Geografia 9ºano - EF09GE05 - Fases do desenvolvimento da globalização (exercício)

O processo de globalização teve início com a expansão marítimo-comercial europeia e passou por diferentes fases de desenvolvimento até chegar ao século XXI. Descreva essas fases.

Essa questão avalia a compreensão das diferentes fases do processo de globalização, iniciado com a expansão marítimo-comercial europeia aos dias atuais.

Resposta: Espera-se que os alunos descrevam quatro fases de desenvolvimento da globalização. A primeira iniciou-se entre os séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, e se estendeu até o século XIX. Foi marcada por avanços nas técnicas de navegação, intensificação das relações comerciais entre alguns povos europeus e as demais economias-mundo e ampliação dos fluxos migratórios. A segunda fase ocorreu entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, caracterizando-se pela expansão do domínio europeu na Ásia e na África e por inovações técnicas que ampliaram os meios de transporte e comunicação, favorecendo a difusão do sistema capitalista. A terceira fase transcorreu durante a Guerra Fria (1945-1989), período marcado pela bipolarização do poder político mundial, disputado por Estados Unidos e União Soviética, além de avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes. A quarta fase é a fase atual, marcada pela intensa circulação de mercadorias, pessoas, informações etc. e por avanços do conhecimento científico e tecnológico que favorecem ainda mais a expansão do capitalismo.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome a explicação acerca da globalização como um processo de internacionalização e expansão do sistema capitalista. Reforce que essa divisão em fases tem por base os avanços científicos e tecnológicos associados a mudanças sociais e ampliação das trocas comerciais, culturais etc.

Habilidade avaliada:
Compreender as fases de desenvolvimento da globalização. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

Nenhum comentário:

Postar um comentário