Plano de aula de inglês 6ºano Habilidades BNCC: EF06LI04, EF06LI17 (fairy tales)

Estratégias de compreensão oral e aquisição lexical
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer e praticar estratégias que auxiliam na compreensão oral, como levantamento de conhecimento prévio do assunto; entender as palavras-chave e tomar como base as palavras cognatas.
  • Conhecer e/ou revisar vocabulário relacionado a atividades cotidianas.
  • Perguntar, em língua inglesa, sobre atividades cotidianas.

EIXO TEMÁTICO:
Oralidade
Conhecimentos linguísticos

UNIDADES TEMÁTICAS:
Compreensão oral
Estudo do léxico

OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo
Construção do repertório lexical

HABILIDADES:
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

COMPETÊNCIA GERAL: 
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
3. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.

6. Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.

Aula 1

Objetivo específico:
Empregar estratégias de apoio à compreensão oral de um texto narrativo: identificação do gênero, de palavras cognatas e palavras conhecidas.

Atividade 1: Compreensão oral de um conto: pre-listening

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco
Folhas sulfite ou cartolina
Fita adesiva
Dicionários bilíngues

Encaminhamento  

Tempo estimado: 20 minutos.

Organização: toda a classe organizada em um só grupo e, posteriormente, estudantes em duplas.

Escrever os seguintes títulos no quadro: Hansel and Gretel, Cinderella, Little Red Riding Hood, Sleeping Beauty, The Little Mermaid, Jack and the Beanstalk e Alladin.

Perguntar à turma a que gênero literário essas histórias pertencem. Pedir que respondam em língua portuguesa e inglesa. Contos de fada. / Fairy tales.

Escrever no quadro as seguintes palavras: castle, sea, forest, village, dragon, magic spell, wand, witches, wizards, elves, fairies, princess, animals, king, queen, peasant, villain, envy, greed, obedience, honesty, kindness e courage.

Desenhar no quadro um mapa mental, como o modelo a seguir, e explicar o que são os 4 elementos principais de um conto de fadas inseridos no mapa mental: characters, setting, supernatural elements e moral elements.

Entregar dois cartões (feitos em folhas sulfite ou cartolina) a cada dupla para que sejam colados com fita adesiva no local correto dentro do mapa mental do quadro. Acrescentar partes ao mapa conforme a necessidade. 

Disponibilizar dicionários bilíngues para os/as estudantes pesquisarem as palavras que não conhecerem.

Após o preenchimento do mapa mental, escrever ao lado o nome de alguns contos e perguntar à classe sobre alguns dos seus elementos. Por exemplo: Hansel and Gretel: Who are the characters? Are there supernatural elements or magical characters? What is the moral element?

Atividade 2: Compreensão oral de um conto: listening

Recurso didático:
Aparelho reprodutor de som

Encaminhamento 

Tempo estimado: 15 a 20 minutos

Organização: toda a turma em um único grupo.

Pesquisar online, em um repositório de áudios, a gravação de The children’s story e reproduzi-la para a sala de 0’00’’ a 2’19’’. Para encontrá-la, sugere-se fazer uma busca pelo nome completo do áudio e do narrador: Rory Binks.

Explicar à classe que irão ouvir uma narrativa de um conto (The children's story – 2’19’’) e deverão tentar identificar a presença dos elementos vistos no mapa mental. Tocar o áudio inteiro uma vez. 

Escrever no quadro as seguintes questões para verificar que elementos do conto os/as estudantes conseguiram identificar.

What is the setting of the story?

Who are the characters?

Are there any magical characters?

Possíveis respostas:

Setting: dark forest, sea, cave, castle.

Magical characters: a blue silver dolphin, serpents, magician, elves.

Non-magical characters: a child, a princess, wolves. 

Perguntar se eles/elas conseguiram identificar o personagem principal. A child.

Questionar se acham que essa “criança” é um menino ou uma menina. Tocar o áudio novamente para uma nova tentativa de identificação dos elementos e para a confirmação do gênero da criança. Confirmar a identificação dos elementos e o gênero da criança. 

Gênero masculino, pois o narrador se refere a ele usando “he”.

Escrever as seguintes palavras no quadro e perguntar quais delas eles/elas conseguiram ouvir no conto: forest, sea, magician, serpents, prisoner, castle. Perguntar quais delas são cognatas e se facilitaram o entendimento da história.

Atividade 3: Compreensão oral de um conto: post-listening

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco

Encaminhamento  

Tempo estimado: 10 minutos.

Organização: estudantes em duplas e, posteriormente, toda a turma em um único grupo.

Retomar a seção “moral elements” do mapa mental e pedir aos/às estudantes que identifiquem a possível “lição” do conto que acabaram de ouvir.

Possível resposta: A mensagem do conto está associada a “courage”, pois a criança enfrentou vários desafios para chegar ao castelo.

Perguntar aos/às estudantes quais estratégias os/as ajudaram a entender o conto. Escrever no quadro as seguintes frases:

Estratégias que usei para auxiliar na compreensão do conto:

  • Entender palavra por palavra.
  • Identificar as palavras cognatas.
  • Identificar palavras já conhecidas.
  • Conhecer previamente o assunto ou o gênero textual.

Pedir aos/às estudantes que discutam essas estratégias em duplas. 

Ao final da discussão, perguntar a toda a classe qual estratégia mais ajudou e qual das frases não é considerada uma estratégia de compreensão. Entender palavra por palavra.

Aula 2

Objetivos específicos:
Empregar estratégias de apoio à compreensão oral de um texto descritivo: identificação do assunto e de palavras-chave.

Atividade 1: Compreensão oral de um texto descritivo: pre-listening

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco
Dicionários bilíngues

Encaminhamento  

Tempo estimado: 20 minutos.

Organização: estudantes individualmente e, depois, toda a turma em um único grupo.

Escrever no quadro a seguinte questão e disponibilizar dicionários bilíngues para a turma pesquisar as palavras que não conhecem. 

Write F (fantastic) or R (real) according to each animal:

(   ) tiger R

(   ) butterfly R

(   ) snakes   R

(   ) dragon F

(   ) jaguar  R

(   ) parrot R

(   ) alligator  R

(   ) sloth   R

(   ) werewolf  F

(   ) dolphin  R

Escrever no quadro “The Amazon rainforest” e os seguintes itens. Pedir aos/às estudantes que preencham os dados, copiando da lista de animais aqueles que habitam a floresta amazônica. 

Location (continent): South America.

Climate: hot and humid.

Animals: butterfly, snakes, jaguar, parrot, alligator, sloth, dolphin.

Fazer um desenho de uma árvore no quadro e escrever “top” no topo e “bottom” próximo à raiz, indicando cada parte da árvore. 

Escrever no quadro: Which animals live on the branches of the trees (top)? Which animals live at the bottom of the trees?

Pedir voluntários/as para escreverem no quadro o nome dos animais listados na tabela ao lado das respectivas partes da árvore.

Top: butterfly, parrot. Bottom: snakes, jaguar, alligator, sloth, dolphin.

Atividade 2: Compreensão oral de um texto descritivo: listening

Recurso didático:
Aparelho reprodutor de som.

Encaminhamento  

Tempo estimado: 20 minutos.

Organização: toda a turma em um único grupo.

Pesquisar online, em um repositório de áudios, a gravação de The Great Kapok Tree – A tale of the Amazon rainforest e reproduzi-la para a sala de 0’00 a 1’00’’. Para encontrá-la, sugere-se fazer uma busca pelo nome completo do áudio e da sua narradora: Barbara Gini.

Explicar aos/às estudantes que irão ouvir uma narrativa em língua inglesa (The Great Kapok Tree) e que não precisam se preocupar em entender todas as palavras. Lembrá-los/as de que devem ficar atentos/as às pistas que o texto apresenta.

Escrever a seguinte pergunta no quadro: What is the woman talking about? Tocar apenas a primeira frase do áudio (até “grows and grows”) e pedir que respondam a essa pergunta. She’s talking about the Amazon rainforest.

Perguntar à classe por que a palavra “rain” faz parte da expressão “Amazon rainforest”

Antes de continuar o áudio, pedir aos/às estudantes que ouçam com atenção para identificar alguns animais que serão citados. Tocar o restante do áudio.

Escrever no quadro: Which animals are mentioned? Parrots, monkeys, jaguars and snakes.

Antes de tocar o áudio pela segunda vez, escrever no quadro, ao lado do desenho da árvore, as seguintes frases para serem completadas:

Canopy is the _____ of the trees. The animals that live there are the ______ and the ______. top – parrots – monkeys

Understory is the ______ of the trees. The animals that live there are the _______ and the __________. bottom – jaguars – snakes

Tocar o áudio pela segunda vez e pedir à turma que complete as frases.

Atividade 3: Compreensão oral de um texto descritivo: post-listening

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Ecaminhamento  

Tempo estimado: 10 minutos.

Organização: estudantes em duplas.

Relembrar com a turma as estratégias para compreensão oral utilizadas na aula anterior:

- Identificar as palavras cognatas.

- Identificar palavras já conhecidas.

- Conhecer previamente o assunto ou o gênero textual.

Perguntar aos/às estudantes que pistas o texto oferece para ajudá-los/as no entendimento. Explicar que o conhecimento prévio sobre o assunto pode tê-los/as ajudado a ficarem atentos/as às palavras-chave do texto.

Escrever no quadro a seguinte questão e pedir que, em duplas, discutam quais palavras devem marcar.

Circle the key words in the text: trees, rainforest, place, sky, wait, top, bottom, animals.
Trees, rainforest, top, bottom, animals.

Pedir que, ainda em duplas, tentem resumir a ideia central do texto em uma oração, usando as palavras-chave que circularam: In the Amazon rainforest…

Resposta possível: In the Amazon rainforest there are many trees. Some animals live at the top and other animals live at the bottom of the trees. 

Para finalizar, perguntar aos/às estudantes que tipo de texto eles/elas ouviram nessa aula. Escrever as opções no quadro:

- Texto narrativo.

- Texto descritivo. X

- Texto argumentativo.

AQUI

Aula 3

Objetivos específicos:
Conhecer ou revisar vocabulário relacionado a atividades cotidianas
Perguntar, em língua inglesa, sobre atividades rotineiras

Atividade 1: Revendo vocabulário sobre atividades de rotina

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco

Encaminhamento  

Tempo estimado: 15 minutos.

Organização: individual.

Escrever no quadro as seguintes atividades: wake up, have lunch, have breakfast, do homework, hang out with friends, take a shower, use social media, have dinner e sleep.

Pedir à turma que monte no caderno uma tabela com três colunas (com os seguintes títulos: “before school”, “during school” e “after school”) e classifique as atividades conforme o período em que as realizem.

Pedir a alguns/algumas estudantes que vão ao quadro a fim de montar e preencher as três colunas com atividades correspondentes à sua rotina.

Atividade 2: Class survey

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Encaminhamento  

Organização: toda a turma em um único grupo.

Tempo estimado: 30 minutos.

Explicar aos/às estudantes que eles/elas farão uma rápida pesquisa (survey) com seus/suas colegas sobre as três atividades que realizam com mais frequência no contraturno escolar. Informar que serão, ao mesmo tempo, entrevistadores/entrevistadoras e entrevistados/as. 

Montar no quadro uma tabela com duas colunas: “Activities” e “Number of classmates”. Na primeira coluna, escrever alguns exemplos: 

Activities
Do homework
Watch TV
Use social media

Escrever no quadro o modelo de pergunta e resposta: Do you do homework after school? – Yes, I do. / No, I don’t.

Para entrevistar todos/as os/as colegas, os/as estudantes devem circular pela sala e anotar as respostas no caderno. Ao final da pesquisa, escrever no quadro as seguintes frases como exemplo.

Survey results:

All our classmates __________________.

Two/Five/Twenty people __________________.

Only one person __________________.

Nobody in this class __________________.

Circular pela sala verificando as frases dos/as estudantes. Quando todos tiverem escrito seus resultados, fazer um resumo dos dados no quadro, retomando os modelos de frases.

Acompanhamento das aprendizagens

As atividades a seguir podem ser feitas como práticas complementares de acompanhamento das aprendizagens dos/as estudantes.

1. Identificando palavras-chave em diferentes contextos

Essa atividade tem como objetivo levar os/as estudantes a identificar o assunto de um texto (oral ou escrito) a partir de algumas palavras-chave. Escrever no quadro:

Imagine que você lerá ou ouvirá textos sobre os seguintes assuntos:

1. new technologies

2. school routines

3. entertainment among teens

4. 21st-century families

Que palavras espera encontrar neles? Numere as palavras a seguir de acordo com o texto no qual podem ser encontradas. Algumas palavras podem estar relacionadas a mais de um assunto. 

a) example: grandparents ( 4 )

b) dinner (    ) 2, 3, 4

c) laptop (    ) 1, 3

d) mall (    ) 3, 4

e) movies (    ) 1, 3, 4

f) advances (   ) 1, 4

g) relationship (   ) 2, 3, 4

h) grades (    ) 2, 3

i) read (    ) 1, 2, 3

j) parties (   ) 3

2. School survey

Este projeto pode ser realizado após a aula 3 desta sequência didática. Em pequenos grupos, os/as estudantes se organizam para fazer uma enquete com colegas de outras turmas do 6º ano (ou até de outros anos) sobre as atividades que realizam após as aulas. Para auxiliar na preparação da turma para o projeto, revisar o vocabulário trabalhado nesta sequência. 

Após finalizar as entrevistas, os/as estudantes devem escrever uma síntese dos dados para apresentar à classe.

Autoavaliação 

Esta autoavaliação pode auxiliar no processo de aferição do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que respondam “sim”, “em progresso” ou “não” às questões, por escrito ou oralmente.

Consigo identificar o gênero e o assunto de um texto ao ouvi-lo?

Consigo identificar as palavras-chave de um texto ao ouvi-lo?

Consigo perguntar às pessoas sobre suas atividades cotidianas?

Consigo falar sobre minhas atividades cotidianas em língua inglesa?

Aferição do desenvolvimento dos/as estudantes

As questões a seguir podem auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que as respondam por escrito ou oralmente.

1. Você conhece e utiliza as estratégias de apoio para a compreensão de textos orais?
2. Sabe fazer uma rápida enquete sobre hábitos cotidianos?
3. Sabe falar sobre seus hábitos cotidianos em língua inglesa?

Critério de avaliação 

Considerando a habilidade a seguir, analisar se os/as estudantes conseguiram: 

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Referência: Peacemakers - 6ºano

Nenhum comentário:

Postar um comentário