Atividades com habilidade EF05HI03 e gabarito (5ºano)


1. Como os povos das civilizações antigas explicavam o surgimento do Universo?

a) Os povos antigos criaram mitos para explicar somente a origem do Universo. Os mitos eram transmitidos oralmente e seus personagens principais são elementos que ocupam o fundo do mar.

b) Os povos antigos criaram mitos para explicar o surgimento do Universo. Os mitos eram transmitidos por escrito e seus personagens principais são chamados de aedos ou rapsodos.

c) Os povos antigos criaram mitos para explicar a origem do Universo, os acontecimentos do seu dia a dia e os fenômenos da natureza. Não se conhece o modo como os mitos eram transmitidos entre esses povos.

d) Os povos antigos criaram mitos para explicar o surgimento do Universo. Os mitos eram transmitidos oralmente e seus personagens principais, geralmente, eram deuses. 

2. Identifique as camadas do planeta Terra na imagem abaixo. Depois, faça a correspondência entre cada camada e suas características.


a) _____________________: é a camada mais externa e fina do planeta. Essa camada é formada de rochas sólidas e constitui a superfície dos continentes e o fundo dos oceanos.

b) _____________________: é a camada mais interna do planeta Terra. Uma parte dessa camada é solida e a outra é líquida.

c) _____________________: é a camada intermediária do planeta. O material sólido que forma essa camada se torna pastoso em locais da crosta onde ocorre alguma ruptura, originando o magma.

3. Considerando as linhas imaginárias utilizadas para a localização no planeta Terra, assinale a alternativa correta.
a) Em relação ao Equador, a maior parte do Brasil se situa no hemisfério sul. Em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil se situa no hemisfério oriental.
b) O Equador é um paralelo que divide o planeta Terra em hemisfério norte e hemisfério sul e o meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério ocidental e hemisfério oriental.
c) O Equador atravessa os continentes americano, africano e europeu. O meridiano de Greenwich atravessa apenas o continente europeu.
d) As linhas traçadas podem ser vistas nas cidades por onde elas passam. Nessas cidades, as linhas são indicadas por placas.

GABARITO

1. Alternativa D.

2. De dentro para fora: núcleo, manto e crosta.
a) Crosta
b) Núcleo
c) Manto

3. Alternativa B.

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário