Intolerância religiosa - Atividade 5ºano - Plano de aula BNCC EF05HI03, EF05HI04 (História)

Título: A intolerância religiosa

Objetivos de aprendizagem:
Refletir sobre o tema das religiões e da diversidade cultural.

Objetos de conhecimentos: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos. Habilidade trabalhada: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. 

Promover a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças religiosas, buscando o combate à intolerância.

Objeto de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.

Habilidade trabalhada: (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.

Tempo previsto: 150 minutos (3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Dicionário da Língua Portuguesa, folha de papel almaço, lápis grafite, borracha, régua, tesoura com pontas arredondadas, tubos de cola, canetas hidrográficas, um exemplar de jornal, revistas para recortar, folha de papel sulfite A4.

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/1 aula)

Providencie, antecipadamente, um dicionário da Língua Portuguesa. 

Organize a turma em roda. Inicie uma conversa sobre o tema religião. Incentive todos a se manifestarem oralmente e a escutarem com atenção a fala dos colegas. 

Pergunte aos alunos se eles praticam alguma religião. Caso algum aluno seja ateu, enfatize a necessidade de se respeitar a formação e a opinião desse aluno e que ele, também, respeite as crenças dos demais. Aproveite momento introdutório para verificar os conhecimentos prévios da turma. 

Questione os alunos sobre o significado da palavra religião e registre na lousa as ideias apresentadas por eles. Uma vez esgotadas as ideias, solicite que um dos alunos procure a palavra “religião” no dicionário e leia o seu significado aos colegas.  

A partir do conceito lido, proponha um diálogo entre os alunos. Peça-lhes que comparem o que foi acrescido na lousa com o conceito do dicionário. Explique, caso não tenham essa informação, que a origem da palavra religião é latina e que significa “religar”, uma noção de ligar-se novamente ou constantemente. Estabeleça um tempo para concluírem a conversa e, na sequência, elabore na lousa com os alunos, uma frase que defina o conceito de religião. 

Prossiga questionando os alunos se na família deles existem pessoas que praticam religiões diferentes umas das outras e, caso a resposta seja afirmativa, pergunte se essa diferença de crença influencia no relacionamento familiar. Se não houver influência, ou mesmo se houver, indague-os sobre o porquê de isso ocorrer. Proponha uma reflexão a partir das colocações dos alunos e anote na lousa os motivos pertinentes levantados por eles. Intervenha, caso ocorram opiniões preconceituosas, conduzindo as colocações sempre com argumentos para uma atitude de respeito e tolerância com relação às ideias divergentes. 

Comente com os alunos que as atividades realizadas nesta sequência tratam de um tema bastante relevante, pois incentivam reflexões ligadas ao exercício do respeito às diferentes crenças religiosas. Em uma conversa inicial com a turma, lembre-os de que o Artigo 5º da Constituição do Brasil estabelece que todos os cidadãos têm liberdade de religião e que, de acordo com o Artigo 19 da Constituição, o Estado brasileiro é laico, ou seja, não apresenta uma religião oficial.  

Se julgar interessante, faça com os alunos a leitura em voz alta de trechos da Constituição que abordem o tema da liberdade religiosa. Para isso, acesse o documento completo da Constituição em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. 

Depois de apresentar aos alunos alguns artigos da nossa Constituição, converse com eles sobre a intolerância religiosa. Explique a eles que esse conceito se refere a toda e qualquer atitude ou perseguição violenta contra quem tenha uma fé religiosa. Por isso, combatendo a intolerância, o Estado laico estará garantido o direito à liberdade de culto a todas as pessoas. 

Destaque que as religiões pregam a paz, o amor, a justiça, a caridade e o entendimento entre as pessoas. Neste caso, há muito mais pontos de união do que de divergências entre os adeptos das religiões, e isto é extremamente significativo para a abordagem da questão. 

Com relação a esse tema tão delicado, é de fundamental importância que, durante o desenvolvimento desta sequência didática, os alunos discutam, exponham e ouçam argumentos e, se possível, conquistem uma visão pluralista que os incentive a ter atitudes de respeito e tolerância. 

Por fim, peça aos alunos que registrem no caderno o conceito de religião; o nome de todas as religiões citadas por eles e o conceito de intolerância religiosa, pois estas informações vão compor um jornal informativo que a turma vai produzir no decorrer das próximas aulas.

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/2 aulas)

Providencie, antecipadamente, jornal, folhas de papel sulfite A4, revistas, canetas hidrográficas coloridas, régua, tesoura de pontas arredondadas e tubos de cola.

Explique à turma que a atividade consiste na elaboração de um jornal informativo que será distribuído para outras turmas, a fim de que mais alunos se tornem conscientes do problema da intolerância religiosa e conheçam ações para combater esse problema.

Em sala de aula, utilize um exemplar de jornal para analisar com os alunos a estrutura dos textos informativos, por exemplo: como é a linguagem informativa; como devem ser os títulos das matérias; o que é apresentado na primeira página; o que é a manchete, etc. Após essa análise, proponha aos alunos que montem um jornal com os temas trabalhados na aula anterior. É importante que você defina com a turma qual vai ser a sequência de apresentação das matérias no corpo do jornal. 

Proporcione aos alunos um clima criativo e questione-os sobre qual será a matéria da capa. Pode ser, por exemplo: “Semelhanças entre as diferentes religiões”. 

Terminada a discussão e a organização da sequência das matérias escolhidas, os alunos vão organizar o jornal. Peça para que se organizem em cinco grupos.

Os grupos devem construir a matéria para compor o jornal. A matéria deve ser escrita em folha de papel sulfite A4, contendo as anotações que os alunos fizeram ao final da etapa anterior. 

Oriente os alunos para que delimitem uma margem na folha, escolham padrões com tamanhos diferenciados para títulos, subtítulos e texto, e que coloquem a fonte de onde pesquisaram e os nomes dos autores da matéria. 

Peça-lhes que recortem letras, fotos e imagens das revistas para compor o título e o texto das matérias. 

Em seguida, organize o jornal com toda a turma, seguindo as decisões tomadas no início da atividade. 

Estabeleça um tempo para a realização do trabalho. Percorra os grupos, auxiliando-os nas dificuldades ou nas dúvidas que porventura surgirem.

Concluídos os trabalhos, peça aos alunos que deem sugestões para o nome do jornal. Anote as sugestões na lousa e, em seguida, faça uma votação com a turma para elegerem o nome de que mais gostaram. 

Concluída a produção do jornal, solicite à escola que faça cópias a serem distribuídas para outras turmas. 

É interessante que cada turma receba pelo menos uma cópia do jornal.

Quando as cópias estiverem prontas, distribua-as entre os grupos e peça-lhes que se organizem para decidirem qual grupo irá entregar para qual turma. Combine com os outros professores, a fim de que os grupos possam entregar o jornal para as turmas, divulgando-o de maneira efetiva. 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Podem ser avaliados o envolvimento e a participação dos alunos, a capacidade de trabalhar em grupo, a organização e a criatividade durante as atividades.

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:

o aluno participou de todas as atividades propostas, sanando dúvidas e contribuindo com as discussões?

o aluno respeitou as opiniões dos colegas?

o aluno assimilou o conceito de religião?

o aluno reconheceu que existe uma pluralidade de religiões?

o aluno colaborou na elaboração do jornal?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. O que é religião?
Resposta pessoal. Avaliar a coerência das respostas com o conteúdo abordado nesta sequência didática.

2. O que é intolerância religiosa?
Resposta esperada: intolerância religiosa é a discriminação, por meio de agressões físicas ou verbais, contra as pessoas que têm diferentes crenças ou religiões.

3. Porque é importante combater a intolerância religiosa?
Espera-se que os alunos respondam que combater a intolerância religiosa é fundamental para mantermos uma convivência pacífica entre todas as pessoas, seguidoras de religiões ou não, valorizando assim a diversidade cultural.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário