Gramática 5ºano - Atividades com gabarito - Habilidade EF05LP25

Título: Artigo, adjetivo e locução adjetiva nas relações de concordância com o substantivo

Duração: 2 aulas

Introdução:
Para que as produções textuais tenham coerência, faz-se necessário entender os princípios da concordância entre as palavras. Pensando nisso, nesta sequência didática pretende-se explorar as relações de concordância entre os substantivos e seus determinantes: artigos, adjetivos e locuções adjetivas.

Objetivos de aprendizagem:
Procedimentos linguísticos-gramaticais e ortográficos

Habilidade:
(EF05LP25) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de diálogos (discurso direto), pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, vírgulas em enumerações), regras ortográficas.

Recursos e materiais necessários:
Lápis preto, borracha, caderno, lousa e giz (ou quadro e caneta).

Trechos de textos retirados do site:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/colet_m1.pdf>.

Desenvolvimento:

Aula 1 – Concordância entre substantivos e artigos
Duração: Uma aula.
Organização dos alunos: Individual e em duplas.

Atividade 1
Iniciar a aula lendo para os alunos o trecho a seguir, retirado do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, cuja localização está indicada no tópico Recursos e materiais necessários. Em seguida, transcrevê-lo na lousa destacando as palavras em negrito.

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.” 

Esclarecer o vocabulário do texto. Comentar com a turma que as palavras em destaque acompanham as palavras cachorra, costelas, chagas, inchação, beiços, comida e bebida. São artigos, que acompanham os substantivos e têm a função de especificá-los, personalizá-los. Mostre como esses artigos concordam em gênero (feminino/masculino) e número (singular/plural) com o substantivo que acompanham: “a cachorra...” feminino, singular; “as costelas...” feminino, plural; “as chagas...” feminino, plural; “a inchação...” feminino, singular; “dos beiços...” (de + os) masculino, plural; “a comida...” feminino, singular; “a bebida...” feminino, singular.

Destacar que, ao contrário, quando queremos generalizar, ou seja, deixar o substantivo indeterminado, usamos artigo indefinido. Dessa forma, se a intenção do autor fosse essa, poderia ter usado: “uma cachorra...”; “umas costelas...”; “umas chagas...”; “uma inchação...”; “de uns beiços...”; “uma comida...”; “uma bebida...”.

Chamar a atenção dos alunos para o fato de que “uma cachorra” faz referência a qualquer cachorra, “umas costelas” e “umas chagas” a quaisquer costelas e chagas, e assim por diante. Se julgar necessário, contextualizar e comentar que Baleia era a cachorra de estimação da família de retirantes retratada no livro Vidas secas.

Atividade 2
Escrever o trecho a seguir na lousa. Os alunos devem reescrevê-lo no caderno, completando as lacunas com os artigos que faltam.

“Baleia respirava depressa, (a) boca aberta, (os) queixos desgovernados, (a) língua pendente e insensível.”

Apesar de não estar no texto original, é possível aceitar a resposta “A Baleia”. Outros trechos do texto podem ser utilizados para essa atividade, a fim de sistematizar melhor o conceito de artigo.

Atividade 3
Com os alunos em duplas, solicitar que elaborem um texto de três linhas com o uso de artigo definido ou indefinido, em referência a um respectivo substantivo. Escrever na lousa a lista dos artigos definidos e indefinidos para que os alunos possam se orientar. Artigos definidos: o/os, a/as; artigos indefinidos: um/uns, uma/umas.

Depois que as duplas tiverem terminado o texto, solicitar-lhes que o reescrevam, omitindo os artigos utilizados anteriormente.

Solicitar a troca dos textos sem os artigos, entre as duplas, e pedir que completem o texto uns dos outros. A realização dessa etapa tem por objetivo reforçar a função do artigo junto ao substantivo, para defini-lo ou indefini-lo conforme o sentido que se pretende dar ao texto. 

Aula 2 – Concordância entre substantivos e adjetivos ou locuções adjetivas

Duração: Uma aula.

Organização dos alunos: Individual.

Atividade 1
Iniciar a aula lendo para os alunos o trecho a seguir, retirado do livro Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, cuja localização está indicada no tópico Recursos e materiais necessários. Em seguida, transcrevê-lo na lousa destacando as palavras em negrito.

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados.

Apontar que as palavras “crespos” e “arruivados” caracterizam o substantivo “cabelos”. Lembrar a concordância de gênero e número existente na relação entre substantivo e adjetivo. “Crespos” e “arruivados” são palavras que concordam em gênero (masculino) e em número (plural) com o substantivo cabelos, também masculino e plural.

Atividade 2
Para abordar a locução adjetiva, pode-se usar o seguinte trecho, extraído de Memórias de livros, de João Ubaldo Ribeiro.

[...] uma das ilustrações de Gustave Doré, mostrando monstros e personagens saindo dos livros de cavalaria do fidalgo me fez mal, porque eu passei a ver as mesmas coisas saindo dos livros da casa... [...].

Explicar aos alunos que, no trecho, as locuções adjetivas em destaque, ou seja, as expressões com mais de uma palavra, cumprem a função de dar qualidade a um substantivo.

Assim, temos:
“livros de cavalaria” (substantivo + locução adjetiva)

“livros da casa” (substantivo + locução adjetiva)

Atividade 3
Pedir aos alunos que, em duplas, tracem um perfil do seu personagem preferido. Pode ser de um filme, história em quadrinho ou desenho. O importante é usarem adjetivos relacionados à estrutura física e às características psicológicas desse personagem.

Solicitar que façam uma lista de pelo menos cinco adjetivos ou locuções adjetivas e recomendar que escrevam pelo menos 3 linhas, usando pelo menos 3 adjetivos/locuções da lista.

Depois, em duplas, eles devem ler o texto um para o outro. Os alunos podem descrever o personagem sem identificá-lo, a fim de que o leitor tente adivinhar sua identidade.

Aferição de aprendizagem

Além das questões sugeridas a seguir, que podem ser aplicadas como forma de avaliação, aferir processualmente a aprendizagem dos alunos em relação à:

• utilização correta dos conhecimentos gramaticais adquiridos para a resolução das atividades da aula 1.

• elaboração de um texto com atenção para a concordância entre artigo e substantivo (aula 1).

• produção textual na atividade da aula 2, observando o uso de adjetivos e locuções adjetivas que concordem em gênero e número com o substantivo.

Questões para auxiliar na aferição

1. Ao digitar as frases, certo autor desatento cometeu falhas de concordância.

Uns homem e umas mulher entraram no avião.

Assinale a alternativa que traz a frase digitada com o problema de concordância corrigido:

a) Um homens e umas mulheres entraram no avião.

b) Uns homens e uns mulheres entraram no avião.

c) Uns homens e umas mulheres entraram no avião.

d) Um homem e uma mulher entraram no avião.

2. Leia esta outra frase digitada pelo mesmo autor desatento:

A menina empolgado pulou trechos ao contar a história.

Assinale a alternativa que aponta o problema de concordância ocorrido.

a) A locução adjetiva não concorda com o substantivo.

b) O adjetivo não concorda em número com o substantivo.

c) O adjetivo não concorda em gênero e número com o substantivo.

d) O adjetivo não concorda em gênero com o substantivo.

Gabarito das questões

1. c

2. d

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