Exercícios com a habilidade EF09GE02 (com gabarito)

1. Explique o que são as empresas transnacionais e comente a influência delas na economia mundial.

Essa questão avalia a compreensão do conceito de empresa transnacional e do papel desse tipo de corporação na economia global.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que empresas transnacionais são aquelas com alto nível de organização que atuam dentro e fora de seu país de origem, por meio de filiais espalhadas pelo mundo. Essas empresas têm enorme influência na economia mundial, atuando nas esferas do poder político, direcionando investimentos para países, controlando a produção e o comércio global e chegando a criar uma cultura associada ao consumo de determinados produtos.

Caso o aluno demonstre dificuldade em responder a essa questão, dê exemplos de algumas transnacionais e explique como elas atuam. Estimule-o a refletir sobre a influência dessas empresas em seu modo de vida e hábitos de consumo.

Habilidade:
Compreender o conceito de empresa transnacional e refletir sobre a influência desse tipo de corporação na economia global. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

2. Marque um X na alternativa incorreta sobre a fábrica global.

( A ) A produção é descentralizada, sendo que cada etapa pode ser desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens que o país oferece quanto aos custos de produção, à margem de lucro e à possibilidade de aumentar sua competitividade no mercado global.

( B ) Conta com um eficiente sistema de distribuição e sofisticados sistemas de transporte e comunicação que permitem a chegada de seus produtos a diferentes pontos do mundo com preços mais competitivos.

( C ) A cadeia produtiva descentralizada intensificou os fluxos comerciais e modificou o mercado de trabalho, exigindo mão de obra qualificada e criando novas formas de desemprego.

( D ) O controle administrativo da empresa também é descentralizado, deixando seu país de origem para se instalar em países emergentes da América do Sul ou África.

Essa questão avalia a compreensão das características da fábrica global.

Resposta: Alternativa D.
Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, provavelmente confundiu-se na leitura do enunciado e assinalou uma alternativa correta. Comente que a fábrica global tende a manter sua sede administrativa em seu país de origem, abrindo apenas filiais em outros países, visando ao lucro e à maior participação na economia global.

Habilidade:
Compreender as características da fábrica global. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

3. Marque um X na alternativa correta sobre o consumo e a cultura globalizada. 

( A ) A produção em escala e o poder de persuasão de grandes empresas, que se utilizam da propaganda e do marketing, propiciam a homogeneização do consumo, fazendo com que pessoas de países distantes tenham acesso a um mesmo produto.
( B ) A tendência da produção sem estoque e de maior exclusividade dos produtos leva a uma oferta  heterogênea, pois grandes marcas disputam o mercado com produtores locais, já que os consumidores são cada vez mais exigentes.
( C ) O consumo sustentável já é uma realidade na maioria dos países desenvolvidos, pois o elevado grau de escolarização de suas populações condicionou-as ao uso consciente de seus recursos naturais. 
( D ) A oferta de artigos estrangeiros com grande apelo publicitário destrói os valores culturais locais, pois não há resistência diante do atrativo de um produto comercializado mundialmente.

Essa questão avalia a capacidade de identificar características do consumo e da cultura globalizada.
Resposta: Alternativa A.
Caso o aluno tenha marcado as alternativas B, C ou D, retome a explicação acerca da cultura globalizada e 
do consumo. Explique que o consumo é cada vez mais homogêneo em escala global, associado a grandes empresas e grandes marcas, fazendo com que o produtor local não tenha muito espaço nesse mercado. Relembre que os países mais desenvolvidos ainda são os que mais exploram recursos naturais, pois são os que mais consomem. Quanto aos valores culturais, ajude o aluno a perceber, por meio de exemplos, que eles têm sobrevivido à cultura globalizada, observando-se uma tendência à manutenção de tradições e hábitos locais ou regionais.

Habilidade:
Identificar caraterísticas do consumo e da cultura globalizada. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário