Habilidade EF09GE13 (exercício) Distribuição de recursos alimentares no planeta

Explique por que muitos dos países que são grandes produtores de alimentos apresentam elevados índices de insegurança alimentar.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que muitos países exportadores de produtos alimentícios produzem para atender ao mercado internacional e às grandes corporações, que usam esses produtos como insumos para fabricar outros processados – os alimentos industrializados. Além disso, como a produção de commodities agropecuárias é vantajosa, as terras que eram usadas para produzir alimentos para a população passaram a ser ocupadas, em muitos países, para o cultivo desses produtos. Essas são algumas das razões que explicam a existência de desnutrição e fome em países exportadores de alimentos. 

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome o conceito de insegurança alimentar, explicando que é uma situação em que as pessoas não têm acesso a uma alimentação adequada, o que gera desnutrição e fome. Explique novamente, no contexto da globalização, o papel das grandes corporações na orientação da produção agrícola para o atendimento do mercado global e não para o suprimento alimentar das populações dos países produtores.

Habilidade:
Analisar a desigual distribuição de recursos alimentares no planeta e relacioná-la ao mercado internacional de commodities. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE13 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário