Geografia 5ºano - Plano de aula com a habilidade EF05GE08

Título: Comparando as paisagens do mundo

Objetivos de aprendizagem:

  • Reconhecer que as paisagens são dinâmicas e podem sofrer mudanças com o passar do tempo.
  • Identificar elementos de diferentes paisagens do mundo, por meio de observação de imagens.
  • Observar características de outras paisagens, realizando comparação com a paisagem de seu lugar de vivência.
  • Compor e descrever elementos de diferentes paisagens, por meio de montagem de quebra-cabeça e questionário.

Objeto de conhecimento:
Mapas e imagens de satélite.

Habilidade trabalhada:
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

Tempo previsto:
200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Imagens de paisagens de um mesmo lugar que foi modificado com o passar do tempo, imagens de diferentes paisagens no mundo (deserto do Saara, montanhas geladas no Canadá, rio Ganges na Índia, Ilhas de Dubai, Corcovado no Rio de Janeiro, Wall Street em Nova York, da região onde vivem, etc.) no tamanho 20 cm x 15 cm (2 cópias por imagem), cartolinas, envelopes, colas, impressos do questionário sobre as paisagens do mundo (como modelo), um por aluno.

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 200 minutos/ 4 aulas)
Primeiramente, providencie imagens de paisagens de um mesmo lugar que foram modificadas com o passar do tempo e também realize uma pesquisa sobre tipos de paisagens no mundo (deserto do Saara, montanhas geladas no Canadá, rio Ganges na Índia, Ilhas de Dubai, Corcovado no Rio de Janeiro, Wall Street em Nova York, paisagens da região onde vivem, etc.). Providencie imagens que deverão ter o tamanho aproximado de 20 cm x 15 cm. Serão necessárias duas cópias de cada imagem, uma para expor aos alunos durante a aula e a outra para compor a atividade, que será um quebra-cabeça. Cole as imagens reservadas para o 

quebra-cabeça em uma cartolina, de modo que fique mais firme. Faça riscos verticais com 2 cm de distância cada um e os recorte em tiras, confeccionando um quebra-cabeça com 10 peças em tiras verticais. Após a confecção, guarde-as em envelopes. Também serão necessárias cartolinas (recortadas em quatro pedaços). As quantidades de quebra-cabeças e cartolinas deverão ser calculadas em uma para cada dupla de alunos.

Na sala de aula, organize a turma em roda e, inicialmente, promova uma discussão sobre a diversidade das paisagens e os elementos que as compõem (relevo, hidrografia, vegetação, construções, etc.). Mostre ou projete imagens de um mesmo lugar que sofreu alterações, resultando em sua modificação. Verifique se os alunos conseguem perceber que as imagens são de um mesmo lugar, porém em tempos diferentes. Solicite que as observem e indiquem as mudanças ocorridas, incentive que falem sobre suas percepções e levantem hipóteses sobre os fatores que influenciaram na modificação do lugar. Se necessário, explique que as paisagens são dinâmicas e que podem sofrer alterações, influenciadas por fatores naturais, como ação dos ventos, clima, vulcões, etc., além das atividades humanas que são capazes de alterar as paisagens por meio de implantação de estradas, construções, extração de minérios, etc. 

Em seguida, mostre ou projete imagens de diferentes paisagens do mundo, como as já mencionadas anteriormente. Pergunte o que os alunos perceberam por meio da observação das imagens, questione se elas fazem parte de um mesmo lugar, e quais tipos de elementos (naturais ou culturais) estão presentes, como acontece a relação humana nesses lugares, etc. Incentive-os a levantar hipóteses sobre a influência do clima, da economia e da cultura nas paisagens e oriente-os a realizar comparações (tipos de construções, clima, relevo, vegetação, etc.) com as paisagens do lugar em que vivem.

Em seguida, organize a turma em duplas e entregue a cartolina recortada e o envelope com os 

quebra-cabeças. Explique que dentro do envelope existe um quebra-cabeça com a imagem de uma paisagem. Peça que montem e colem as peças na cartolina.

Depois de montar a imagem, solicite que os alunos registrem as características da paisagem utilizando o esquema abaixo.

Questionário sobre as Paisagens do Mundo

1. Você consegue identificar em que parte do mundo se localiza essa paisagem?

2. Cite os elementos presentes na paisagem.

Elementos culturais:
Elementos naturais:

3. Observando a paisagem, você consegue identificar algumas características do lugar, como, por exemplo, clima, vegetação, relevo, economia e cultura? Cite algumas características que você percebeu nessa paisagem.

4. A paisagem que você montou é parecida com a paisagem do lugar em que você vive? Escreva quais são as semelhanças e diferenças.

Para finalizar, solicite que cada dupla apresente para turma o quebra-cabeça montado e o questionário respondido. Realize comparações entre as paisagens com os alunos conforme os trabalhos são apresentados.  

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento dos alunos, a oralidade, a capacidade de reconhecer a dinâmica e a diversidade das paisagens e que estas são compostas por elementos naturais e culturais.

Durante o desenvolvimento, observe:

  • o aluno reconheceu que as paisagens são dinâmicas e podem sofrer mudanças com o passar do tempo?
  • o aluno identificou características de algumas paisagens do mundo por meio de observação de imagens?
  • o aluno observou características de outras paisagens e realizou comparações com a paisagem de seu lugar de vivência?
  • o aluno compôs e descreveu elementos de diferentes paisagens por meio de montagem de quebra-cabeça e questionário?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Você acha que as paisagens podem sofrer alterações na sua composição? Como isso acontece?
Resposta esperada: o aluno deverá responder que as paisagens podem sofrer alterações na sua composição, e isso ocorre por meio da ação da natureza (ventos, chuva, vulcões, etc.) e humana (construções, extração de minérios, agricultura, etc.).

2. As paisagens do mundo são semelhantes? Justifique sua resposta.
Resposta esperada: o aluno deverá responder que as paisagens do mundo são diferentes, apresentando características próprias, como relevo, clima, vegetação, hidrografia, construções, etc. 

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário