Título: Os números presentes em revistas e jornais
Objetivo de aprendizagem:
Indicar o valor posicional de um algarismo em números até a ordem de dezenas de milhar.
Objeto de conhecimento: Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.
Habilidade trabalhada: (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Objetivo de aprendizagem:
Escrever, por extenso, números até a ordem de dezenas de milhar.
Objeto de conhecimento: Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.
Habilidade trabalhada: (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Objetivo de aprendizagem:
Compor e decompor números de até cinco ordens de diferentes maneiras.
Objeto de conhecimento: Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10.
Habilidade trabalhada: (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Tempo previsto: 200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)
Materiais necessários:
Recortes de revistas e/ou jornais e lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO
Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Para o desenvolvimento dessa aula, providencie antecipadamente recortes de jornais e/ou revistas, sendo um para cada dupla de alunos, com reportagens que apresentem números naturais até a ordem das dezenas de milhar com assuntos adequados à faixa etária dos alunos.
Inicie a aula organizando os alunos em duplas e distribuindo para cada uma delas um dos recortes de jornal ou revista. Em seguida, peça às duplas que leiam a reportagem que receberam e conversem sobre as informações nela apresentada.
Enquanto os alunos leem as reportagens, circule pela sala de aula para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, observando a capacidade de leitura e compreensão do texto. Faça perguntas aos alunos.
Como se se lê este número?
O que ele representa no texto?
Ao final da aula, peça a cada dupla que apresente o assunto da reportagem que receberam para toda a turma, relatando, em síntese, a compreensão que tiveram. Peça às duplas que escrevam seus nomes nos recortes e recolha-os na sequência.
Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Retome as duplas formadas na etapa anterior e distribua novamente as reportagens, propondo a elas que continuem a explorar o texto para realizarem as próximas atividades. Escreva as questões a seguir na lousa e solicite que os alunos copiem e resolvam no caderno.
1. Com o lápis de cor, contornem os números que aparecem na reportagem e copiem-nos no caderno.
2. Escrevam os números encontrados na reportagem por extenso.
Depois, corrija na lousa a escrita dos números por extenso. Para isso, peça às duplas que digam os números que copiaram no caderno e anote-os na lousa em algarismos e, depois, por extenso.
Concluída a correção, proponha uma nova atividade na lousa para que os alunos copiem e resolvam em duplas, cada um no seu caderno.
3. Decomponha os números que você encontrou seguindo o exemplo a seguir.
12 453=1×10000+2×1000+4×100+5×10+3×1
Oriente as duplas no processo de decomposição.
Corrija com os alunos o exercício 3, fazendo a decomposição dos números. Proponha outra atividade aos alunos que envolva a composição de números naturais de até cinco ordens. Selecione, preferencialmente, números que apareceram nas reportagens lidas pelos alunos. Exemplos:
4. Componha os números.
a) 2×10 000+2×100+1×10+4×1= 20 214
b) 5×1000+6×1= 5006
c) 3×10 000+4×100+8×10= 30 480
d) 4×10 000+5×1000+7×100+3×10+6×1= 45 736
Corrija o exercício 4, auxiliando os alunos em caso de dúvidas.
Etapa 3 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
O objetivo desta aula é verificar a compreensão que os alunos apresentam a respeito do valor posicional de um algarismo em números naturais de até cinco ordens.
Escreva a atividade a seguir na lousa para que os alunos a copiem e resolvam no caderno.
Em cada item, pinte a ficha que apresenta o valor posicional do algarismo 5 no número indicado.
- o aluno conseguiu identificar o valor posicional dos algarismos em números naturais de até cinco ordens?
- o aluno escreveu números naturais de até cinco ordens por extenso?
- o aluno fez a leitura correta dos números naturais de até a ordem das dezenas de milhar?
- o aluno decompôs e compôs números naturais de até a ordem das dezenas de milhar?
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