Atividades de Geografia 7ºano com respostas comentadas (BNCC) EF07GE01, EF07GE02, EF07GE04, EF07GE11, EF07GE12

1. De acordo com seus estudos realizados no bimestre, explique por que representações dos aspectos naturais do Brasil na mídia, em geral, podem ser consideradas estereotipadas.

2. Explique por que representações culturais do Brasil na mídia, em geral, podem ser consideradas estereotipadas.

3. Leia o seguinte trecho.

O Brasil é um país tropical, de clima quente, e vegetação exuberante.
O país conta com praias paradisíacas, onde faz calor o ano todo.
Além das belezas naturais, o Brasil tem uma culinária incrível, além de uma grande riqueza
cultural, com música, dança, e outras manifestações artísticas.
É o melhor destino turístico para suas férias!

a) Utilizando o conceito das zonas climáticas, o trecho apresentado pode ser considerado uma representação fiel do clima brasileiro? Justifique.
b) Destaque um elemento cultural e outro elemento natural do Brasil apresentados no trecho acima.

4. Sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta.
a) Por conta da elevada extensão territorial brasileira, é possível observar diferentes biomas, todos eles em bom estado de conservação ambiental.
b) Na região costeira, observa-se a Mata Atlântica, bioma muito alterado pela ocupação humana e pela exploração de seus recursos.
c) O Brasil apresenta baixa diversidade natural, uma vez que seu clima não varia ao longo do território.
d) Os biomas brasileiros mais devastados estão longe dos centros urbanos, onde a fiscalização é mais difícil de ser executada.

5. Assinale a alternativa que apresenta atividades econômicas não realizadas na Mata Atlântica nos últimos séculos de ocupação.
a) Café, cana-de-açúcar.
b) Pau-brasil, cana-de-açúcar.
c) Algodão e extração de látex.
d) Café, mineração.

6. Diferencie as características principais das unidades de conservação de uso sustentável e de proteção integral, conforme a definição do SNUC.

7. Mencione os principais desafios enfrentados pelo Brasil na preservação de suas florestas.

8. Assinale a alternativa que apresenta o conceito relativo ao número de habitantes por área em determinado território.
a) população absoluta
b) expectativa de vida
c) crescimento vegetativo
d) densidade demográfica

9. Sobre a distribuição da população brasileira, assinale como (V) verdadeiro ou (F) falso cada afirmação.

(  ) A densidade populacional brasileira é bastante elevada por todo o território.

(  ) O litoral brasileiro apresenta as maiores densidades demográficas do território.

(  ) A região amazônica, no geral, apresenta baixos índices de densidade demográfica.

( ) Aspectos históricos e geográficos podem explicar a distribuição desigual da população brasileira pelo território.

10. Qual é a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação para os povos e comunidades tradicionais?

GABARITO

Habilidade trabalhada – Atividades 1, 2 e 3
(EF07GE01)
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

1. O aluno deve explicar que essas representações podem ser consideradas estereotipadas porque, em geral, elas não abordam a variedade de clima, domínios morfoclimáticos e biomas existentes no país, representando somente um ou outro aspecto que não refletem o Brasil em sua totalidade.

2. O aluno deve explicar que podem ser consideradas estereotipadas porque, em geral, não abordam a diversidade de manifestações culturais (rurais ou urbanas) que podemos encontrar no país, representando somente aspectos culturais de uma ou outra região.

3.
a)
Não, a maior parte do território nacional localiza-se na zona tropical, porém a Região Sul está, quase toda, abaixo do trópico de Capricórnio, ou seja, na zona temperada do sul.
b) Clima tropical (natureza), culinária, música e dança.

Habilidade trabalhada – Atividades 4 e 5
(EF07GE11)
Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

4. Alternativa b.
A alternativa a está errada, pois não são todos os biomas que se encontram em bom estado de conservação. A alternativa c está errada, pois o Brasil apresenta grande diversidade natural e climática. A alternativa d está errada, pois os biomas mais devastados estão, principalmente, perto dos centros urbanos.

5. Alternativa c.
A extração de látex não foi uma atividade econômica realizada na Mata Atlântica, mas sim na região amazônica, e a produção de algodão se concentrou na região do Nordeste e, mais recentemente, no estado do Mato Grosso.

Habilidade trabalhada – Atividade 6
(EF07GE12)
Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

6.
Uso sustentável: permite algumas atividades humanas e moradia na área.
Proteção integral: proíbe a ocupação humana da área.

Habilidades trabalhadas – Atividade 7
(EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

7. O aluno poderá citar a disputa de interesses pelos recursos naturais, o agronegócio e a dificuldade de fiscalização das áreas naturais, além de outros desafios.

Habilidade trabalhada – Atividades 8 e 9
(EF07GE04)
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

8. Alternativa d.
A densidade demográfica é a relação entre a quantidade de habitantes e a área de um determinado território.

9. O aluno deverá completar com F, V, V, V as respectivas afirmações. A primeira afirmação é falsa, pois a densidade populacional brasileira não é elevada em todo o território, concentrando-se, principalmente, na região próxima ao litoral do país.

Habilidades trabalhadas – Atividade 10
(EF07GE04)
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

10. As unidades de conservação de uso sustentável são de grande importância para os povos e comunidades tradicionais, pois garantem a eles a moradia e o acesso aos recursos dessas áreas, onde podem realizar suas atividades extrativistas de maneira sustentável, mantendo também seus costumes e modos de vida tradicionais.

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