Plano de aula de matemática 4ºano de acordo com a BNCC - EF04MA01, EF04MA02

Título: Os números presentes em revistas e jornais

Objetivo de aprendizagem:
Indicar o valor posicional de um algarismo em números até a ordem de dezenas de milhar.

Objeto de conhecimento: Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.

Habilidade trabalhada: (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivo de aprendizagem:
Escrever, por extenso, números até a ordem de dezenas de milhar.

Objeto de conhecimento: Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.

Habilidade trabalhada: (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivo de aprendizagem:
Compor e decompor números de até cinco ordens de diferentes maneiras.

Objeto de conhecimento: Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10.

Habilidade trabalhada: (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Recortes de revistas e/ou jornais e lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Para o desenvolvimento dessa aula, providencie antecipadamente recortes de jornais e/ou revistas, sendo um para cada dupla de alunos, com reportagens que apresentem números naturais até a ordem das dezenas de milhar com assuntos adequados à faixa etária dos alunos. 

Inicie a aula organizando os alunos em duplas e distribuindo para cada uma delas um dos recortes de jornal ou revista. Em seguida, peça às duplas que leiam a reportagem que receberam e conversem sobre as informações nela apresentada.

Enquanto os alunos leem as reportagens, circule pela sala de aula para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, observando a capacidade de leitura e compreensão do texto. Faça perguntas aos alunos.

Como se se lê este número?

O que ele representa no texto?

Ao final da aula, peça a cada dupla que apresente o assunto da reportagem que receberam para toda a turma, relatando, em síntese, a compreensão que tiveram. Peça às duplas que escrevam seus nomes nos recortes e recolha-os na sequência.

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Retome as duplas formadas na etapa anterior e distribua novamente as reportagens, propondo a elas que continuem a explorar o texto para realizarem as próximas atividades. Escreva as questões a seguir na lousa e solicite que os alunos copiem e resolvam no caderno.

1. Com o lápis de cor, contornem os números que aparecem na reportagem e copiem-nos no caderno. 

2. Escrevam os números encontrados na reportagem por extenso.

Depois, corrija na lousa a escrita dos números por extenso. Para isso, peça às duplas que digam os números que copiaram no caderno e anote-os na lousa em algarismos e, depois, por extenso. 

Concluída a correção, proponha uma nova atividade na lousa para que os alunos copiem e resolvam em duplas, cada um no seu caderno.

3. Decomponha os números que você encontrou seguindo o exemplo a seguir.

12 453=1×10000+2×1000+4×100+5×10+3×1

Oriente as duplas no processo de decomposição. 

Corrija com os alunos o exercício 3, fazendo a decomposição dos números. Proponha outra atividade aos alunos que envolva a composição de números naturais de até cinco ordens. Selecione, preferencialmente, números que apareceram nas reportagens lidas pelos alunos. Exemplos:

4. Componha os números.

a) 2×10 000+2×100+1×10+4×1= 20 214

b) 5×1000+6×1= 5006

c) 3×10 000+4×100+8×10= 30 480

d) 4×10 000+5×1000+7×100+3×10+6×1= 45 736

Corrija o exercício 4, auxiliando os alunos em caso de dúvidas.

Etapa 3 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
O objetivo desta aula é verificar a compreensão que os alunos apresentam a respeito do valor posicional de um algarismo em números naturais de até cinco ordens. 

Escreva a atividade a seguir na lousa para que os alunos a copiem e resolvam no caderno. 

Em cada item, pinte a ficha que apresenta o valor posicional do algarismo 5 no número indicado.


Corrija a atividade na sequência, verificando se os alunos têm alguma dúvida a respeito do valor posicional dos algarismos.
Para finalizar, promova um momento de conversa com os alunos para retomar o que foi visto nas etapas anteriores e para verificar se ficou alguma dúvida com relação a algum conteúdo estudado. Em caso afirmativo, intervenha e dê mais exemplos e exercícios.

Avaliação
A avaliação faz parte de todo o processo de ensino e aprendizagem, então deve ocorrer em todas as etapas da sequência didática. Faça registros das suas observações, intervenha quando necessário e promova momentos para que os alunos avancem em sua aprendizagem com relação aos números naturais de até cinco ordens.

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:
  • o aluno conseguiu identificar o valor posicional dos algarismos em números naturais de até cinco ordens?
  • o aluno escreveu números naturais de até cinco ordens por extenso?
  • o aluno fez a leitura correta dos números naturais de até a ordem das dezenas de milhar?
  • o aluno decompôs e compôs números naturais de até a ordem das dezenas de milhar?
Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Observe os seguintes números:
43 678       35 795          15 975          14 732         86 987        65 791
a) Em quais desses números o algarismo 7 tem valor posicional 700?
35 795, 14 732 e 65 791.

b) Em qual dos números o algarismo 3 tem o maior valor posicional?
35 795.

2. Utilizando os algarismos 2, 4, 5, 6 e 8 escreva três números de cinco algarismos em que o algarismo 8 tenha valor posicional 80 000?
Possíveis respostas: 86 542, 82 456 e 85 642.

Após o trabalho com a sequência didática, trabalhe com os alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.

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