Avaliação de Matemática 7ºano - Gabarito comentado - EF06MA02, EF06MA03, EF06MA14, EF06MA16

***Avaliação em PDF no final***

GABARITO

Questão 1
Resposta:
Alternativa c.

Habilidade (EF06MA02)
Embora existam outras características que diferenciam o SND dos sistemas de numeração egípcio e romano, a utilização de símbolo para o zero é a principal. Esses três sistemas de numeração decimal usam símbolos para representar quantidades, portanto a primeira alternativa não é a solicitada. A segunda alternativa é incorreta, pois o SND é posicional e o aluno que a assinalar demonstra não haver compreendido o valor posicional dos números no SND. A característica descrita na última alternativa se refere ao sistema de numeração romano. Respostas incorretas indicam que é necessário rever as características do sistema de numeração decimal e compará-las aos sistemas egípcio e romano explorando principalmente o valor posicional dos algarismos. Verifique a necessidade de trabalhar atividades que reforcem a ideia do valor posicional do SND e, para isso, utilize Material Dourado e ábacos, a fim de que os alunos assimilem a ideia de que a posição do algarismo no número determina seu valor relativo. Explore também a decomposição dos números naturais por meio desses materiais, por exemplo, ao representar 157 com as peças do Material Dourado, os alunos podem perceber que, embora haja apenas 1 placa (da centena), ela é maior que as 5 barras (das dezenas), por isso o 1 representa um valor maior que o 5 neste número.

Questão 2
Respostas:

a) 20 154 = 2 × 10 000 + 0 × 1 000 + 1 × 100 + 5 × 10 + 4 × 1

b) 581 042 = 5 × 100 000 + 8 × 10 000 + 1 × 1 000 + 0 × 100 + 4 × 10 + 2 × 1

c) 201 458 = 2 × 100 000 + 0 × 10 000 + 1 × 1 000 + 4 × 100 + 5 × 10 + 8 × 1

d) 54 021 = 5 × 10 000 + 4 × 1 000 + 0 × 100 + 2 × 10 + 1 × 1

Habilidade (EF06MA02)
Para responder à questão, é necessário compreender o valor posicional dos algarismos e a decomposição de um número natural. O aluno precisa associar o valor posicional de um algarismo à ordem que ocupa no número e à potência de 10 correspondente. Verifique a necessidade de retomar o trabalho de composição e decomposição de números em atividades diversificadas utilizando o quadro valor de lugar, o Material Dourado, ábacos e outros materiais concretos a fim de que os alunos assimilem que um algarismo pode assumir valores relativos diferentes, de acordo com a ordem que ocupar no número.

Questão 3
Resposta:
Alternativa c.

Habilidade (EF06MA02)
Todos os números são formados pelos mesmos algarismos, mas em ordens diferentes. A maior ordem é a das dezenas de milhão. O número que representa a maior quantidade é 90 234 567, pois o algarismo 9 ocupa a ordem das dezenas de milhão. Respostas incorretas apontam para a necessidade de retomada do valor posicional dos algarismos na composição de um número por meio de recursos de contagem para fazer agrupamentos de dez em dez a fim de que o aluno perceba, por exemplo, que 1 dezena representa maior quantidade do que 1 unidade. Explorar essas relações usando o Material Dourado pode facilitar a assimilação da ideia de valor posicional. Faça isso relacionando essa ideia com a história da contagem e os diferentes sistemas de numeração utilizados na Antiguidade.

Questão 4
Resposta:
Alternativa d.

Habilidade (EF06MA01)
Os alunos deverão analisar cada uma das alternativas para identificar a correta. Se assinalarem uma alternativa incorreta, é possível que a comparação e a ordenação de números naturais na reta numérica não tenha sido compreendida e deverá ser retomada. A primeira alternativa é incorreta, pois 5 é o sucessor de 4 e não o antecessor. A segunda também é incorreta, pois o número que está faltando é menor que 7 e não maior que 7, como foi descrito. Para estar correta, a terceira alternativa deveria indicar que 4 é o número que vem imediatamente depois do 3, ou então 3 é o número que vem imediatamente antes do 4. Explore essas relações de ordenação associando os números à posição na reta. Faça uma reta na lousa e explore a representação de diferentes números, sempre associando com a ideia de maior/menor ou de sucessor/antecessor.

Questão 5
Resposta:
Não será possível distribuir igualmente todas as 1 473 caixas.

Habilidade (EF06MA03)
Os alunos inicialmente precisam resolver a divisão de 1 473 por 6. É uma divisão não exata, pois apresenta quociente igual a 245 e resto igual a 3. Isso significa que serão preenchidas 245 embalagens maiores com 6 caixas em cada uma e sobrarão 3 caixas sem embalar. Diferentes respostas podem ser dadas, dependerá da capacidade de argumentação de cada aluno. No entanto, todas devem indicar, de alguma forma, que não será possível distribuir igualmente todas as 1 473 caixas. Avalie os registros feitos pelos alunos e, conforme o que foi feito, considere acertos parciais nessa questão. Retome os significados relacionados ao algoritmo da divisão associando ao valor relativo dos algarismos que estão sendo divididos. Associar as trocas necessárias para efetuar a divisão aos valores monetários (cédulas de 100 reais, moedas de 1 real, de 10 centavos ou de 1 centavo) facilita a assimilação do algoritmo, pois aproxima os conceitos da realidade dos alunos. O trabalho com Material Dourado também favorece a compreensão do algoritmo da divisão.

Questão 6
Resposta:
A igualdade é mantida.

Habilidade (EF06MA14)
Inicialmente o aluno deverá identificar cada membro da igualdade. O primeiro membro é 15 × 12; se somarmos 20 a essa expressão, teremos 15 × 12 + 20, cujo resultado é 200. O segundo membro da igualdade é 180; se somarmos 20 a esse número, obteremos 200.  É possível que os alunos tenham dificuldade de identificar quais são os membros dessa igualdade. O objetivo dessa questão é que o aluno identifique que a igualdade se manterá, pois 200 = 200. Diferentes respostas podem ser dadas, dependerá da capacidade de argumentação de cada um.  Analise-as e, dependendo do que estiver escrito, considere acertos parciais. Por se tratar de uma ideia abstrata, é importante, além de explorar as relações aritméticas, mostrar formas concretas para os alunos compreenderem o conceito de igualdade. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas com uma balança de pesos – que pode ser elaborada com materiais recicláveis para fins didáticos. Ao equilibrar a balança de diversas formas, os alunos podem perceber que a relação de igualdade se mantém – por exemplo, se a balança estiver em equilíbrio e eles colocarem 5 cubinhos do Material Dourado em cada lado dela, o equilíbrio se mantém.

Questão 7
Resposta:
A(3, 5), B(7, 5), C(6, 2) e D(2, 2).

Habilidade (EF06MA16)
A questão avalia o entendimento da representação de pontos no plano cartesiano. É preciso que a primeira coordenada seja a abscissa e a segunda coordenada seja a ordenada. Respostas incorretas indicam a necessidade de resgatar o trabalho de coordenadas cartesianas no primeiro quadrante. Para isso, reforce o conteúdo e retome as explicações sobre as coordenadas de um ponto e a localização no plano, e utilize jogos como batalha naval ou promova um caça ao tesouro a fim de que os alunos usem coordenadas de maneira lúdica.

Questão 8

Habilidade (EF06MA17)
Para responder corretamente a essa questão, o aluno deve saber identificar vértices, faces e arestas na representação de sólidos geométricos. Se qualquer outro sólido for pintado, significa que ainda há dúvidas sobre o assunto. Em caso de respostas erradas, retome os conceitos por meio de atividades práticas em que os alunos construam estruturas – com palitos, canudos etc. – para representar as figuras espaciais estudadas e, enquanto isso, apropriam-se do vocabulário, associando os palitos às arestas, por exemplo. Usando papel de seda, eles podem encapar as estruturas e perceber as faces das figuras espaciais, associando-as aos polígonos.

Questão 9
Resposta: Alternativa c.

Habilidade (EF06MA28)
A questão solicita a identificação dos ambientes representados na planta baixa de uma casa. A primeira alternativa é incorreta porque não há 2 banheiros nessa casa. A segunda alternativa também é incorreta porque a sala é maior que a cozinha. Mesmo não sendo indicadas as medidas dos ambientes, por meio da comparação visual de áreas é possível perceber que a sala é menor do que os 2 quartos e a cozinha juntos. Portanto, a quarta alternativa também é incorreta. Precisamos considerar que nem sempre os alunos moram em ambientes tão definidos, o que pode dificultar essa relação com a interpretação dos espaços representados. Se sentirem dificuldade na resolução da questão, retome o assunto diversificando a representação de diferentes ambientes por meio de plantas e esquemas. Verifique se os alunos associam as palavras dormitório e quarto e, também, banho e banheiro. Se necessário, auxilie-os a fazer a correspondência entre elas.

Questão 10
Resposta: A figura formada será um hexágono, como representado a seguir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário