EF69LP39 - Gênero entrevista - Atividade de interpretação 7ºano

Leia o seguinte trecho da entrevista com um famoso escritor moçambicano:

Mia Couto inicia trilogia em que reflete sobre a memória
Moçambicano lança o livro “Mulheres de Cinza”

Como será a trilogia?
A trilogia fala de uma figura africana que foi mistificada pelos dois lados, Portugal e Moçambique. Os portugueses reinventaram nesse imperador um homem mais poderoso do que era realmente. Era preciso mostrar às potências colonizadoras rivais que Portugal tinha poderes militares para aniquilar esse império africano que, tendo sido grandioso, era já vazio e morto quando os portugueses decidiram pelo assalto final. Por outro lado, os moçambicanos precisavam de heróis nacionais e nacionalistas. E investiram na mistificação de um personagem que nunca foi realmente aquilo que hoje é proclamado.

Disponível em:
<https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,mia-couto-inicia-trilogia-em-que-reflete-sobre-a-memoria-,10000002234>

Glossário
Mistificar:
crer em algo falso, em uma mentira.

Nesse trecho da entrevista, o escritor Mia Couto responde a uma pergunta sobre qual assunto?

Prática de Linguagem:
Oralidade

Objeto (s) de conhecimento:
Estratégias de produção

Habilidade:
(EF69LP39)
Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos. 

Grade de correção

100% O aluno que fez uma leitura atenta identifica que Mia Couto responde sobre o enredo de uma trilogia de sua autoria.

50% O aluno atende parcialmente à questão se responder de forma incompleta, por exemplo, apenas “seu livro”.

0%
O aluno não atende à questão se sua resposta estiver completamente incoerente com o enunciado ou se responder que o escritor fala da primeira parte de uma trilogia, cujo título é “Mulheres de Cinza”.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Proponha atividades de leitura de entrevistas, sempre explorando o seu assunto por meio das palavras dos interlocutores – entrevistador/entrevistado. Proponha também aos alunos que entrevistem uma pessoa que pertence a algum grupo, como funcionários da escola ou comerciantes do bairro. Depois disso, peça a outro aluno que faça uma apresentação a respeito de uma das entrevistas, de modo a exercitar a interpretação desses textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário