Formação de palavras 3ºano - EF03LP08, EF03LP13, EF03LP15, EF03LP33 (plano de aula BNCC)


**Plano de aula em PDF no final**

Atividade complementar
A atividade complementar poderá ser usada como avaliação para verificação de aprendizagem e reorganização do planejamento, se necessário. Sugerimos que as atividades desta seção sejam feitas em grupos colaborativos de trabalho.

Distribua dicionários entre os grupos de alunos. Cada grupo deverá buscar três palavras com as seguintes características:

• Grupo 1 – palavras com prefixo in- indicando negação;

• Grupo 2 – palavras com prefixo im- indicando negação;

• Grupo 3 – palavras com prefixo i- indicando negação;

• Grupo 4 – palavras com prefixo des- indicando ação contrária;

• Grupo 5 – palavras com prefixo re- indicando repetição de ação.

As palavras devem ser escritas em ordem alfabética e com o respectivo verbete e afixadas na classe para consulta dos alunos.

Gabarito

1.
a)
antônimo

b) O elemento in-.

c) I. Impossível. / II. Não possível.

(Chame a atenção dos alunos para o fato de a partícula in-, no caso de impossível, ser grafada com -m, já que vem antes da letra -p: impossível.)

d) inquieto / infeliz / inconsistente / incapaz / incompetente / insuportável

2.
a)
não está calçado. / não está cansado. / não está preparado. / não está unido.

b) O elemento ou a partícula des-.

c) descongestionado / desculpa / descontente / desenterrado /desinformado /descuidado

(Após corrigir as atividades, peça aos alunos que registrem no caderno a informação a seguir.)

As partículas in- e des- acrescentam o sentido de negação quando inseridas no início das palavras.

3.
a)
invisível

b) Foi acrescentada a partícula in- no início dessa palavra para dar a ideia de negação.

c) Resposta pessoal. Anote na lousa as hipóteses dos alunos e, em seguida, informe a correta: os restaurantes fantasmas a que se refere a revista não são físicos, ou seja, não têm espaço para atender os clientes, por isso aceitam apenas pedidos on-line, feitos pela internet.

4.
a)
replantadas

b) A partícula re-.

c) reescrita / reorganização / reelaboração / reabertura / readaptação / reúso

PDF - PLANO DE AULA E ATIVIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário