Atividades de geografia 2ºano com habilidades e gabarito EF01GE05, EF02GE02, EF02GE05, EF02GE08, EF02GE09, EF02GE10

1. É NESTE LUGAR QUE CONVIVEMOS COM A FAMÍLIA, COM OS AMIGOS E COM PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS. NELE TAMBÉM PODEMOS FAZER ATIVIDADES DO DIA A DIA. QUE LUGAR É ESSE? 

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

2. COMO SÃO CHAMADAS AS PESSOAS QUE SAEM DO LUGAR ONDE NASCERAM PARA VIVER EM OUTRO LUGAR? 

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

3. QUAIS ASPECTOS CULTURAIS PODEMOS ENCONTRAR EM FESTAS OU FEIRAS DE GRUPOS DE MIGRANTES?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

4. QUE ELEMENTOS PODEM SER CONSIDERADOS PONTOS DE REFERÊNCIA NOS ARREDORES DA SUA CASA?  

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

5. DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA QUE ERA O BAIRRO DA ESCOLA ANTIGAMENTE E COMO ELE É HOJE.

QUE MUDANÇAS OCORRERAM NESSE BAIRRO?
______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

6. A IMAGEM DO BAIRRO ABAIXO FOI REPRESENTADA DE QUAL PONTO DE VISTA? MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA CORRETA.


A) DE FRENTE.
B) DE CIMA E DE LADO.
C) DE CIMA.
D) POR BAIXO.

7. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE APRESENTA ALGUNS ELEMENTOS PRESENTES NOS BAIRROS. 

A) CASAS, ESCOLA, MERCADO, FARMÁCIA E PADARIA.
B) GIZ, APAGADOR, CARTEIRAS E CADEIRAS.
C) QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO E QUINTAL.
D) ESCORREGADOR, BALANÇO, CARROSSEL E PULA-PULA.

8. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE OS COMPONENTES DO ENDEREÇO.

A) NOME DO DONO DA CASA E DOS DEMAIS MORADORES.
B) REFERÊNCIAS DO BAIRRO, COMO O NOME DA PRAÇA E DA ESCOLA.
C) QUANTIDADE DE FARMÁCIAS, PADARIAS E MERCADOS DO BAIRRO.
D) NOME DA RUA, NÚMERO DA CASA, NOME DO BAIRRO E CEP.

9. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA CORRETA.

A) OS BAIRROS SURGEM E PERMANECEM IGUAIS PARA SEMPRE.
B) OS BAIRROS VÃO SENDO FORMADOS E TRANSFORMADOS PELAS PESSOAS E PELA NATUREZA COM O PASSAR DO TEMPO. 
C) AS MUDANÇAS QUE OCORREM NOS BAIRROS SÃO CAUSADAS APENAS PELA NATUREZA.
D) O SER HUMANO NÃO INTERFERE NAS MUDANÇAS OCORRIDAS EM UM BAIRRO.

10. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE ALGUMAS FUNÇÕES MAIS COMUNS DAS PRAÇAS NO BAIRRO. 

A) FAZER COMPRAS.
B) TRABALHAR E ESTUDAR.
C) BRINCAR E CAMINHAR.
D) LIMPAR E ORGANIZAR.
11. OBSERVE A FRENTE E O VERSO DO ENVELOPE DE UMA CARTA E RESPONDA QUEM É O DESTINATÁRIO E QUEM É O REMETENTE DA CARTA. 


REMETENTE:
______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

DESTINATÁRIO:
______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

12. VEJA O DESENHO QUE MOSTRA UM BAIRRO E DEPOIS MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA CORRETA. 


A) A ESCOLA ESTÁ DO LADO DIREITO DO MERCADO.
B) O HOSPITAL ESTÁ DO LADO DIREITO DO MERCADO.
C) A SORVETERIA ESTÁ DO LADO ESQUERDO DO BANCO.
D) A PADARIA ESTÁ DO LADO DIREITO DO BANCO.
13. LEIA A DESCRIÇÃO QUE DAVI FEZ DE SEU BAIRRO.

À DIREITA DA MINHA CASA HÁ UMA FARMÁCIA E À ESQUERDA HÁ UM MERCADO AONDE SEMPRE VOU COM MINHA MÃE, PARA FAZER COMPRAS. NA RUA DE TRÁS FICA A ESCOLA ONDE ESTUDO. PERTO DA ESCOLA HÁ UM HOSPITAL. ALÉM DISSO, HÁ VÁRIAS CASAS NO MEU BAIRRO. 

AGORA DESENHE O MAPA DO BAIRRO DE DAVI COM OS PONTOS DE REFERÊNCIA QUE ELE INDICOU.

14. OS TEXTOS DESCREVEM DUAS FESTAS DIFERENTES. CIRCULE DE VERMELHO O TEXTO QUE DESCREVE UMA FESTA DE MIGRANTES.

VÁRIOS CONVIDADOS VIERAM À MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 7 ANOS. BRINCAMOS MUITO. DEPOIS, CANTAMOS PARABÉNS E COMEMOS UM PEDAÇO DE BOLO.

ONTEM FOMOS À FESTA DA UVA. VIMOS APRESENTAÇÃO DE DANÇAS TÍPICAS ITALIANAS E COMEMOS DOCES FEITOS COMO NA ITÁLIA!

15. RELACIONE CORRETAMENTE AS ATIVIDADES COMUNS EM BAIRROS E OS LOCAIS ONDE ELAS COSTUMAM OCORRER.



GABARITO

1. Bairro.
Espera-se que a partir da descrição das relações que se estabelecem, os alunos percebam que se trata do bairro. Caso não consigam responder corretamente, dê outras características do bairro onde se localiza a escola para que a questão fique mais próxima da realidade dos alunos.

2. Migrantes.
Espera-se que a partir da característica apontada, os alunos percebam que se trata dos migrantes. Se os alunos apresentarem dificuldades em responder, comente outras características dos migrantes, como o fato de serem de outros estados brasileiros ou outros países, terem outro sotaque ou falarem outra língua, entre outros. 

3. Comidas, danças, músicas e vestimentas típicas, produtos artesanais, entre outros.
Espera-se que os alunos relacionem os elementos acima com aspectos culturais dos migrantes. Caso os alunos apontem outras respostas, peça-lhes que justifiquem. 

4. Verifique a coerência da resposta dos alunos. Eles podem citar um rio, uma ponte, uma construção, uma área de plantação, entre outros.
Espera-se que os alunos percebam que vários elementos presentes nos arredores da casa podem ser considerados pontos de referência. 

5. Verifique a coerência dos desenhos e da resposta dos alunos.

6. Alternativa C.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça-lhes que justifiquem sua resposta. 

7. Alternativa A. 
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça-lhes que justifiquem sua resposta e verifique a linha de raciocínio utilizada. 
8. Alternativa D.

9. Alternativa B.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça-lhes que justifiquem sua resposta. 

10. Alternativa C.
Caso os alunos tenham dificuldade em responder, discuta com eles as funções dos espaços públicos nos bairros. Se julgar necessário, use exemplos de praças próximas à escola. 

11.
Remetente: Leonardo Lima.
Destinatário: Amanda Amaral.

12. Alternativa B.
Caso os alunos apontem outra alternativa como a correta, peça-lhes que justifiquem sua resposta e verifique a linha de raciocínio utilizada. 

13. Verifique a coerência do desenho dos alunos.
Nesta atividade é importante que os alunos coloquem os estabelecimentos ou pontos de referência nas posições indicadas no texto. Caso não consigam realizar a questão corretamente, verifique se eles compreenderam que devem desenhar os elementos citados no texto e nas posições em que aparecem no texto.

14. Circular o texto sobre a Festa da Uva.

15.
2 – 1 – 4 – 3.
 
Nesta atividade é importante que os alunos enumerem corretamente a coluna relacionando a atividade com o estabelecimento. 

HABILIDADES AVALIADAS POR QUESTÃO

1. Identificar o bairro a partir de uma descrição de suas características em relação à sua função comunitária.

2. Reconhecer o conceito de migrante.

3. Identificar os elementos culturais presentes em festas e feiras de migrantes. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE02 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

4. Identificar pontos de referência a partir de uma descrição de suas características. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE10 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

5. Reconhecer as mudanças na paisagem de um bairro ao longo do tempo a partir de desenhos. Esta atividade é relativa à habilidade EF01GE05 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

6. Identificar o ponto de vista usado na representação de um lugar. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE09 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

7. Reconhecer os elementos do bairro.

8. Reconhecer a descrição dos componentes do endereço.

9. Refletir sobre as transformações em um bairro. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE05 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.


10. Associar atividades de lazer ao uso de espaços públicos como a praça.

11. Identificar destinatário e remetente a partir de exemplo de carta.

12. Identificar a localização de um ponto de referência. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE10 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

13. Representar os elementos de um bairro fazendo uso das noções de lateralidade e pontos de referência. Esta atividade é relativa às habilidades EF02GE08 e EF02GE10 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão), respectivamente: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência; Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

14. Identificar os elementos culturais presentes em festas e feiras de migrantes. Esta atividade é relativa à habilidade EF02GE02 da Base Nacional Comum Curricular (3a versão): Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

15. Associar atividades cotidianas no bairro com os locais onde costumam ser realizadas.



Um comentário: