Plano de aula com habilidade EF01MA11 - Matemática 1ºano (fundamental 1)

Título:
Localizando-se na escola

Objetivos de aprendizagem:

  • Descrever, oralmente, trajetos utilizando pontos de referências e noções de localização.
    Objeto de conhecimento: Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.
    Habilidade trabalhada: (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
  • Representar, por meio de desenhos e símbolos, trajetos que orientam o deslocamento de pessoas nas dependências da unidade escolar.
    Objeto de conhecimento: Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.
    Habilidade trabalhada: (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
  • Identificar locais dentro da unidade escolar seguindo um roteiro/trajeto criado coletivamente.
    Objeto de conhecimento: Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.
    Habilidade trabalhada: (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Aparelho de som, áudio da música Direita Esquerda, da cantora Eliana, disponível no CD Primavera, lançado em 1999, imagens de setas indicativas (direita, esquerda, frente, atrás) e de pés direitos e esquerdos, papel kraft, lápis de cor ou giz de cera, papel sulfite A4, tesoura e cola. 

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/1 aula)
Providencie antecipadamente, um aparelho de som e a música Direita Esquerda, da cantora Eliana, disponível no CD Primavera, lançado em 1999.

Inicie a aula colocando a música “Direita Esquerda” para os alunos ouvirem. Primeiramente, oriente-os a apenas ouvirem a música, prestando atenção na letra. Em um segundo momento, proponha que dancem e façam gestos para representar a letra da música. Participe com eles da atividade dançando e fazendo gestos.

Em seguida, organize os alunos em círculo, para que possam refletir sobre a situação a seguir: “Chegou um aluno novo na escola e precisamos explicar a ele onde é o banheiro. Como podemos ajudá-lo sem sair da sala de aula?”. Os alunos, provavelmente, darão algum ponto de referência mais próximo ao banheiro. Caso isso aconteça, repita a pergunta, solicitando que descrevam, passo a passo, o trajeto da sala de aula até o banheiro. Observe as discussões sobre as possibilidades de solução, incentivando todos os alunos a participarem compartilhando suas ideias e opiniões.

Etapa 2 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Inicie a aula retomando a reflexão da etapa anterior. Organize os alunos e faça o percurso da sala de aula até o banheiro com eles a fim de que verifiquem se as orientações que eles sugeriram são eficientes na prática. Durante o trajeto, mencione pontos de referência, conte passos para marcar distâncias (essa é uma oportunidade de integração com a unidade temática Grandezas e Medidas); nas falas, utilize os termos direita, esquerda, em frente, atrás. Ao final do trajeto, caso haja tempo, questione os alunos a respeito de novos caminhos. Exemplos: qual o trajeto do banheiro para a cantina? Qual o trajeto do banheiro para a quadra de esportes?

Etapa 3 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie, antecipadamente, as imagens das setas indicativas: direita, esquerda, frente, atrás, e pés esquerdos e direitos, um pedaço grande de papel kraft para cada grupo, lápis de cor ou giz de cera, papel sulfite A4, tesoura e cola. 

Inicie a aula organizando os alunos em grupos de até quatro integrantes e distribua os materiais solicitados para os grupos. 

Formados os grupos, oriente-os a utilizarem as imagens e os outros materiais que foram distribuídos para representar, no papel kraft, o trajeto da sala de aula até o banheiro da escola. Solicite aos alunos que desenhem pontos de referência que se encontram pelo caminho e que poderão ajudar o aluno novo a se localizar. Observe como os alunos manipulam os materiais e como se organizam no processo de realização da atividade. Caminhe entre os grupos esclarecendo possíveis dúvidas. 

Se necessário, auxilie os grupos a finalizarem os cartazes. Depois de prontos, peça a cada grupo que apresente seu cartaz à turma, explicando as estratégias escolhidas para representar o trajeto. Durante a apresentação, verifique se orientações dadas por meio de símbolos/desenhos pelos alunos realmente ajuda a localizar o banheiro.

Etapa 4 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie um local para organizar uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Confeccione, com a ajuda dos alunos, bilhetes para que eles convidem seus familiares para a exposição. Esse momento é ideal para a socialização dos alunos e de seus familiares. 

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento do aluno, o trabalho em grupo, a criatividade e a compreensão do tema trabalhado. Faça registros das suas observações, intervenha quando necessário e promova momentos para que os alunos avancem em sua aprendizagem. 

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:

  • o aluno utilizou as noções de direita, esquerda, em frente e atrás?
  • o aluno participou das aulas ativamente?
  • o aluno conseguiu encaminhar soluções para o problema proposto?
  • o aluno representou o trajeto da sala de aula até o banheiro utilizando desenhos e outros símbolos?
  • o aluno falou a respeito das representações criadas/utilizadas?
  • o aluno trabalhou em grupo de maneira participativa?
  • o aluno respeitou opiniões diversas?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Cite os termos utilizados para indicar as localizações estudadas.
Resposta esperada: direita, esquerda, atrás e frente.

2. É possível chegar a uma localização seguindo apenas orientações corretas dadas por outra pessoa? Cite um exemplo.
Resposta esperada: sim. A atividade de informar como o aluno novo pode chegar ao banheiro é um exemplo que pode ser citado, entre outros.

Após o trabalho com a sequência didática, trabalhe com os alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário