Atividades de Ciências 6ºano com respostas comentadas (BNCC) EF06CI01, EF06CI02, EF06CI03, EF06CI04

As questões atendem às especificações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes às habilidades a seguir.

EF06CI01 – Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

EF06CI02 – Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

EF06CI03 – Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

EF06CI04 – Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

O texto abaixo será utilizado para a resolução das questões 1 e 2.

O bolo de fubá é uma das receitas mais populares e deliciosas da nossa culinária. O fubá é uma farinha de milho fina, muito utilizada pela população brasileira, especialmente os povos indígenas.
Para o preparo do bolo de fubá, os ingredientes são simples: óleo, ovos, açúcar, leite ou água, fubá, farinha de trigo e fermento em pó.

Após a leitura do texto, responda:

1. No preparo de um bolo, é possível ver o aumento do volume de sua massa, dito popularmente como “crescimento do bolo”. Em sua opinião, por que o volume aumenta?

2. A química está presente no preparo de um bolo? Explique.

O texto abaixo servirá de apoio para a resolução das questões 3 e 4.

[...] No Brasil, a utilização das plantas medicinais usadas no tratamento de doenças está totalmente ligada às culturas indígenas, negras e dos imigrantes europeus. [...]

Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5212>. 

3. Qual é a diferença entre os medicamentos naturais e artificiais? Cite exemplos.

4. Todo medicamento natural pode ser utilizado sem prescrição médica, em qualquer quantidade? Explique.

5. O método de filtração simples está presente na indústria farmacêutica, na produção de medicamentos diversos, em nosso cotidiano, no preparo de um cafezinho e na estação de tratamento de água (ETA). Sabendo da importância do método de filtração, descreva-o.

6. Na limpeza das casas é comum o uso do aspirador de pó como um equipamento que recolhe pequenas partículas de poeira e sujeira. O método de separação envolvido na utilização do aspirador de pó é:
a) centrifugação.
b) decantação.
c) peneiração.
d) destilação.
e) filtração.

7. As porções que compõem uma mistura são chamadas de fases, portanto, para uma mistura existir é necessário no mínimo dois componentes, por exemplo, água e óleo.
Assim, classifique a mistura: água, areia, etanol (álcool etílico), gasolina, pedregulho, limalha de ferro de acordo com seu número de fases.
a) 2 fases
b) 3 fases
c) 4 fases
d) 5 fases
e) 6 fases

8. As misturas estão presentes em diversas situações do dia a dia. No café da manhã, por exemplo, muitas pessoas costumam tomar o famoso café com leite. Das alternativas abaixo, qual é a única que só tem misturas?
a) Alumínio, cobre, água da torneira.
b) Aço, bronze, madeira compensada.
c) Ar, nitrogênio, gasolina.
d) Prata, ferro, sangue.
e) Leite, sangue, oxigênio.

9. Em nossa rotina observamos diferentes tipos de transformações, que podem ser físicas ou químicas. Qual das alternativas a seguir não apresenta transformação química?
a) Roupa secando no varal.
b) Fruta apodrecendo.
c) Comprimido efervescendo na água.
d) Queima de gasolina.
e) Formação de ferrugem em um navio.

10. Fenômeno é um processo de transformação da matéria e pode ser classificado como químico ou físico. A única alternativa correta referente a fenômeno químico é:
a) gelo derretendo em um copo.
b) reflexo da luz na água do mar.
c) prego enferrujando.
d) papel sendo picado.
e) água evaporando.

GABARITO

Questão 1
Objetivo de aprendizagem:

Identificar evidências de transformações químicas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI02

Resposta: O fermento em pó é responsável pelo aumento do volume da massa do bolo. As substâncias presentes no fermento em pó, ao serem dissolvidas na água ou na água presente no leite do bolo, formam gás carbônico e, durante a sua liberação, fazem o bolo “crescer” (aumenta de volume). Este é um fenômeno químico.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome os conceitos de transformação química, dando especial atenção às transformações com liberação de gases. Solicite uma pesquisa sobre reações químicas e, depois, peça que listem as principais reações químicas encontradas no dia a dia.

Questão 2
Objetivo de aprendizagem:

Identificar evidências de reações químicas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI02

Resposta: Sim. A produção de um bolo envolve transformação, ou seja, reação química. Durante a mistura dos ingredientes com o fermento em pó químico, é possível ver pequenas bolhas de gás sendo liberadas. Isso se deve à reação química, o gás carbônico que faz o bolo crescer, tornando a massa leve e macia. Essa reação é favorecida pelo aquecimento.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome os conceitos de evidências de transformação química. Solicite uma pesquisa sobre a função do fermento químico no preparo de um bolo.

Questão 3
Objetivo de aprendizagem:

Identificar as diferenças de medicamentos naturais e sintéticos.
Habilidade desenvolvida: EF06CI04

Resposta: Medicamentos artificiais são sintéticos, produzidos na indústria, por exemplo, dipirona, paracetamol, diclofenaco sódico. Já os medicamentos naturais são extraídos da natureza, como chá de gengibre e de folhas.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome os conceitos de medicamentos, juntamente com seus malefícios e benefícios. Solicite uma pesquisa sobre a produção de medicamento natural e sintético e a apresentação dos dados obtidos em um cartaz.

Questão 4
Objetivo de aprendizagem:

Identificar os benefícios e os malefícios dos medicamentos naturais e sintéticos.
Habilidade desenvolvida: EF06CI04

Resposta: Não. Mesmo o medicamento sendo natural, existe uma posologia a ser seguida, para evitar danos ao organismo.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome os conceitos de posologia de medicamentos. Proponha uma discussão em grupo sobre posologia de medicamentos naturais e sintéticos. Realiza também atividades práticas de leitura de bulas e pesquisas sobre a posologia de diversos medicamentos. Se achar conveniente, proponha ainda que os alunos pesquisem os ensaios clínicos realizados para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Questão 5
Objetivo de aprendizagem:

Identificar os diferentes métodos de separação.
Habilidade desenvolvida: EF06CI03

Resposta: O método de filtração é um processo de separação de misturas heterogêneas (sólido/líquido ou sólido/gás). Esse processo consiste basicamente em passar a mistura através de um meio filtrante (papel-filtro, por exemplo), de modo que a fração sólida da mistura fique retida nesse filtro e a fração líquida ou gasosa, passe por ele e seja recolhida em um recipiente. São exemplos a filtração do pó de café e do ar nos aparelhos de ar condicionado.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome os conceitos de métodos de separação. Faça com eles um experimento sobre filtração de água; depois, solicite a eles que elaborem um relatório sobre essa prática. Aproveite o tema e solicite também que pesquisem outros métodos de separação de misturas heterogêneas. Depois, proponha uma roda para a discussão e o compartilhamento de informações.

Questão 6
Objetivo de aprendizagem:

Identificar os métodos de separação de materiais.
Habilidade desenvolvida: EF06CI03

Resposta: alternativa e.

Justificativas:
a)
Essa alternativa está incorreta, pois centrifugação envolve rotação rápida do recipiente em que se encontra a mistura. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar apenas do processo de separação.
b) Essa alternativa está incorreta, pois para existir a decantação é preciso um meio líquido. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar sistemas de filtração, que são associados com decantação, especialmente se relacionou filtração com tratamento de água, que também envolve decantação.
c) Essa alternativa está incorreta, pois o método de peneiração envolve apenas materiais grosseiros. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar apenas dos componentes maiores retidos no filtro do aspirador de pó.
d) Essa alternativa está incorreta, pois destilação envolve meio líquido e fonte de aquecimento. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar apenas do processo de separação de materiais.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome o conceito de métodos de separação de  misturas homogêneas e heterogêneas, reforçando que cada mistura exige um método específico de separação. Proponha uma pesquisa sobre principais métodos de separação da questão (filtração, decantação, centrifugação, destilação e peneiração) e uma apresentação com compartilhamento de informações e discussão.

Questão 7
Objetivo de aprendizagem:

Identificar o número de fases das misturas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI01

Resposta: alternativa d.

Justificativas:
a)
Essa alternativa está incorreta, pois a mistura água, areia, etanol (álcool), gasolina, pedregulho, limalha de ferro é formada por mais de duas fases. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por confundir fase com estado físico.
b) Essa alternativa está incorreta, pois a mistura é formada por mais de três fases. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por ter associado apenas a diferença de cores da mistura, uma vez que na mistura dos componentes citados é possível visualizar três cores.
c) Essa alternativa está incorreta, pois a mistura é formada por mais de quatro fases. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por ter associado três sólidos (areia, pedregulho e limalha de ferro) e o restante da mistura líquido, totalizando quatro fases.
e) Essa alternativa está incorreta, pois a mistura é formada por cinco fases. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por ter associado a quantidade de componentes da mistura, que são seis, sem atentar que água e etanol se misturam, formando apenas uma fase.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome o conceito de fases de misturas heterogêneas, reforçando que fase é cada uma das partes que compõem uma mistura. Se possível, solicite que realizem o experimento com as mesmas substâncias da atividade – água, areia, etanol (álcool), gasolina, pedregulho, limalha de ferro) – para verificarem o número de fases na prática.

Questão 8
Objetivo de aprendizagem:

Identificar e evidenciar misturas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI01

Resposta: alternativa b.

Justificativas:
a)
Essa alternativa está incorreta, pois cobre não é mistura, é uma substância. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por não atentar ao fato de que todos os itens deveriam ser misturas.
c) Essa alternativa está incorreta, pois nitrogênio não é mistura, é uma substância pura. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar que o nitrogênio também está presente na composição atmosférica.
d) Essa alternativa está incorreta, pois prata e ferro não são misturas, são substâncias puras. É
possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por se tratar de dois metais, no recipiente, formando uma mistura, juntamente com o sangue.
e) Essa alternativa está incorreta, pois oxigênio não é mistura, e sim substância. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar que o oxigênio também está presente na composição atmosférica, fazendo parte da mistura de gases.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome a definição de misturas e de tipos de mistura (heterogênea e heterogênea). Se possível, solicite que tragam para a próxima aula pedaços de metais puros, como ferro, cobre e alumínio, facilitando, assim, a discussão e o melhor entendimento. Ou solicite pesquisas e leituras sobre os temas.

Questão 9
Objetivo de aprendizagem:

Identificar e evidenciar transformações químicas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI02

Resposta: alternativa a.

Justificativas
b)
Essa alternativa está incorreta, pois o apodrecimento das frutas envolve transformação química, uma vez que há modificação na composição das frutas após o apodrecimento (como cor, sabor e cheiro). É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar que o apodrecimento de frutas é um processo natural, não necessitando de intervenção de processos específicos.
c) Essa alternativa está incorreta, pois a efervescência do comprimido envolve transformação química: há liberação de gás carbônico durante a reação. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por não recordar que a liberação de gases faz parte de reação química.
d) Essa alternativa está incorreta, pois a queima da gasolina envolve a transformação química do combustível em outros gases, modificando sua composição original, que também pode ser evidenciada pela liberação de calor. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar que líquidos em contato com fogo tendem a evaporar, por exemplo, a água.
e) Essa alternativa está incorreta, pois a formação de ferrugem no navio envolve transformação química, que é um processo irreversível, assim como um prego ou um portão em decomposição. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar que processos de decomposição de navios são lentos, e reações químicas tendem a ser mais rápidas.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome a definição de transformação química. Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa na internet ou em livros didáticos sobre fenômenos físicos e químicos e elaborem cartazes com exemplos dos fenômenos e diferenças entre eles.

Questão 10
Objetivo de aprendizagem:

Identificar e evidenciar as diferenças de fenômenos químicas e físicas.
Habilidade desenvolvida: EF06CI02

Resposta: alternativa c.

Justificativas:
a)
Essa alternativa está incorreta, pois o derretimento do gelo é um fenômeno físico, não há modificação na composição da água. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar do processo de mudança de estado sólido para líquido.
b) Essa alternativa está incorreta, pois o reflexo da luz na água do mar é um fenômeno físico. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por achar que reflexão é um fenômeno químico.
d) Essa alternativa está incorreta, pois quando picamos uma folha de papel, modificamos seu tamanho e formato, mas ela não deixa de ser papel. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa relacionar a mudança de formato e tamanho com uma transformação.
e) Essa alternativa está incorreta, pois evaporação da água é um fenômeno físico, não há modificação na constituição da matéria. Sua composição continua sendo constituída somente por água. É possível que o aluno tenha assinalado essa alternativa por recordar do processo de mudança de estado líquido para vapor.

Comentários e reorientações:
Caso os alunos não respondam satisfatoriamente, retome a definição de fenômenos químicos. Solicite que realizem uma pesquisa na internet ou em livros didáticos sobre fenômenos físicos e químicos e, em seguida, façam um debate sobre os temas, com livre expressão de informações e ideias.

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