Geografia 1ºano fundamental - Plano de aula BNCC (EF01GE04) Gostos e preferências


Objetivos de aprendizagem e habilidades

• Reconhecer que as pessoas possuem gostos e preferências próprias, que podem ser semelhantes ou diferentes das preferências dos outros indivíduos.
Objeto de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares.
Habilidade trabalhada: (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

• Identificar, nomear e registrar alguns gostos e preferências pessoais.
Objeto de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares.
Habilidade trabalhada: (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Folhas de sulfite A4, fotografias individuais dos alunos (tamanho 3 x 4 cm), materiais para recorte (revistas, livros consumíveis, etc.), lápis de escrever, lápis de cor, tubos de cola e tesouras com ponta arredondada.

DESENVOLVIMENTO

Etapa 1 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Antecipadamente, peça aos alunos que tragam uma fotografia individual (tamanho 3 x 4 cm). Providencie folhas de sulfite A4 e materiais para recorte (revistas, livros usados consumíveis, etc.). Cole uma fotografia em cada folha, no canto superior esquerdo.

Inicie a aula conversando com os alunos sobre gostos e preferências. Peça-lhes que compartilhem coisas de que gostam muito, como brincadeiras, alimentos, leituras, personagens de histórias, etc., promovendo uma reflexão sobre os gostos pessoais de cada um. Verifique com os alunos quais gostos são semelhantes e quais são diferentes entre eles e, na sequência, conversem sobre a importância de se respeitar as preferências uns dos outros.

Em seguida, disponibilize aos alunos as folhas de sulfite A4 com a respectiva fotografia colada, o material para recorte, os tubos de cola e as tesouras com ponta arredondada. Oriente-os a pesquisar no material de recorte figuras que representem seus gostos e preferências com relação a alimentos, a cores, a vestimentas, a atividades de lazer, a brinquedos, etc. Peça para recortarem as imagens pesquisadas e para colarem-nas na folha de sulfite, montando assim um cartaz individual.

Organize entre os alunos a apresentação dos cartazes, montando, por fim, uma exposição na sala de aula. Peça a eles que observem os trabalhos dos colegas, destacando que, provavelmente, haverá imagens com gostos e preferências semelhantes ou diferentes dos seus. 

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Inicie a aula organizando os alunos em roda. Pergunte-lhes se gostam de frutas e se essas estão inseridas em sua alimentação. Em seguida, questione-os sobre qual fruta eles mais gostam de comer. Conforme os alunos mencionarem o nome das frutas, anote-os no quadro, pontuando quantos votos recebeu cada fruta, como no exemplo a seguir. 

MORANGO: I I I I

BANANA: I I

MAÇÃ: I I I I I

UVA: I I I I I I I

ABACAXI: I

Ao final da atividade, analise com os alunos quais foram as frutas que receberam mais e menos votos. Leve-os a refletir sobre a diversidade de gostos da turma e sobre o respeito à preferência de cada um.

Na sequência, entregue uma folha de papel sulfite A4 para cada aluno, peça que tenham em mãos lápis de escrever e lápis de cor e solicite que façam um desenho que represente a sua fruta preferida. 

Organize os trabalhos dos alunos em um mural na sala de aula, de maneira que todos possam apreciá-los.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento das atividades. Poderão ser avaliadas a participação e o envolvimento do aluno nas atividades, a organização, individual ou em grupo, a oralidade, a capacidade de identificar os próprios gostos e de respeitar os gostos dos colegas. 

Durante o desenvolvimento das atividades, observe: 

• o aluno reconheceu que todos possuem gostos e preferências próprias e que esses podem ser semelhantes ou diferentes uns dos outros?

• o aluno identificou, nomeou e registrou alguns gostos e preferências pessoais?

Além das observações, seguem algumas questões, relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza-a na lousa para que os alunos copiem-na no caderno e respondam às questões.

1. Todas as pessoas têm os mesmos gostos e preferências?
Resposta esperada:
 Não, pois as pessoas podem ter gostos e preferências diferentes umas das outras.

2. Você prefere alimentos doces ou salgados?
Resposta esperada: O aluno deverá identificar e citar sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário