Habilidades EF04LP38, EF04LP04 - História em quadrinhos 4ºano (plano de aula)

Título: Os balões e as onomatopeias nas histórias em quadrinhos

Objetivos de aprendizagem:

Conhecer a função dos balões e das onomatopeias nas histórias em quadrinhos.
Objeto de conhecimento: Recursos de criação de efeitos de sentido.
Habilidade trabalhada: (EF04LP38) Interpretar histórias em quadrinhos e tirinhas relacionando imagens, palavras e recursos gráficos (balões, onomatopeias, tipos de letras etc.).

Ouvir com atenção o que os colegas têm a dizer, respeitando os turnos da fala e aguardando sua vez para se expressar.
Objeto de conhecimento: Características da conversação espontânea.
Habilidade trabalhada: (EF04LP04) Respeitar, em situações informais e formais, as características dos turnos da conversação (alternância de participantes), considerando o contexto e as características dos interlocutores (status profissional, idade etc.).

Tempo previsto: 350 minutos (7 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Revistas de histórias em quadrinhos (uma para cada aluno); uma história em quadrinhos com balões em tamanho ampliado (60 cm × 25 cm), imagens de trechos de histórias em quadrinhos com diferentes onomatopeias, em tamanho A4, régua, lousa, gizes, caderno, borracha, lápis preto e folhas de papel sulfite (uma para cada aluno).

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos / 1 aula)
Antecipadamente, providencie revistas de histórias em quadrinhos (gibis) uma para cada aluno.

Inicie a aula entregando uma revista de história em quadrinhos para cada aluno. Solicite-lhes que selecionem uma das histórias em quadrinhos e que, primeiro, façam a leitura silenciosa dela. Peça à turma que, enquanto leem, observem os tipos de balões utilizados para indicar a fala, os sentimentos e os pensamentos das personagens, pois esse recurso gráfico tem como objetivo auxiliar o leitor na compreensão da história, não somente por meio das falas, mas também por uma série de outros elementos empregados na comunicação, como gestos, olhares, etc.

Terminada a leitura, cada aluno deve apresentar aos colegas o conteúdo da história que escolheu e leu. Para isso, organize as apresentações de modo que a turma ouça atentamente o que os colegas estão apresentando.  

Finalizadas as apresentações, solicite como tarefa para casa que os alunos pesquisem, com o auxílio de um adulto, sobre os diferentes significados dos balões que aparecem em histórias em quadrinhos. Oriente-os a pesquisar em livros didáticos ou na internet, anotando o resultado da pesquisa no caderno de tarefas e ilustrando cada balão ao lado da respectiva explicação de seu significado. Solicite que tragam a pesquisa na aula seguinte para compartilharem com os colegas.

Etapa 2 (Aproximadamente 150 minutos / 3 aulas)
Antecipadamente, providencie uma história em quadrinhos com balões em tamanho grande (60 cm × 25 cm), e cole-a na lousa.

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguiram fazer a pesquisa sobre os tipos de balões e permita-lhes que compartilhem os dados coletados. A organização das apresentações pode ser feita por ordem alfabética dos nomes da turma ou seguindo a ordem das filas nas carteiras. Lembre-os de que, enquanto eles ouvem a fala dos colegas devem permanecer em silêncio e quando tiverem qualquer questionamento ou dúvida, devem solicitar a vez para falar, erguendo uma das mãos.

Em seguida, peça aos alunos que observem a história em quadrinhos colada na lousa e analisem, em silêncio, as imagens e os balões. Peça-lhes também que tentem identificar os sentimentos expressos pelas personagens. Dê alguns minutos para que todos possam refletir sobre o que foi pedido e, na sequência, explore a história em quadrinhos, levando-os a concluir que os balões e as imagens são responsáveis pela comunicação das informações. Mostre-lhes que, para indicar que a personagem está gritando, por exemplo, ela é desenhada com uma expressão de quem está falando alto, acompanhada por um balão que representa o grito por meio de uma onomatopeia. 

Em seguida, faça a leitura em voz alta da história em quadrinhos e, sempre que algum balão diferente aparecer, interrompa a leitura e questione os alunos quanto à função do respectivo balão: se indica fala, pensamento ou grito.

Terminada a leitura em voz alta, faça a interpretação oral da história em quadrinhos por meio de questionamentos.

• Quem são as personagens da história?

• Qual é o assunto da história em quadrinhos?

• Quais tipos de balões foram empregados nela?

• O que cada balão está representando?

• Quais sentimentos ou ações diferentes podem ser identificados nessa história em quadrinhos, apenas com a observação das imagens e dos balões? 

Crie outras questões, caso considere pertinente, que possam auxiliar os alunos na compreensão do sentido da história.

Etapa 3 (Aproximadamente 150 minutos / 3 aulas)
Antecipadamente, providencie imagens de trechos de histórias em quadrinhos com diferentes onomatopeias, impressas em folhas de tamanho A4, e cole-as na lousa. 

Questione os alunos sobre o que significam as onomatopeias presentes na lousa, ou seja, o que cada uma delas expressa nos contextos em que estão empregadas, e escreva abaixo de cada imagem.

Explique aos alunos que as onomatopeias são palavras usadas para representar um som, um ruído ou um barulho e são bastante empregadas em histórias em quadrinhos para complementar as ideias a serem transmitidas. Cite outros exemplos de onomatopeias, como ZZZZZZ (sono), buááá (choro), grrrr (raiva). Pergunte aos alunos se eles conhecem mais alguns exemplos e permita que aqueles que desejam falar tenham a oportunidade de participar. Registre na lousa todos os exemplos citados e peça que digam seus significados.

Entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite e, com uma régua, peça-lhes que dividam a folha em seis quadrados de 15 cm × 15 cm para criarem uma história em quadrinhos. Oriente-os a utilizar na história três tipos de balões diferentes e onomatopeias.  

Durante a atividade, circule pela sala verificando se os alunos estão empregando corretamente os balões e as onomatopeias em suas produções. Faça uma breve leitura e, quando necessário, corrija a ortografia das palavras. Viste todas as histórias em quadrinhos produzidas.

Termine a aula, solicitando aos alunos que compartilhem com os colegas, de forma oral, a história em quadrinhos que criaram.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento do aluno, a organização, a compreensão dos elementos constituintes das histórias em quadrinhos. 

Durante o desenvolvimento do estudo e das atividades, observe:

• o aluno foi capaz identificar as funções dos balões na história em quadrinho?

• o aluno foi capaz de relacionar as imagens aos balões?

• o aluno compreendeu para que são utilizadas as onomatopeias?

• o aluno foi capaz de ouvir com atenção a fala dos colegas e de respeitar os turnos da fala?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Escreva em seu caderno o que é onomatopeia e em que situações ela pode ser utilizada.
Resposta esperada: onomatopeias são fonemas ou palavras utilizadas para representar um som, um ruído ou um barulho. São utilizadas nas histórias em quadrinhos e em outros tipos de textos que pedem a representação de sons. 

2. Escreva quais são os tipos de balões utilizados em histórias em quadrinhos.
Os balões podem ser de fala, sussurro, grito, pensamento e ideia.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário