Atividade de Arte 1ºano fundamental - Habilidades: EF15AR01, F15AR04, EF15AR05 (plano de aula BNCC)

Título: Retrato

Objetivos de aprendizagem:

  • Reconhecer o retrato como gênero artístico que pode ser realizado em diferentes modalidades das artes visuais (pintura, escultura, desenho, gravura etc.).
  • Perceber a existência de retratos de pessoas reais e imaginárias.
  • Saber fazer retratos de diferentes formas e com diferentes materiais.
  • Criar retratos e organizar uma exposição para a comunidade.

Objeto de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais).
Habilidade trabalhada: (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Objeto de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais).
Habilidade trabalhada: (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Objeto de conhecimento: Materialidades (Artes visuais).
Habilidade trabalhada: (F15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Objeto de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais).
Habilidade trabalhada: (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Tempo previsto: 250 minutos (5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Imagens selecionadas, papel sulfite A3, tesouras com pontas arredondadas, cola branca, revistas, lápis de cor, fita crepe, caneta hidrocor, caneta marcador permanente (ou caneta para retroprojetor), giz de cera, tinta guache, papel vegetal (ou plástico, ou papel transparente), corda para varal e prendedores de roupas.

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie antecipadamente imagens impressas ou virtuais das obras de arte com o tema retrato apresentadas a seguir. 

- Puxão de orelha, de José Ferraz de Almeida Júnior.  Óleo sobre tela, 45 cm x 23 cm. s/d.

- Menino com lagartixas, de Lasar Segall. Óleo sobre tela, 98 cm x 61 cm. 1924.

- Menino com pipa, de Candido Portinari. Óleo sobre tela, 100 cm x 81 cm. 1947.

- Paul vestido de arlequim, de Pablo Picasso.  Óleo sobre tela, 97,5 cm x 130 cm. 1924.

- Retrato da Madame Matisse, de Henri Matisse. Óleo sobre tela, 80,5 cm x 99,4 cm. 1905.

- Retrato de um jovem rapaz segurando um desenho de criança, de Giovanni Francesco Caroto. Óleo sobre madeira, 37 cm x 29 cm. 1515.

- Retrato do Dr. Gachet, de Vincent van Gogh. Óleo sobre tela, 68 cm x 57 cm. 1890.

- As meninas Cahen D’Anvers (Rosa e Azul), de Pierre-Auguste Renoir. Óleo sobre tela, 119 cm x 74 cm. 1881.

Na semana anterior à aula, solicite aos alunos que pesquisem fotografias de familiares em diferentes situações (aniversários, festas comemorativas, situações cotidianas, etc.) e as levem para a sala de aula em uma data combinada.

No dia da aula, inicie a conversa com os alunos propondo uma roda de apreciação das fotografias que eles trouxeram. Durante a apreciação, destaque que o retrato é uma representação de alguém. Oriente-os a observar as semelhanças e as diferenças entre as imagens, destacando características das pessoas fotografadas. Esclareça que as fotografias nos permitem saber, por exemplo, como uma pessoa era na infância ou conhecer como eram as pessoas alguns anos atrás. Lembre-se de tratar da diversidade cultural e do respeito às diferenças. Pontue que, antes da invenção da máquina fotográfica, o retrato das pessoas era feito por meio de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, como uma forma de manter vivas as lembranças delas.

Apresente as imagens das obras de arte selecionadas sobre retrato e converse com os alunos sobre as diferenças e as semelhanças que percebem em cada imagem. Questione sobre as características que eles veem, como a cor dos cabelos, dos olhos, da pele, a posição da pessoa retratada, o material com que foi feita a pintura, etc.

Nesse momento, você pode propor uma interação com as imagens apresentadas, com base na leitura e na representação corporal. Os alunos deverão escolher uma imagem e representar a pose da pessoa retratada, buscando adequar seu corpo ao que está sendo visto. É importante que cada aluno explique o porquê de sua escolha. Para isso, questione os alunos sobre suas preferências: vocês prefeririam inventar outra pose? Qual seria? E se estivessem segurando algo? Como seria? Que expressão estariam fazendo?

Aproveite também para comentar, de maneira breve, quem são os artistas que produziram as obras de arte e sua importância no cenário artístico. Ao conhecer obras arte e pensar sobre elas, os alunos constroem suas próprias ideias e refletem sobre a arte como objeto sócio-histórico da humanidade.

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Na sala de aula, monte uma espécie de varal na altura dos alunos e prenda nele algumas folhas de papel transparente (ou papel vegetal, ou plástico). Organize os alunos em duplas e coloque-os entre essas folhas, um de frente para o outro. Entregue a eles as canetas próprias para o suporte utilizado (em folhas para transparência ou plástico, utilize canetas para retroprojetor ou marcador permanente; em papel vegetal, dê preferência ao lápis ou à caneta hidrocor).

Um aluno de cada vez deverá desenhar o rosto do seu colega na folha transparente. Caso seja necessário, o aluno-modelo poderá encostar o rosto na folha, de modo a facilitar o contorno pelo aluno-artista. Enquanto fazem os contornos, solicite que prestem atenção aos detalhes do rosto do colega, como os olhos, a posição do cabelo, o jeito dos lábios, etc. 

Peça aos alunos que anotem no papel o nome do aluno cujo rosto foi contornado/desenhado e troquem de lugar com o colega para que ele possa fazer os mesmos procedimentos.

Após essa etapa inicial, o aluno, ainda observando o colega modelo, deverá colorir o desenho/contorno feito. Para isso, pode utilizar diferentes materiais: canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, etc.

Ao terminarem as representações, exponha as produções dos alunos de forma que todos possam observar e comentar sobre seu processo criativo e a escolha do material. 

Etapa 3 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Comente com os alunos que o retrato, apesar de ter como tema pessoas, nem sempre precisa ser realista e que a arte permite aos artistas fazerem retratos de diferentes maneiras, podendo ser expressivos, abstratos, imaginários, utilizando diversos tipos de materiais e inventando formas e rostos que não existem de verdade. 

Providencie, antecipadamente, imagens impressas ou virtuais de obras de arte da artista Hannah Höch, como as apresentadas a seguir.

- English Dancer. Fotomontagem. 1928.

- German Girl. Fotomontagem. 1930.

- The Sweet One. Fotomontagem. 1926.

Em seguida, esclareça que a técnica utilizada por ela é a fotomontagem, que consiste na combinação de fragmentos de imagens fotográficas para gerar uma nova imagem. Explique que esse procedimento também dialoga com a colagem, isto é, trata-se da elaboração de uma composição, tomando por base imagens já existentes ou fragmentos destas, recortando e colando.

Organize os alunos em grupos e distribua algumas revistas e tesouras com pontas arredondadas para eles. Em seguida, entregue uma folha A3 para cada aluno e informe a eles que terão de criar um retrato diferente, montado com partes de pessoas diferentes. Nesse retrato, poderão criar personagens que não existem e que vivem apenas no imaginário deles. 

Para isso, solicite que recortem das figuras da revista: dois olhos, um nariz, duas orelhas e uma boca. Eles também poderão recortar outras partes de corpos, letras, flores e elementos geométricos. Permita que os alunos recortem vários elementos e consigam um bom acervo de imagens para poderem escolher.

Após o recorte, peça aos alunos que olhem tudo o que recortaram e tentem montar uma pessoa com essas partes, combinando-as sobre a folha A3. Nesse momento, distribua a cola e explique como eles deverão utilizá-la, fixando os fragmentos recortados. 

Feita a colagem das partes formando uma pessoa, solicite aos alunos que criem o cenário, isto é, o local onde esse retrato foi feito, que pode ser produzido tanto com novas colagens quanto com desenhos ou pinturas.

Exponha as produções dos alunos de forma que todos possam observá-las. Peça a cada aluno que comente sobre seu processo criativo, a escolha do material e o que sentiu ao montar uma pessoa que não existe. O objetivo dessa atividade não é fazer que os alunos retratem uma pessoa padrão, e sim que experimentem a criação de retratos imaginários com base nos procedimentos da colagem.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento das atividades. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento dos alunos, o trabalho em grupo, a organização, a criatividade, a apresentação e a produção artística indicadas nas etapas 2 e 3.

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:

  • o aluno compreende que o retrato é um gênero artístico que pode ser realizado em diferentes modalidades das artes visuais (pintura, escultura, desenho, gravura, etc.)? 
  • o aluno percebe a existência de retratos de pessoas reais e imaginárias? 
  • o aluno produz retratos utilizando os procedimentos do desenho e da colagem?

Após o trabalho com a sequência didática, proponha aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa para que os alunos as copiem e respondam.



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