Atividades de ciências 8ºano com gabarito comentado

Questão 1
No refeitório da escola, os alunos têm algumas opções de alimentos para o almoço. Antônio montou um prato contendo frango grelhado, purê de batata, cenoura ralada, salada de alface e tomate com azeite, e de sobremesa salada de frutas.

a) Indique quais as principais fontes de proteína, carboidrato e lipídios do prato de Antônio.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Explique qual é a importância da ingestão de vegetais ricos em fibras.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

c) Pode-se dizer que o prato de Antônio, se consumido em quantidade adequada para seu porte e nível de atividade física, constitui uma refeição saudável? Explique.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

Questão 2
Sobre alimentação saudável, assinale a alternativa incorreta.

a) Os lipídios são altamente calóricos e podem causar problemas circulatórios, portanto, devem ser ingeridos com moderação. 

b) Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia ao corpo. No entanto, o consumo excessivo pode provocar ou agravar problemas de saúde, como obesidade e diabetes.

c) O consumo de açúcares e a falta de higiene bucal podem levar ao desenvolvimento de cáries.

d) Um dos aspectos importantes a ser analisado nos rótulos dos alimentos industrializados é a data de validade.

e) Os seres humanos precisam de uma quantidade diária mínima de vitaminas e minerais e só conseguem obtê-la utilizando suplementos vitamínicos.

Questão 3
O engasgo é uma manifestação do organismo para se livrar do alimento que tomou o caminho errado, entrando pela traqueia. A presença de uma pequena partícula de alimento na traqueia ou na laringe é suficiente para provocar a tosse característica do engasgo.

a) Descreva os processos que fazem o alimento, depois de mastigado, percorrer o caminho correto até o estômago.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Explique o que ocasiona o engasgo no momento da deglutição. 

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Questão 4
Complete as lacunas do texto utilizando as palavras do quadro a seguir.


A quebra das moléculas de amido começa na ___________, com a atuação da saliva. 

As ________________, por sua vez, começam a ser digeridas pela ação de enzimas produzidas no estômago. Os lipídeos sofrem a ação da ___________ no ______________________, que os quebra em pequenas gotas de gordura.

No duodeno, as enzimas produzidas pelo ______________ e pela parede do intestino completam a digestão de carboidratos, proteínas e lipídios, formando, respectivamente, __________________________________, _______________________, ácidos graxos e glicerol. Essas moléculas podem, então, ser ________________ pelas células do organismo.

Questão 5
A respeito do sistema circulatório, assinale a alternativa incorreta.

a) O sistema circulatório é composto pelo coração, pelo sangue e pelos vasos sanguíneos.

b) O coração é constituído por músculo cardíaco e sua contração é voluntária, ou seja, controlada pela nossa vontade.

c) O sistema circulatório, integrado ao sistema respiratório, garante que o gás oxigênio chegue a todas as células do corpo. 

d) Os nutrientes absorvidos no sistema digestório chegam a todas as células do corpo por meio do sistema circulatório. 

e) O gás carbônico e o excesso de água, produtos da respiração celular, são substâncias descartadas pelas células e transportadas pelo sistema circulatório até os órgãos responsáveis por sua eliminação.  

Questão 6
Ana foi ao médico queixando-se de cansaço e indisposição. Ele solicitou um exame chamado hemograma, que avalia a quantidade de células e outros elementos presentes no sangue. Parte dos resultados é mostrada na tabela a seguir.


a) Cite a função de cada tipo de elemento do sangue.
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Relacione o resultado do exame de Ana com os sintomas que ela descreveu ao médico. 
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

Questão 7
Relacione os tipos de vasos sanguíneos a suas respectivas características.
 
I. Artéria
II. Veia
III. Capilar

( ) Vaso sanguíneo que leva sangue do corpo para o coração. Possui válvulas que ajudam a fazer com que o fluxo sanguíneo ocorra na direção correta. 

( ) Vaso sanguíneo de paredes finas, formadas por uma camada de células. Permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo. 

( ) Vaso sanguíneo com paredes musculares espessas e que levam o sangue do coração para os órgãos do corpo.
Questão 8
Um médico percebeu a existência de um problema na frequência cardíaca de um paciente ao auscultar seu coração. Por segurança, ele checou a pulsação do paciente antes de pedir um eletrocardiograma para confirmar seu diagnóstico.

a) O que é a pulsação e qual a relação dela com a frequência cardíaca?
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Por que o eletrocardiograma pode ajudar o médico a confirmar seu diagnóstico?
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________
Questão 9
A filariose, popularmente conhecida como elefantíase, é uma doença causada por um verme nematódeo, a filária. A doença é transmitida pela picada de um mosquito do gênero Culex. No corpo humano, as filárias se desenvolvem dentro dos vasos linfáticos, obstruindo-os. O sintoma mais característico da filariose é o inchaço em várias regiões do corpo, principalmente pernas e pés.

a) Que função dos vasos linfáticos fica prejudicada devido à filariose?
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) Os vasos linfáticos compõem o sistema linfático juntamente com outros órgãos. Cite quais são esses órgãos e quais são suas funções.
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

Questão 10
A respeito do sistema urinário e da excreção, assinale a alternativa correta.

a) O processo de excreção envolve o descarte de ureia, excesso de água e sais minerais pela urina e também a eliminação de restos de alimentos pela defecação. 

b) Os rins podem ser comparados a um filtro, pois sua única função é filtrar o sangue, retirando as impurezas. 

c) A quantidade de água eliminada na urina é sempre constante, independentemente da quantidade de água ingerida.

d) O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e uretra.

GABARITO

Questão 1
a) Proteína: frango. Carboidratos: purê de batata e salada de frutas. Lipídios: azeite.
b) As fibras presentes em muitos vegetais facilitam a evacuação, evitando que as fezes fiquem muito ressecadas e estimulando a movimentação do intestino.
c) Sim, pois contém alimentos que fornecem vários nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
Para responder à questão, os alunos têm de conhecer os nutrientes presentes em alguns alimentos e suas funções, além de compreender que uma alimentação saudável é aquela que fornece, na quantidade adequada, todos os nutrientes e fibras essenciais de que o corpo precisa para funcionar corretamente. 

Questão 2
Alternativa correta: E. 
Para responder à questão, os alunos devem conhecer as funções desempenhadas pelos nutrientes e os problemas associados à falta ou à ingestão excessiva desses elementos no organismo, além de compreender que os alimentos os fornecem. É necessário, ainda, que reconheçam a importância da higiene bucal e da observação da data de validade dos alimentos industrializados antes de consumi-los. 
Em vez de identificarem a alternativa E como incorreta, é possível que os alunos selecionem a alternativa A, por acreditarem que os lipídios fazem mal à saúde e que, por isso, não deveriam ser ingeridos. Nesse caso, esclareça que os lipídios não devem ser ingeridos em excesso, mas que o corpo precisa de certos lipídios em pequena quantidade para a manutenção da saúde.

Questão 3
a) Depois de mastigado, a língua empurra o alimento para a faringe. No momento da deglutição, um conjunto de músculos faz com que a epiglote abaixe, fechando a passagem para a laringe e evitando que o alimento chegue à traqueia. Da faringe, o alimento segue pelo esôfago até o estômago.
b) Ocorre uma falha ou um atraso no fechamento da faringe pela epiglote. Isso faz com que uma partícula de alimento entre na faringe, provocando a tosse.
Para responder à questão, os alunos têm de compreender os eventos relacionados à ingestão dos alimentos e à função da epiglote: evitar que os alimentos ingeridos sejam direcionados para os pulmões. Também é necessário que eles reconheçam que o engasgo pode ser provocado pelo atraso no fechamento da faringe pela epiglote no momento em que engolimos os alimentos, e que a tosse é um mecanismo do organismo para expelir alimentos da traqueia. 
Questão 4
A quebra das moléculas de amido começa na boca, com a atuação da saliva. As proteínas, por sua vez, começam a ser digeridas pela ação de enzimas produzidas no estômago. Os lipídeos sofrem a ação da bile no duodeno, que os quebra em pequenas gotas de gordura. No duodeno, as enzimas produzidas pelo pâncreas e pela parede do intestino completam a digestão de carboidratos, proteínas e lipídeos, formando, respectivamente, carboidratos menos complexos, aminoácidos, ácidos graxos e glicerol. Essas moléculas podem, então, ser absorvidas pelas células do organismo.
Para completar as lacunas do texto, os alunos devem compreender os eventos relacionados à digestão dos alimentos e à absorção dos nutrientes. 

Questão 5
Alternativa correta: B. 
Para responder à questão, os alunos devem conhecer os órgãos que compõem o sistema circulatório e compreender as funções desempenhadas por esse sistema. 
Ao selecionar outras alternativas em vez da B, é provável que os alunos não tenham compreendido todas as funções desempenhadas por esse sistema e seu mecanismo de funcionamento. 

Questão 6
a) Hemácias: transporte de gases. Leucócitos: defesa do organismo. Plaquetas: coagulação do sangue.
b) O exame de Ana mostrou uma quantidade baixa de hemácias em relação aos valores de referência. As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio utilizado na respiração celular para obtenção de energia pelas células. Como as hemácias estão em baixa quantidade, as células de Ana têm recebido pouco oxigênio e liberado energia insuficiente para o desenvolvimento de suas atividades, o que pode explicar os sintomas de cansaço e indisposição.
Para responder à questão, os alunos têm de conhecer a composição do sangue e compreender as características e funções dos elementos celulares. Além disso, é necessário que relacionem a alteração dos valores considerados normais desses elementos no sangue à ocorrência de distúrbios no funcionamento do organismo. 

Questão 7
A sequência correta é: II; III; I.
Para responder à questão, os alunos devem conhecer a classificação dos vasos sanguíneos, suas características e respectivas funções. 
Questão 8
a) Cada pulsação demonstra uma contração do ventrículo esquerdo bombeando sangue nas artérias, por isso indica o número de batimentos do coração por minuto, ou seja, a frequência cardíaca. 
b) O eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração, por isso pode indicar a frequência cardíaca, ajudando o médico a confirmar seu diagnóstico.
Para responder à questão, os alunos devem compreender o que é pulsação e a relação dela com a frequência cardíaca, além de saber no que consiste um eletrocardiograma. 

Questão 9
a) A drenagem do excesso de líquido que existe entre os tecidos. 
b) São os linfonodos (que filtram a linfa, eliminando impurezas e células mortas, e combatem agentes infecciosos), o timo e o baço. Todos esses órgãos estão envolvidos com a defesa do organismo.
Para responder à questão, os alunos têm de conhecer os órgãos que compõem o sistema linfático, suas funções e a importância desse sistema para o funcionamento do organismo humano. 

Questão 10
Alternativa correta: D. 
Para responder à questão, os alunos têm de conhecer os componentes do sistema urinário e compreender as funções desse sistema. Além disso, é necessário que eles entendam a diferença entre a excreção e a eliminação das fezes. 
Ao selecionar outras alternativas em vez da D, é provável que os alunos não tenham compreendido a atuação do sistema urinário e sua importância para o funcionamento do organismo humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário