EF07HI07 - O absolutismo - Exercício com gabarito

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.

“É somente na minha pessoa que reside o poder soberano… é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha.”

Resposta do rei francês Luís XIV ao Parlamento de Paris, na sua sessão de 3 de março de 1766. Fonte: Atas do Parlamento de Paris no século XVIII. 

Disponível em:
<https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6241494j/f1.image.texteImage>

a) A qual contexto político esse documento pertence?
b) Que fatores possibilitaram a centralização do poder real na Europa moderna?

Habilidade avaliada
EF07HI07: Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

Resposta para o professor
Os estudantes devem identificar que esse documento foi redigido no século XVIII pelo monarca francês. Ele se dirigia ao parlamento, reivindicando poderes políticos absolutos. A França se constitui como um exemplo representativo de centralização do poder do Estado, modelo conhecido como absolutismo. A formação dos estados nacionais e sua centralização podem ser explicadas por diversos fatores: crescimento das cidades, aumento do comércio, instabilidade no poder da Igreja, humanismo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário