EF05CI02 - Atividades de ciências 5ºano sobre a água com gabarito

 

O quadro mostra valores aproximados da distribuição da água no planeta Terra.

1. Com base na tabela acima, classifique as frases em verdadeira (V) ou falsa (F).

(     ) A maior parte da água no estado líquido é doce.

(     ) 2,9% da água no planeta está no estado sólido.

(     ) A água para o consumo humano se encontra no estado líquido.

(     ) 96% da água do planeta é própria para consumo humano.

(     ) 5% da água no planeta é subterrânea. 

2. Observe as imagens de dois ecossistemas e responda às questões. 

a) Em qual dos ecossistemas existe grande disponibilidade de água doce?

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b) Em qual dos ecossistemas existe grande quantidade de água no estado sólido?

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3. A imagem a seguir mostra uma usina hidrelétrica. Coloque as letras nos círculos que correspondem a cada uma das partes da hidrelétrica. 

A – Distribuição: fios condutores transmitem a energia elétrica gerada.

B – Reservatório: onde a água fica represada. 

C – Gerador: onde ocorre a transformação da energia do movimento em energia elétrica.

D – Turbina: a água em movimento empurra suas pás, que fazem girar o eixo do equipamento.

4. Qual dos fenômenos relacionados ao ciclo hidrológico envolve participação de seres vivos?

a) Precipitação.

b) Evaporação.

c) Transpiração.

d) Condensação.

5. Escreva nos quadros os nomes dos fenômenos relacionados ao ciclo da água. 


6. Em qual situação do ciclo da água ocorre a formação de neve e granizo?

a) Evaporação.

b) Fusão.

c) Condensação.

d) Solidificação.

7. Complete as frases utilizando as palavras do quadro.


Quando a temperatura da água de rios, mares e oceanos ____________, ocorre o fenômeno da _________ que é a mudança do estado físico da água de  ____________ para gasoso, formando o vapor de água. Nas camadas altas da  atmosfera, a temperatura __________, o vapor da água esfria, ocorrendo a  ____________, ou seja, ocorre a transformação do __________ para o  estado líquido. As ___________ são gotículas de água líquida suspensas no ar.

8. Por que a preservação dos mananciais é tão importante para os seres humanos? 
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GABARITO COMENTADO 

1. 
Habilidade da questão:
Identificar os estados físicos da água e reconhecer a disponibilidade de água para o consumo humano.
(F) A maior parte da água no estado líquido é doce.
(V) 2,9% da água no planeta está no estado sólido.
(V) A água para o consumo humano se encontra no estado líquido.
(F) 96% da água do planeta é própria para consumo humano.
(F) 5% da água no planeta é subterrânea. 
Nesta atividade, os alunos devem classificar as frases em verdadeiras ou falsas. No estado líquido, a água está presente nos oceanos, rios e lagos. Somente em geleiras e calotas polares a água está no estado sólido. No quadro, não são fornecidos dados sobre a água no estado gasoso. Os alunos também devem reconhecer que a água disponível para o consumo humano está disponível no estado líquido e é  doce. Caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre a distribuição de água no planeta.

2. 
Habilidade da questão:
Reconhecer, em diferentes ecossistemas, aspectos relacionados à disponibilidade de água.
 
a) Mata Atlântica.
b) Antártida. 
Os alunos devem reconhecer algumas particularidades com base nas imagens, relacionadas à disponibilidade de água, fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Na Antártida, a água é encontrada, em grande quantidade, no estado sólido, em razão das baixas temperaturas que caracteriza essa região. A Mata Atlântica apresenta grande disponibilidade de água doce, pois a exuberante vegetação garante a ocorrência de chuvas constantes. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, ajude-os a interpretar as imagens e proponha perguntas norteadoras da discussão, auxiliando-os a chegar às respostas corretas. Se necessário, trabalhe novamente o conceito de ecossistema. 

3.
Habilidade da questão:
Reconhecer que a energia elétrica é gerada a partir da transformação da energia da água em movimento.

Nesta atividade, os alunos devem identificar as partes que constituem uma usina hidrelétrica, com o objetivo de reconhecer que a energia elétrica é gerada da transformação da energia da água em movimento. O funcionamento básico de uma usina hidrelétrica consiste em um reservatório, no qual a água fica represada. Esse reservatório está acima do local onde fica a turbina, pois, quanto mais alto for o reservatório, maior será a quantidade de energia gerada. A água desce por um duto, do reservatório até a turbina. A água em movimento empurra as pás da turbina, que fazem girar o eixo do equipamento. Esse movimento do eixo da turbina faz girar o rotor do gerador, que transforma a energia do movimento em energia elétrica. A energia é transmitida por fios condutores. 

4. 
Habilidade da questão:
Reconhecer que os seres vivos participam do ciclo da água por meio da transpiração.
Alternativa C. 
Os alunos devem reconhecer os fenômenos que estão relacionados ao ciclo hidrológico e identificar que a transpiração envolve diretamente os seres vivos. Ela ocorre nos seres vivos e consiste na perda de água pelo corpo que vai evaporar e formar as nuvens. A evaporação é a passagem de água do estado líquido para o gasoso (vapor de água) e ocorre em rios, mares, lagos, oceanos. A precipitação é a água proveniente do vapor de água da atmosfera, que cai sobre a superfície terrestre em forma de chuva, granizo, neve, geada, neblina ou orvalho. A condensação é o nome que recebe a passagem da água do estado gasoso (vapor de água) para o estado líquido, que causa a precipitação. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre o ciclo hidrológico. 
5. 
Habilidade da questão:
Identificar os fenômenos relacionados ao ciclo da água (evaporação, transpiração e precipitação).

Nesta atividade, os alunos devem identificar alguns fenômenos representados que caracterizam o ciclo da água. A evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso (vapor), que ocorre em mares, rios, lagos e oceanos. A transpiração consiste na perda de água pelos seres vivos, representados nessa imagem pelas plantas. Essa água também vai se transformar em vapor. A precipitação é quando a água da atmosfera retorna à superfície terrestre, geralmente em estado líquido. 

6. 
Habilidade da questão:
Identificar que a formação de neve e de granizo está relacionada a uma mudança de estado físico da água, chamada solidificação.
Alternativa D. 
Os alunos que responderam corretamente sabem identificar a solidificação que ocorre na transformação de gotas de água que formam as nuvens em neve e granizo. As demais alternativas da questão estão relacionadas a outras mudanças no estado físico da água. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre o ciclo da água e as mudanças de estado físico da água.  

7. 
Habilidade da questão:
Reconhecer as mudanças nos estados físicos da água relacionadas ao ciclo hidrológico.
Quando a temperatura da água de rios, mares e oceanos aumenta, ocorre o fenômeno da evaporação, que é a mudança do estado físico da água de líquido para gasoso, formando o vapor de água. Nas camadas altas da atmosfera, a temperatura diminui, o vapor da água esfria, ocorrendo a condensação, ou seja, a transformação do vapor de água para o estado líquido. As nuvens são gotículas de água líquida suspensas no ar.
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer as principais mudanças nos estados físicos da água para que ocorra o ciclo hidrológico e a relação desses fenômenos com a temperatura. Assim, devem preencher as lacunas corretamente para completar a frase. Caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome os conteúdos sobre o ciclo hidrológico. 

8. 
Habilidade da questão:
Compreender a importância dos mananciais.
A preservação dos mananciais é importante para garantir a qualidade e a quantidade de água para toda a população.  
Os alunos devem reconhecer que os mananciais são fontes de água ou reservas hídricas utilizadas no abastecimento público. Para tanto, os mananciais não podem estar poluídos, ou seja, não podem estar próximos a ocupações humanas que lancem lixo e esgoto em suas águas. Além de evitar a poluição dos corpos d’água, é necessário preservar o solo e a vegetação no entorno dos mananciais. 

HABILIDADE BNCC EF05CI02
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

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