Atividades de Arte 9ºano com gabarito - EF69AR04, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07, EF69AR08

1. Sob qual contexto histórico da arte o lambe pode ser representado?
a) Contracultura.
b) Arte moderna.
c) Renascimento.
d) Arte beatnik.
e) Arte nouveau.

2. Qual a diferença de um cartaz publicitário para um lambe?

3. O lambe pode ser considerado uma street art?

4. Existe algo de relevante na rápida aplicação do lambe para as pessoas que a produzem. Você saberia dizer no que essa relevância está pautada para a manifestação?

5. Existem algumas regras em que os artistas que colam lambes pela cidade se baseiam. Quais são elas?

6. São aspectos importantes para a realização de uma feira cultural na escola:
a) Debates e reflexões.
b) Atritos e embates.
c) Planejamento e participação ativa. 
d) Propostas e acessórios.
e) Decoração e trabalho em grupo.

7. De que forma uma comunidade pode ter experiências e análise de diferentes expressões artísticas?

8. Entre os profissionais abaixo, que se encontram na categoria do sistema das artes visuais, qual deles estuda a melhor forma de compor uma imagem fotográfica?
a) Designer.
b) Publicitário.
c) Fotógrafo.
d) Artista visual.
e) Ilustrador.

9. Quais elementos, além das regras fotográficas, podem identificar uma imagem?

10. Observando a composição, que cenário e descrição podemos fazer a seu respeito, tomando como foco somente os objetos que estão presentes?


GABARITO

Habilidade trabalhada – Atividades 1 a 3
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
1. Alternativa A.
2. Os cartazes lambe-lambe feitos com tipografia eram inicialmente utilizados na publicidade, mas, com o advento de outros meios de impressão, a publicidade passou a utilizar novos meios de propagação de ideias, e o lambe passou a ser também um elemento artístico, apresentando frases de protesto, identidade, motivacionais, entre outras.
3. Sim, pode ser pensada como street art, pois sua aplicação faz sentido quando é
veiculada pelas ruas.

Habilidade trabalhada – Atividades 4 e 5
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
4. O baixo custo e a fácil aplicação do lambe pelas ruas facilita a propagação de deias e manifestações.
5. Entre as regras estão: não pintar ou colar em patrimônio privado e em monumentos; não pintar ou colar na frente de placas de trânsito, usar preferencialmente lugares abandonados ou inóspitos para sua arte.

Habilidade trabalhada – Atividades 6 a 7
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
6. Alternativa C.
7. Por meio da troca e do compartilhamento de saberes.

Habilidade trabalhada – Atividade 8
(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
8. Alternativa C.

Habilidade trabalhada – Atividades 9 a 10
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
9. Cores, contexto histórico, atitudes, objetos entre outros.
10. O cenário e os objetos indicam que a cena se desenvolve em uma praia e que possivelmente há crianças brincando nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário