EF05CI03 - Atividade de ciências 5ºano (cobertura vegetal)

Habilidade da questão 1:
Compreender a importância da cobertura vegetal para os mananciais e para o ciclo hidrológico.

Habilidade da questão 2:
Entender que áreas em declive sem cobertura vegetal estão sujeitas aos deslizamentos de terra.

Habilidade BNCC:
(EF05CI03)
Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

QUESTÃO 1
Analise as frases e assinale a alternativa correta. 

I. Em um solo sem cobertura vegetal, a água escoa pela superfície, carregando nutrientes e sedimentos. 

II. Áreas em declive, sem cobertura vegetal, estão mais sujeitas a deslizamentos de terra.

III. A água da chuva, não absorvida pelas raízes das plantas, infiltra no solo, formando lençóis subterrâneos.

a) Todas as frases estão corretas.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

QUESTÃO 2
Os deslizamentos de terra são frequentes em algumas regiões do Brasil nos períodos de chuva.  Quais são as características desses locais? Por que acontecem os deslizamentos de terra? Explique.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

GABARITO COMENTADO

1. Alternativa A. 
Nesta atividade, os alunos devem compreender a importância da cobertura vegetal para a proteção dos mananciais e sua importância para o ciclo da água. A cobertura vegetal garante que ocorra infiltração de água no solo. A água que não é absorvida pelas raízes infiltra no solo e se acumula em lençóis subterrâneos. A ausência de vegetação deixa um solo compacto, sem porosidade. Dessa forma, quando chove, a água escoa pela superfície, carregando nutrientes e sedimentos. Estes últimos, se lançados em rios ou lagos, podem provocar assoreamento. Áreas em declive, sem cobertura vegetal, são as mais sujeitas a deslizamentos, por causa do escoamento superficial da água. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre a importância da cobertura vegetal no ciclo da água.

2.
Os deslizamentos estão associados aos locais em declive e as causas são a ausência da cobertura vegetal, a falta de porosidade e compactação do solo. Assim, a água escoa pela superfície.
Os alunos devem compreender que os deslizamentos de terra, frequentes em algumas regiões do Brasil, estão associados aos locais em declive, em que a cobertura vegetal foi retirada. Sem a cobertura vegetal, o solo fica compactado e sem porosidade, dificultando a infiltração da água da chuva. Em razão dessa dificuldade, a água da chuva escoa pela superfície, carregando nutrientes e sedimentos. Se houver uma ocupação ilegal em área de declive, há maior probabilidade de a água que escoa superficialmente provocar deslizamentos de terra, carregando as residências, deixando pessoas desabrigadas e até mesmo provocar mortes. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre a importância da cobertura vegetal no solo e o ciclo da água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário