EF04CI06, EF04CI07, EF04CI08 - Atividades de ciências 4ºano com gabarito comentado

1. Classifique as frases a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F).

(     ) Todos os seres vivos são formados por células.

(     ) As amebas e bactérias são exemplos de seres pluricelulares.

(     ) Seres pluricelulares são formados por uma única célula.

(     ) Os seres vivos precisam de energia para manter suas atividades.

2. Complete a frase a seguir com a palavra da alternativa correta.

Os _________________ são seres microscópicos, não são formados por células e têm estrutura muito simples. Eles podem causar doenças no ser humano, como a gripe e o sarampo.

a) Protozoários.

b) Fungos.

c) Bactérias.

d) Vírus.

3. Escolha as palavras que completam as frases de forma correta: pluricelulares, bactérias, malefícios, vírus, unicelulares, benefícios.

As _____________________ são seres vivos _____________________. Elas podem causar  doenças no ser humano, como a tuberculose e o tétano, mas também podem trazer  _____________________, como na produção de alguns alimentos. 

4. Algumas bactérias são importantes para as plantas, pois tornam o solo mais rico em nutrientes. Você concorda com essa afirmação?

a) Sim. Algumas bactérias que vivem no solo o tornam mais rico em nutrientes, facilitando o crescimento das plantas. 

b) Não. As bactérias são maléficas para todos os seres vivos, inclusive para as plantas.

c) Sim. Algumas bactérias conseguem transformar a água do solo em nutrientes para as plantas. 

d) Não. As bactérias são importantes para vários organismos, como os animais, mas não para as plantas. 

5. O queijo é produzido por meio da ação de microrganismos. Responda às questões a seguir. 

a) Qual é o nome dos microrganismos que participam da produção do queijo?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

b) Esse microrganismo é unicelular ou pluricelular?

____________________________________________________________________________

c) Cite outro tipo de alimento obtido por meio desse microrganismo. 

____________________________________________________________________________

6. Encontre no diagrama quatro alimentos produzidos pela ação de bactérias.

7. Qual das alternativas apresenta uma informação falsa sobre os fungos?

a) São organismos unicamente pluricelulares que sobrevivem somente retirando nutrientes dos solos.

b) Alguns fungos transformam restos de seres vivos em nutrientes para as plantas.

c) O corpo dos cogumelos e bolores é formado por hifas, que crescem em meio ao solo e a restos de seres vivos.

d) Os fungos são importantes para o ambiente porque decompõem a matéria orgânica.

8. Complete a cruzadinha com as informações a seguir. 

1. Fungo usado na alimentação.

2. Fungo usado na produção do pão.

3. Nome do antibiótico produzido com fungos.

4. Combustível produzido por meio da ação de fungos.


9. Descreva o que pode ter acontecido para o pão ficar embolorado. 

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

10. A amebíase é uma doença causada por um protozoário. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados. Qual é a forma de prevenção dessa doença?

a) Tomar banho todos os dias.

b) Evitar contato com o inseto transmissor.

c) Lavar bem verduras, frutas e legumes.

d) Lavar as mãos após espirrar.

11. Complete as lacunas do quadro. 


12. Você precisa montar uma campanha, com seus colegas de classe, para a prevenção da dengue. Qual das imagens você escolheria para ilustrar a sua campanha? 


13. Corrija a frase a seguir.

As vacinas ajudam a tratar várias doenças.
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

14. Qual é o microrganismo usado na produção do antibiótico penicilina?

a) Vírus.

b) Bactéria.

c) Protozoário.

d) Fungo.
15. Qual é a importância de tomar vacinas?
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________


GABARITO COMENTADO

1. 
) Todos os seres vivos são formados por células.
) As amebas e bactérias são exemplos de seres pluricelulares.
(  F  ) Seres pluricelulares são formados por uma única célula.
) Os seres vivos precisam de energia para manter suas atividades.

Nesta atividade, os alunos devem reconhecer a característica dos seres vivos relacionada à sua constituição, ou seja, que todos os seres vivos são formados por células. Além disso, devem identificar que existem seres vivos unicelulares, constituídos de uma única célula, como as bactérias e as amebas, e seres vivos pluricelulares, como os animais e as plantas. A atividade contempla também a necessidade de energia para a manutenção das atividades dos seres vivos. Caso os alunos tenham dúvidas na resolução da atividade, retome os conceitos de células e seres vivos. 

2. Alternativa D. 
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer que os vírus são seres microscópicos, não são formados por células e têm estrutura muito simples. Além disso, eles devem identificar que esses seres microscópicos podem ser causadores de doenças nos seres humanos, como a gripe e o sarampo. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome os conteúdos sobre as características dos vírus. 

3. As bactérias são seres vivos unicelulares. Elas podem causar doenças no ser humano, como a tuberculose e o tétano, mas também pode trazer benefícios, como na produção de alguns alimentos. 
Os alunos devem compreender que as bactérias são seres vivos unicelulares que podem trazer malefícios e benefícios para os seres humanos. Elas podem causar doenças, mas podem também ser úteis, como na produção de alguns alimentos. 

4. Alternativa A. 
Os alunos que responderam corretamente sabem identificar que algumas bactérias são importantes para as plantas, pois ajudam a deixar o solo mais rico em nutrientes, contribuindo para o crescimento dos vegetais. Caso tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre os benefícios das bactérias. 

5.
a)
Bactérias.
b) Unicelulares.
c) Resposta variável: vinagre, iogurte, queijo, entre outros. 
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer o papel das bactérias, seres vivos unicelulares, na fabricação de queijos. Além disso, devem citar outro tipo de alimento que também é produzido por meio da ação de bactérias. Esta atividade contribui para que eles percebam que, apesar de as bactérias causarem várias doenças, elas também são benéficas, não só para a espécie humana, mas também para outros seres vivos. 

6.

Os alunos devem reconhecer alguns alimentos produzidos por meio da ação de bactérias, como vinagre, queijo, iogurte e chocolate. Lembre-os de que a ação das bactérias sobre a produção de chocolate está relacionada ao sabor característico desse alimento. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre os benefícios das bactérias para os seres humanos. 


7. Alternativa A. 
Os alunos que responderam corretamente sabem reconhecer que os fungos não são seres exclusivamente unicelulares e que não sobrevivem somente retirando nutrientes do solo, mas que transformam a matéria orgânica em nutrientes. 

8.

Nesta atividade, os alunos devem reconhecer a importância dos fungos na obtenção de alimentos e de outros produtos, como os antibióticos e o combustível etanol. O fungo usado na alimentação é o shimeji; o fungo usado na produção do pão é a levedura; a penicilina é o nome do antibiótico produzido a partir dos fungos; e o combustível produzido por meio da ação dos fungos é o etanol.  

9. Para ficar embolorado, o pão deve ter sido exposto a um ambiente úmido e quente, facilitando a proliferação dos fungos.
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer as condições favoráveis para a proliferação dos fungos. Dessa forma, devem identificar que os ambientes úmidos e quentes apresentam as melhores condições para a proliferação dos fungos.  

10. Alternativa C.
Os alunos que responderam corretamente sabem identificar a forma de prevenção da amebíase. Como o contágio ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com o protozoário causador da doença, as melhores formas de prevenção são lavar bem os alimentos (verduras, legumes, frutas) e beber água filtrada ou fervida. É importante ressaltar que todas as medidas citadas nas alternativas são importantes para a manutenção da saúde, porém estão relacionadas diretamente à prevenção de outras doenças. Tomar banho todos os dias é importante para a higiene; evitar contato com o inseto transmissor está relacionado a doenças transmitidas por insetos (dengue, por exemplo); e lavar as mãos após espirrar evita o contágio de doenças transmitidas por secreções (gripe, por exemplo). Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre as formas de prevenção de doenças.

11.


Nesta atividade, os alunos devem reconhecer o organismo causador de cada uma das doenças relacionadas no quadro, a sua forma de contágio e a forma de prevenção. Eles devem sistematizar o conhecimento sobre o assunto relacionado aos microrganismos. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre microrganismos causadores de doenças, formas de contágio e de prevenção.   

12. Alternativa B. 

Nesta atividade, os alunos devem identificar, entre as imagens apresentadas, aquela que está diretamente relacionada à prevenção da dengue, doença causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.  Eles devem reconhecer que a melhor forma de prevenção é combater a proliferação do mosquito, por exemplo virando as garrafas para evitar o acúmulo de água. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre as doenças, os organismos causadores e as formas de contágio e prevenção.

13. As vacinas ajudam a prevenir várias doenças.
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer que as vacinas ajudam a prevenir as doenças. Sendo assim, as vacinas protegem as pessoas de microrganismos causadores de doenças como o sarampo (causado por um vírus) e o tétano (causado por uma bactéria). Ao tomarmos uma vacina, nosso corpo produz defesas contra certos microrganismos. 

14. Alternativa D. 
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer que os fungos são os organismos utilizados na produção da penicilina, obtida pela primeira vez por Alexander Fleming. Caso tenham dificuldade na resolução da atividade, retome os conteúdos sobre os fungos e a produção de remédios. 

15. As vacinas são importantes para prevenir certas doenças.
As respostas dos alunos podem variar. Verifique se eles identificaram que as vacinas nos protegem contra certas doenças e que elas nos colocam em contanto com formas atenuadas das doenças, assim nosso corpo produz defesas contra alguns microrganismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário