EF06HI02 - Plano de aula de História 6ºano - Fontes históricas

As fontes históricas na escola

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os diferentes tipos de fontes históricas que fazem parte do dia a dia escolar.
Analisar a periodização das fontes históricas presentes na escola.
Reconhecer a importância da conservação das fontes históricas na escola.

OBJETO DE CONHECIMENTO
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico

HABILIDADE
EF06HI02:
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

PLANEJAMENTO DAS AULAS

Aula 1

Nesta aula os estudantes deverão realizar entrevistas com funcionários da escola a fim de verificar o que eles conhecem da história da instituição. O objetivo é sensibilizar a turma sobre a produção das fontes históricas e da memória na escola. Para isso, divida-os em duplas e peça que sigam o roteiro a seguir em suas entrevistas:

1. Qual é seu nome completo?

2. Qual é a sua idade?

3. Há quanto tempo você trabalha na escola?

4. Você conhece alguma história da escola que seja inesquecível? Qual?

5. Você conhece alguma história bem antiga sobre nossa escola? Como é?

6. Você sabe por que a nossa escola tem esse nome?

7. Você sabe se há algum lugar onde existam guardados documentos antigos sobre nossa escola? Que lugar é esse? Que tipos de documentos são guardados lá e por quê?

É importante que as duplas possam percorrer livremente a escola e entrevistar os funcionários que estejam disponíveis. Depois, todos devem se reunir novamente em sala de aula e entregar o roteiro da entrevista preenchido.

Aula 2

Organize as carteiras na forma de um semicírculo. Devolva os roteiros das entrevistas para as duplas com possíveis apontamentos de acertos e erros. Peça aos estudantes que revejam seus trabalhos e compartilhem as informações obtidas nas entrevistas com o restante da turma. Depois, desenvolva uma discussão a partir de perguntas como: “Os funcionários que trabalham na escola conhecem a história da instituição?”; “Qual é a importância da história de nossa escola para a construção de nossa memória?”; “Há algum lugar em que as fontes históricas são armazenadas?”; “Que tipos de documentos são considerados fontes históricas em nossa escola?”.

Escreva na lousa os documentos que os estudantes consideram fontes históricas da escola. Aproveite para indicar que as entrevistas que eles realizaram com os funcionários da escola podem ser consideradas fontes orais e também são objeto de estudo dos historiadores.

Depois, construa uma linha do tempo na lousa com as histórias levantadas pelos estudantes. Inclua a entrada desses estudantes na escola como um dos marcos importantes da linha do tempo.  

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Apresente as seguintes questões para os estudantes:

1. Qualquer documento escrito ou oral pode ser considerado uma fonte histórica? Por quê?

2. Como a passagem do tempo histórico foi percebida pelos funcionários da escola? Explique.

3. Como uma fonte histórica é produzida? Como o historiador cuida da sua manutenção?

Gabarito

1. Para serem consideradas fontes históricas, os documentos (sejam eles orais, escritos, visuais, audiovisuais etc.) precisam ser tomados como objeto de estudo do historiador.

2. Resposta pessoal, de acordo com a pesquisa dos estudantes.

3. As fontes históricas são produzidas a todo momento, tanto as materiais como as imateriais. É o historiador que determina que fontes utilizar para produzir conhecimento histórico. Em caso de fontes históricas materiais, requer-se o cuidado com a manutenção física do objeto em arquivos e/ou museus.

AUTOAVALIAÇÃO

Proponha aos estudantes que respondam às questões a seguir, a fim de realizar uma autoavaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário