Habilidade EF09GE18 (exercício) Fontes de energia


 1. Marque um X na alternativa correta sobre fontes de energia.

( A ) O Brasil é um grande produtor de carvão mineral, sendo o estado de Santa Catarina o que detém as maiores jazidas, e seu excedente é exportado para a Argentina. 

( B ) O petróleo e seus derivados são a principal fonte de energia do mundo; desde o século XX, a indústria e os meios de transporte se basearam em seu uso.

( C ) O gás natural, ao passar por um processo industrial de separação de outras substâncias, gera o gás nitrogênio, transportado por gasodutos. A Rússia é o principal importador de gás natural do planeta.

( D ) A hidrelétrica é considerada energia limpa, pois não polui a atmosfera quando está em funcionamento e sua instalação não gera impactos ambientais.

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as características das fontes de energia e sua relação com a economia global.
Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno assinale as alternativas A, C ou D, releia cada uma delas, identificando as incorreções que apresentam. Retome que o Brasil não possui carvão mineral suficiente para sua demanda e, portanto, é importador desse recurso. Em 2017, a Rússia foi o segundo maior produtor de gás natural do planeta, sendo exportadora, não importadora (o primeiro foram os Estados Unidos). Esclareça também que o gás metano é o principal derivado do gás natural, e que as hidrelétricas são consideradas fontes limpas, mas sua instalação gera grandes impactos ambientais e sociais.

Habilidade:
Reconhecer as características das fontes de energia e sua relação com a economia global. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE18 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

2. Explique o que são cadeias de inovação e seu papel na economia atual.

Essa questão avalia a compreensão das cadeias de inovação e de seu papel na economia atual.
Resposta: Espera-se que o aluno explique que as cadeias de inovação estão relacionadas à economia do conhecimento e, para que se desenvolvam, são necessários investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). As cadeias de inovação envolvem várias etapas: partindo de um projeto do que se pretende desenvolver, é feita a avaliação de sua viabilidade tecnológica, cria-se um protótipo e, por fim, parte-se para a produção e a comercialização.
Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome o conceito de cadeia de inovação a partir das características da fase atual de desenvolvimento da globalização, comentando que o conhecimento e a aplicação prática da tecnologia são inerentes a essa fase. Se julgar necessário, incentive o aluno a levantar hipóteses sobre como se deu o processo de criação de algum produto tecnológico, como um smartphone, ajudando-o a identificar as etapas de uma cadeia de inovação.

Habilidade:
Descrever cadeias de inovação e seu papel na economia atual. Essa atividade é relativa à habilidade EF09GE18 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário