Plano de aula - Português - 3ºano - Interpretação de texto - Habilidades: EF03LP08, EF03LP35, EF03LP39, EF35LP05

Objetivos de aprendizagem
Localizar informações explícitas em quadrinhas.
Objeto de conhecimento: Localização de informações em textos.
Habilidade trabalhada: (EF03LP08) Localizar informações explícitas em textos.

Identificar rimas presentes em quadrinhas.
Objeto de conhecimento: Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico.
Habilidade trabalhada: (EF03LP35) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Criar uma quadrinha.
Objeto de conhecimento: Processos de criação.
Habilidade trabalhada: (EF03LP39) Criar textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras.

Ler quadrinhas silenciosamente e em voz alta.
Objeto de conhecimento: Fluência de leitura para a compreensão do texto.
Habilidade trabalhada: (EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão.

Tempo previsto: 300 minutos (6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Lousa, giz, lápis, caderno de atividade de sala de aula, folha de papel almaço, cópias impressas das quadrinhas, na quantidade de uma para cada aluno.

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)
Antecipadamente, providencie cópias das quadrinhas abaixo (uma quadrinha para cada aluno). 

Plantei um abacateiro
Para comer abacate
Mas não sei o que plantar
Para comer chocolate.
Origem popular

Companheiro me ajude
Que eu não posso cantar só.
Eu sozinho canto bem,
Com você canto melhor.
Origem popular

Eu queria ter agora
Um cavalinho de vento
Para dar um galopinho
Na estrada do pensamento.
Origem popular

Eu sou pequenininha
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E mamãe no coração.
Origem popular

Inicie a aula distribuindo as quadrinhas aos alunos e solicite que façam a leitura silenciosa. Assim que todos concluírem, peça a alguns deles que leiam a quadrinha que receberam em voz alta, utilizando tom de voz audível e boa articulação. Oriente a turma a permanecer em silêncio enquanto os colegas leem e diga que somente façam a leitura quando você solicitar. A organização para a leitura poderá ser feita por ordem alfabética do nome dos alunos ou respeitando a ordem e a organização das filas. Auxilie aqueles alunos que ainda apresentam dificuldade na leitura e procure exaltar todos os progressos obtidos por eles. Certifique-se de possibilitar a todos que realizem a leitura das quadrinhas.

Depois que todos lerem as quadrinhas, peça a um aluno que entregue os cadernos de atividade de sala de aula e oriente a turma a colar a quadrinha que receberam no caderno. Em seguida, recolha os cadernos, pois serão usados na próxima aula. 

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)
Inicie a aula entregando os cadernos aos alunos e solicite que retomem a quadrinha trabalhada na aula anterior. Transcreva na lousa as atividades abaixo, peça aos alunos que as copiem e respondam, com base na quadrinha colada no caderno.

1. Sobre o que trata a quadrinha?
Possíveis respostas: quadrinha 1 – sobre alguém que quer descobrir o que deve plantar para colher chocolate; quadrinha 2 – sobre alguém que queria companhia para cantar; quadrinha 3 – sobre alguém que queria viajar em seus pensamentos; quadrinha 4 – sobre uma criança bem pequenininha que tem muito amor pelo pai e pela mãe.

2. Algum cenário é citado na quadrinha? Caso haja, cite qual.
Resposta: na quadrinha 3 é citada uma estrada do pensamento.

3. Leia esta outra quadrinha.

Se este livro for perdido
e por acaso for achado
Para ser bem conhecido
Leva meu nome assinado.
Origem popular

a) Circule as rimas presentes nessa quadrinha.
Resposta: perdido/conhecido, achado/assinado.

b) Agora que encontrou as rimas da quadrinha, pense em outras palavras para rimar com elas.
Resposta pessoal. Possíveis respostas: Para as rimas PERDIDO/CONHECIDO algumas sugestões de rimas são: parecido, agradecido e merecido; para as rimas ACHADO/ASSINADO, as sugestões são: amado, adequado, alegado e ajuizado.

c) Quantos versos possui a quadrinha que você leu?
Resposta: a quadrinha tem quatro versos. Explique aos alunos que as quadrinhas levam esse nome justamente por todas apresentarem quatro versos.

Enquanto realizam as atividades, circule pela sala verificando se os alunos têm alguma dúvida quanto à realização das atividades e auxilie-os sempre que necessário.

Quando todos concluírem as atividades, recolha os cadernos para serem corrigidos.

Etapa 3 (Aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)
Organize os alunos em duplas e relembre com eles as quatro quadrinhas trabalhadas e o tema de cada uma delas (quadrinha 1: alguém que quer descobrir o que deve plantar para colher chocolate; quadrinha 2: alguém que queria companhia para cantar; quadrinha 3: alguém que queria viajar em seus pensamentos; quadrinha 4: uma criança bem pequenininha que tem muito amor pelo pai e pela mãe.)

Em seguida, solicite às duplas que escolham um tema para produzirem uma quadrinha e peça que o compartilhem com os colegas. Se necessário, para auxiliá-los na escolha, sugira alguns temas, como amizade, amor, saudade, frutas, etc. As sugestões poderão ser escritas na lousa para que os alunos possam visualizá-las. Registre as escolhas dos alunos na lousa e certifique-se de que todos possam ter a oportunidade de falar. 

Depois que as duplas tiverem escolhido seu tema, entregue uma folha de papel almaço e solicite que escrevam a quadrinha. Intervenha na produção, dizendo que pensem em palavras relacionadas ao tema e algumas que rimem entre si. Lembre-os da quantidade de versos de uma quadrinha e das rimas (que são obrigatórias). Circule entre as duplas fazendo uma breve leitura das quadrinhas que estão sendo produzidas e faça as intervenções necessárias. 

Assim que todas as duplas concluírem a escrita com as devidas correções, organize-as para que façam a leitura em voz alta para os demais colegas.

Ao término das apresentações, recolha as produções e cole-as no mural de atividades da turma.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas da sequência didática. Poderão ser avaliados a participação, o envolvimento dos alunos, a compreensão das características de uma quadrinha, a identificação do tema, o planejamento e a escrita da quadrinha e a leitura e a identificação das rimas.

Durante o desenvolvimento do estudo e das atividades, observe:

• o aluno compreende o conteúdo da quadrinha?

• o aluno é capaz de identificar as informações explícitas em um texto?

• o aluno participa da escrita da quadrinha e consegue realizá-la seguindo as características desse gênero textual?

• o aluno consegue ler com fluência, entonação e ritmo?

• o aluno identifica as rimas na quadrinha e as inclui na sua produção?

Além dessas observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Leia a quadrinha abaixo em voz alta e responda:

Em cima daquela serra
Tem um banco de areia
Onde assenta mulher velha
Pra falar da vida alheia.
Origem popular

a) Qual é o assunto dessa quadrinha?
Resposta: a quadrinha é sobre uma mulher já de mais idade que se assenta em uma serra para observar e falar da vida das outras pessoas.

b) Identifique e pinte as rimas que aparecem na quadrinha.
Resposta: areia e alheia.

2. Produza uma frase utilizando as rimas que você encontrou na quadrinha da atividade anterior.
Resposta pessoal.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário