Características do Renascimento - Exercício com gabarito (EF07HI04)

 


DA VINCI, Leonardo. Homem Vitruviano. c. 1492. Grafite e tinta sobre papel. Galeria da Academia, Veneza, Itália.

Esta imagem foi produzida por Leonardo da Vinci, para ilustrar os estudos que o arquiteto Marcos Vitrúvio Polião (século I a.C.) havia realizado a respeito da proporcionalidade do corpo humano. Vitrúvio demonstrou algumas proporções do corpo humano, como as seguintes: o comprimento dos braços abertos de um homem é igual a sua altura; seu corpo, em posição de cruz, forma um quadrado perfeito; já com os membros em movimento, seu corpo forma uma circunferência (sempre tendo o umbigo como centro de gravidade).
Esta obra nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a alternativa que contém essas características:

a) Uma nova postura com relação ao conhecimento, que coloca o ser humano como centro do conhecimento e do mundo.
b) Reafirmação do teocentrismo e da imagem do ser humano à semelhança da perfeição divina.
c) Ênfase no conhecimento contemplativo, que busca conhecer o ser humano e a natureza por meio da observação, da crítica e da razão.
d) O desenvolvimento de técnicas de pinturas e esculturas, tornando as artes visuais um campo autônomo em relação a outras áreas do conhecimento, como a matemática, a arquitetura, a física e a medicina.
e) O desenvolvimento da escolástica, que procurava conciliar a fé e a razão nos estudos bíblicos. 

Gabarito: a

Comentário para o professor
Para responder a essa questão, é esperado que os estudantes percebam que a gravura privilegia o estudo do ser humano em diversos sentidos: sua imagem é retratada com riqueza de detalhes e expressões; seu corpo é valorizado como objeto de estudo; o desenho está posicionado no centro do papel, com destaque privilegiado em relação ao texto escrito. A identificação do umbigo como centro do corpo humano, entendido como uma forma perfeita, pode ser interpretada como uma alusão da centralidade do homem no universo. Assim, a alternativa correta é a alternativa a. Todas as outras apresentam erros:
b) O Renascimento fortaleceu a visão antropocêntrica do mundo, não a teocêntrica.
c) O Renascimento valorizou o conhecimento crítico e ativo (e não o contemplativo), entendendo a importância da investigação do ser humano e do mundo para a construção do conhecimento.
d) No Renascimento, a arte se integrou a diversas áreas do conhecimento com o objetivo de seu máximo desenvolvimento.
e) O Renascimento se distanciou de vertentes intelectuais que defendiam que o estudo racional da Bíblia era o melhor método para se conhecer o mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário