Atividades de matemática 4ºano com respostas e habilidades BNCC


HABILIDADES BNCC

(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

QUESTÕES

1. Em uma gincana foi feito o sorteio para ver a ordem em que as equipes verde, amarela, azul e vermelha responderiam às perguntas da prova de conhecimentos. No saquinho havia pedrinhas com os números de 1 a 4, representando da primeira à quarta posição. A equipe amarela foi chamada para o sorteio e retirou a 2a posição.

Marque com um X a(s) afirmação(ões) correta(s) sobre a próxima equipe a retirar a posição nesse sorteio.

(   ) É menor a chance de sortear a segunda posição.

(   ) É maior a chance de sortear a primeira posição. 

(   ) Não é possível sortear a segunda posição. 

(   ) Talvez sorteie a primeira posição.

2. Entre os atletas a seguir está o ganhador da corrida. 

Leia as dicas sobre o número da camisa do ganhador e cerque com uma linha o atleta que venceu a corrida.

3. Veja o ano do nascimento de alguns familiares de Rosana.

Agora, indique na reta a seguir o ano de nascimento de cada pessoa.

4. Regina é artesã em Moçambique e faz pequenos animais com massa de biscuit para enfeitar lápis para vender aos turistas. Em um mês ela enfeitou 2 605 lápis. Sabendo disso, responda.

a) Quantos pacotes com 1 000 lápis ela faz com essa quantidade de lápis?

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b) Quantos pacotes de 100 lápis ela faz com os que restaram?

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c) Quantos lápis ficam sem empacotar.

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d) Complete:
2 605 = ____ unidades de milhar + ____ centenas +____ dezenas +____ unidades


5. Veja como Elaine realizou a adição 660 + 438.


Sabendo que 438 é um número próximo de 440, descreva outra forma de resolver essa adição, usando sua própria estratégia.

6. Clarice fez na calculadora a operação 259 + 368 e obteve o resultado a seguir.


a) Se Clarice subtrair 368 desse resultado qual número aparecerá no visor?

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b) Complete a expressão abaixo que representa o cálculo de Clarice.
____ + 368 = 627 – ____

7. Use a calculadora para verificar se permanecem iguais os dois termos de uma igualdade quando se adiciona ou subtrai o mesmo número.


O que aconteceu com a igualdade?
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8. Para adicionar 11 e subtrair 11 mentalmente de um número, Adriana faz:

23 – 10 = 13 e 13 – 1 = 12

15 + 10 = 25 e 25 + 1 = 26

Usando a mesma estratégia de Adriana, faça mentalmente as operações a seguir.
a) 14 + 11 =

b) 38 + 11 =

c) 49 – 11 =

d) 68 – 11 =

9. Veja as informações de dois animais da região Amazônica nas fichas a seguir.


Marque com um X as perguntas que podem ser respondidas quando essas fichas fazem parte dos dados de um problema.

(   ) Quantos quilogramas podem pesar, no máximo, uma sucuri e um jacaré-açu juntos?

(   ) Quantos quilogramas podem pesar, no máximo, uma sucuri e uma girafa juntas?

(   ) Quando a serpente e o jacaré alcançam o comprimento máximo, quantos metros um tem a mais que o outro?

Agora, com as informações dessas fichas, crie um problema que pode ser respondido com uma subtração.
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10. A escola de Jair resolveu realizar uma exposição com as obras que os alunos fizeram nas aulas de Artes. Sabendo que no período da manhã a exposição recebeu 258 visitantes e, no período da tarde, 147, quantos visitantes essa exposição recebeu nesse dia?

a) 3 915.

b) 405.

c) 395.

d) 111.

11. O número que representa a altura de uma montanha é formado por duas unidades de milhar, oito centenas e três unidades. Quantos metros de altura tem esta montanha?

a) 283.

b) 2 083.

c) 2 803.

d) 2 830.

12. Fernando toma 2 000 mL de água por dia. Hoje pela manhã ele tomou 350 mL. Quantos mililitros de água ele ainda deverá tomar?

a) 2 350.

b) 2 000.

c) 1 750.

d) 1 650.

AQUI

13. Mariana ganhou de presente de aniversário de suas tias as quantias mostradas a seguir.


Quantos reais Mariana ganhou de presente das duas tias juntas?

a) 22.

b) 170.

c) 187.

d) 362.
14. Observe o número escrito por extenso no recibo de aluguel a seguir.


O valor, em reais, desse aluguel é:

a) 2 680.

b) 2 068.

c) 60 080.

d) 2 000 680.

15. O gráfico a seguir representa a quantidade de árvores plantadas em uma região desde 2014.



Qual o total de árvores plantadas em 2016?

a) 8.

b) 60.

c) 105.

d) 120.

 

RESPOSTAS

1. As afirmações assinaladas devem ser “Não é possível sortear a segunda posição.” e “Talvez sorteie a primeira posição.”.
O aluno que respondeu corretamente sabe identificar, em eventos familiares aleatórios, os resultados possíveis. O aluno que marcou uma das outras afirmações não desenvolveu a habilidade.

2. Deve ser circulado o atleta que está com o número 244.
O aluno que respondeu corretamente sabe ler e identificar características do sistema de numeração decimal envolvendo números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que não desenvolveu a habilidade pode ter calculado o dobro ou errado no cálculo da adição. O aluno que marcou o 1 263, ignorou que o número deve ter três dígitos. O aluno que marcou o 255, ignorou que o algarismo da unidade teria que ser menor que 5. O aluno que marcou o 362, ignorou que o algarismo da centena deve ser par. 

3.

O aluno que respondeu corretamente sabe ordenar números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que não desenvolveu a habilidade pode ter posicionado as datas sem considerar as marcações na reta. 

4. 
a) 2 pacotes de 1 000 lápis;
b) 6 pacotes de 100 lápis;
c) 5 lápis ficam sem empacotar;
d) 2 605 = 2 unidades de milhar + 6 centenas + 0 dezenas + 5 unidades.
O aluno que respondeu corretamente sabe compreender o sistema de numeração decimal decompondo números com algarismos até a ordem da unidade de milhar por meio de adições de potências de dez. O aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter trocado dezenas ou milhar por centena ou unidade. 

5. Exemplo de resposta:
    600 + 400 = 1 000
    60 +40 = 100 e 100 – 2 = 98
    1 000 + 98 = 1 098
O aluno que respondeu corretamente sabe utilizar as relações entre adição e subtração para ampliar as estratégias de cálculo. O aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter mostrado outra estratégia, mas sem utilizar a aproximação de 438 com 440.

6. 
a) Aparece no visor o número 259. 
b) 259 + 368 = 627 – 368
O aluno que respondeu corretamente sabe reconhecer as relações inversas entre as operações de adição e de subtração. 

7.

A igualdade permanece.
O aluno que respondeu corretamente sabe reconhecer e mostrar que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou subtrai o mesmo número a seus dois termos. 

8. 
a) 14 + 10 = 24 e 24 + 1 = 25
b) 38 + 10 = 48 e 48 + 1 = 45
c) 49 – 10 = 39 e 39 – 1 = 38
d) 68 – 10 = 58 e 58 – 1 = 57
O aluno que respondeu corretamente sabe utilizar a decomposição de números para estratégias de cálculo. 

9.
As perguntas que devem ser assinaladas são “Quantos quilogramas podem pesar, no máximo, uma sucuri e um jacaré-açu juntos?” e “Quando a serpente e o jacaré alcançam o comprimento máximo, quantos metros um tem a mais que o outro?”.
Resposta pessoal. 
O aluno que respondeu corretamente sabe elaborar a questão e resolver problemas que envolvem adição. O aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter assinalado a pergunta que envolve dados da girafa, que não são dados nas fichas ou fazer uma pergunta que não pode ser respondida com as informações das fichas. 

 

10. Alternativa B.
O aluno que selecionou a alternativa B sabe resolver problemas de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por não reagrupar as dezenas obtidas da adição das ordens das unidades e apresentar o resultado da adição destas justapondo ao lado do resultado da adição das ordens das dezenas e centenas, desse modo desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou alternativa C pode ter errado por não reagrupar as dezenas obtidas da adição das ordens das unidades e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por ter subtraído os valores do problema e não desenvolveu a habilidade. 

11. Alternativa C.
O aluno que selecionou a alternativa C sabe compor número natural, mostrando compreender o sistema de numeração decimal. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por não compreender as ordens do sistema de numeração e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por trocar as 8 centenas por 8 dezenas e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por trocar as 3 unidades por 3 dezenas e desenvolveu parcialmente a habilidade. 

12. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe resolver problema de subtração com números de até 3 algarismos, com significado de comparação, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por adicionar os valores e, desse modo, não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por identificar um dos valores que aparece no texto do problema e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado ao utilizar o algoritmo da subtração e não realizado adequadamente o desagrupamento e, desse modo, desenvolveu parcialmente a habilidade. 
13. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe resolver problema de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por comparar as quantias recebidas das tias Márcia e Joana, realizando a subtração dos valores, e desse modo desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por apenas identificar a quantia recebida pela tia Marcia e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado por ter levado em conta os valores das cédulas, considerando uma cédula de cada valor, e não desenvolveu a habilidade. 

14. Alternativa A.
O aluno que selecionou a alternativa A sabe ler e identificar características do sistema de numeração decimal para números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por trocar a centena e a unidade por dezena e centena e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado por ter ignorado a unidade de milhar e ainda escrever a centena e a dezena justapostas e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por escrever a ordem das unidades de milhar de modo justaposto e desenvolveu parcialmente a habilidade. 

15. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe ler e interpretar os dados de gráfico pictóricos. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por considerar apenas a quantidade de árvores plantadas e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B e C pode não ter compreendido a interpretação de que a imagem de uma árvore equivale a 15 árvores e, por isso, ter errado ao calcular a quantidade de árvores. 


HABILIDADE AVALIADA POR QUESTÃO

1. Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

2. Ler e identificar características do sistema de numeração decimal envolvendo números naturais até a ordem das unidades de milhar.

3. Ordenar números naturais até a ordem das unidades de milhar.

4. Mostrar por que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal.

5. Utilizar as relações entre adição e subtração para ampliar as estratégias de cálculo.

6. Reconhecer as relações inversas entre as operações de adição e de subtração.

7. Reconhecer e mostrar que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou subtrai um mesmo número a seus dois termos.

8. Mostrar por que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para desenvolver estratégias de cálculo.

9. Elaborar a questão e resolver problemas que envolvem adição.

10. Resolver problema de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias.

11. Compor número natural, mostrando compreender o sistema de numeração decimal.

12. Resolver problema de subtração com números de até 3 algarismos, com significado de comparação, usando diferentes estratégias.

13. Resolver problema de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias.

14. Ler e identificar características do sistema de numeração decimal para números naturais até a ordem das unidades de milhar.

15. Ler e interpretar os dados de gráficos pictóricos.

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