir a história em cenas, apresentando-as em ordem diferente da história e proporá a organização de acordo com ela: What´s the order? Antes de iniciarem a atividade, os estudantes ouvem apenas uma vez a história em vídeo. A correção deve ser feita com a classe toda, dando oportunidade para os grupos responderem, escolhendo uma cena por grupo.
Finalizada a recomposição da história, em seguida, os estudantes recebem uma atividade “Match them up” para completarem, individualmente ou em dupla. Outras opções de atividades: crosswords, match and find. Essas atividades podem ser também pedidas como homework.
Fechamento: O professor corrige as atividades com a classe, pedindo para que, depois de corrigidas, sejam coladas no caderno.

ATIVIDADE 4
Let's plan our HQ

Abertura: A professora distribui folhas fotocopiadas da história "Goldilocks and the Three Bear” para os estudantes pedindo para que eles escolham uma parte da história que gostaram e nela escolham um personagem para desenharem no caderno.
Atividade Central: Em seguida, a professora deve apresentar aos estudantes exemplos de histórias em quadrinhos, apontando algumas técnicas simples de história em quadrinhos, como por exemplo, onomatopeias, balões, etc. 
Fechamento: Para finalizar, os estudantes deverão escrever uma fala, em inglês, para o personagem que eles desenharam, baseada na história apresentada.

ATIVIDADE 5
HQ

Abertura: O professor (a) pede para os alunos pegarem os cadernos e apresentarem aos colegas o personagem da história que desenharam na aula anterior e destacar se ele teve um comportamento solidário e cooperativo. Essa apresentação pode ser feita em Português.
Atividade Central: Em seguida, o professor (a) orienta os estudantes sobre a produção de trechos das histórias em HQ, dividindo a sala em pequenos grupos. Cada grupo será orientado a desenhar uma parte da história, com pequenas falas de personagens, para uma produção final de um livrinho em inglês em HQ. Para desenvolver essa tarefa cada grupo deve receber uma folha impressa com um esquema de apresentação das cenas de uma HQ.
Fechamento: Feita a divisão da tarefa e a orientação do professor (a) referente à montagem do livrinho em HQ, os grupos terão oportunidade de conversar sobre o trabalho e, se for o caso, esclarecer dúvidas eventuais.

Roda de conversa
Depois de ter contato com os formatos das histórias em quadrinhos e suas características, os alunos conversarão com seus colegas sobre as principais descobertas sobre esse gênero de texto: as linguagens mais expressivas, os diferentes formatos dos balões de diálogo, a sequência da história, etc.

ATIVIDADE 6
Abertura: Orientar os estudantes para a organização e montagem do livrinho em HQ pela classe.
Atividade Central: Desenvolvimento da tarefa pelos grupos e apresentação dos trabalhos para organização das sequências para montagem da HQ. Edição final do livro pela classe.
Fechamento: Avaliação do processo de elaboração do livro HQ pelos estudantes com a mediação do professor e proposta de encaminhamento para escaneamento e impressão do material e sua distribuição, que pode ser uma cópia para cada estudante da classe e também para outras classes da escola.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário