EF05CI04 - A importância da água - Atividade 5ºano com gabarito

HABILIDADES POR QUESTÃO

1. Identificar os usos da água em diferentes situações e formas de economizá-la.

2. Propor ações para a economia de água na escola.

3. Reconhecer que algumas atitudes cotidianas relacionadas ao uso da água podem gerar desperdício.

4. Compreender os problemas causados pela poluição nos corpos d´água.

5. Compreender que algumas atitudes cotidianas podem evitar a poluição e contribuir para a melhoria da qualidade da água.

HABILIDADE BNCC:
(EF05CI04)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.  

QUESTÕES:

1. A tabela a seguir mostra o consumo de água em algumas atividades realizadas pelos amigos João e Cristiano, ambos com 11 anos.

Com base na tabela, qual informação está correta?

a) Cristiano deveria diminuir seu tempo no banho.

b) João não fecha a torneira enquanto escova os dentes.

c) Cristiano ensaboa a louça com a torneira fechada.

d) João se ensaboa no banho com a torneira fechada.

2. Imagine que a escola em que você estuda está fazendo uma campanha para economizar água. Escreva uma frase incentivando os colegas e as pessoas da comunidade escolar a economizar água.  

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

3. Os objetos da imagem ajudariam na economia de água em qual situação?

a) Para Manoel, que lava o carro todo sábado com a mangueira de água.

b) Para Josué, que demora meia hora para tomar banho todos os dias.

c) Para Carmem, que lava a calçada todo dia usando mangueira de água. 

d) Para Josi, que não desliga a torneira enquanto está ensaboando a louça. 

4. Observe a imagem e responda às questões. 


Rio no município de Manaus, no Amazonas, em 2014. 

a) O que você observa nessa imagem?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

b) O que é possível fazer para evitar que isso aconteça?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

5. Em qual das situações a seguir, podemos interferir diretamente, desde que haja mudanças em algumas de nossas atitudes cotidianas?

a) Uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura.

b) Lançamento de águas quentes e radioativas.

c) Lançamento de esgoto não tratado.

d) Descarte de resíduos domésticos nas ruas.

GABARITO COMENTADO

1. Alternativa C.
Nesta atividade, os alunos devem analisar a tabela, verificando o consumo de água de João e Cristiano em cada uma das atividades que realizam diariamente. Com base nessa análise, eles deverão concluir qual das alternativas traz a informação correta. 

2. Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos façam boas propostas para a campanha de economia de água, como fechar a torneira ao ensaboar as mãos e escovar os dentes, trocar as válvulas de descarga para válvulas mais econômicas, propor um sistema de reaproveitamento da água das chuvas, entre outros. Eles devem compreender que a água que chega às torneiras da escola é tratada e não deve ser desperdiçada, pois o custo para o tratamento é alto. Incentive a criatividade dos alunos para a elaboração das frases e, caso eles tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre os usos da água.   

3. Alternativa C.
Nesta atividade, os alunos devem reconhecer que algumas atitudes cotidianas, relacionadas ao uso da água, se não forem conscientes, podem gerar desperdício. Assim, tomar banhos demorados, não fechar a torneira enquanto se ensaboa a louça, utilizar mangueira de água para lavar o carro ou para limpar a calçada, são atitudes que causam desperdício de água. No entanto, os utensílios representados na imagem (vassoura e pá de lixo) poderão ser utilizados somente para limpar a calçada, sem necessidade da utilização da mangueira de água. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre os cuidados que devemos ter ao usar a água. 

4.
a)
É possível observar um corpo d´água poluído.
b) Para evitar que isso aconteça, é necessário usar a água com responsabilidade, diminuir o uso de detergentes, descartar o lixo corretamente, entre outros. Os alunos devem reconhecer que a imagem mostra a foto de um corpo d´água poluído e devem dar sugestões para que esse tipo de poluição seja evitado. É importante que eles cheguem à conclusão de que o descarte de resíduos nas águas pode causar problemas que afetam todos os seres vivos. 

5. Alternativa D.
Nesta atividade, os alunos devem compreender que algumas mudanças relacionadas a ações que provocam a poluição de corpos d’água exigem mobilização da comunidade e também a criação de políticas públicas que visem assegurar a qualidade desses ambientes. O lixo jogado nas ruas vai para os esgotos e, em seguida, para os rios, ocasionando a poluição. Caso os alunos tenham dificuldade na resolução da atividade, retome o conteúdo sobre a poluição das águas e o lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário