15 atividades de geografia para 1ºano com gabarito comentado (PDF para salvar e baixar)


ARQUIVO EM PDF PARA SALVAR E BAIXAR, NO FINAL .

GABARITO COMENTADO 

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de perceber a importância em estudar e frequentar uma escola.
Resposta: alternativa B.
Caso o aluno marque as alternativas A, C e D, possivelmente ainda não compreendeu que a escola é um local onde se aprende a ler, escrever, contar, organizar-se e fazer amigos, porém não é um local onde brinquedos são vendidos. Neste caso, proponha aos alunos exercícios em que percebam que diferentes atividades são realizadas em diferentes locais. Por exemplo, quando o motorista precisa comprar gasolina, ele procura um posto de combustíveis; quando queremos cortar o cabelo, procuramos um salão de cabeleireiro; quando queremos comprar brinquedos, vamos às lojas especializadas. Explique que compramos brinquedos em lojas comerciais e que, na escola, é local de aprender. Promova rodas de conversa sobre a importância de estar no ambiente escolar e as atividades que realizamos neste espaço de vivência, que também brincamos, exploramos, pesquisamos e, acima de tudo, convivemos com outras pessoas que também nos ensinam o tempo todo. A escola é um lugar onde as crianças podem se desenvolver cognitivamente e socialmente, tornando-se pessoas melhores e cidadãos conscientes no futuro. 

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de identificar atividades que aprendeu na escola.
 

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe algo que aprendeu na escola, como: escrever seu nome sem copiar, ler, escrever palavras diversas, praticar atividades físicas, pular corda, saltar com um pé só, entre outras inúmeras atividades que ele poderá mencionar. Para avaliar esta questão será necessário ter um conhecimento mais aprofundado sobre o aluno, buscando compreender seu desenho como algo que tenha significado para ele. 

No primeiro ano, os alunos estão em uma fase muito importante de novas descobertas e aprendizados, por isso, valorize cada conquista e cada avanço. Caso o aluno não tenha compreendido a proposta da atividade e tenha desenhado algo que não possa ser aprendido dentro de sala de aula ou da escola, como por exemplo, dormir com a luz apagada, vestir-se sozinho, entre outras, promova atividades que trabalhem sobre o que aprendemos na escola e que aprendemos em casa, fazendo comparativos específicos.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer os diferentes tipos de escolas não formais.

Resposta: alternativa D.
Caso o aluno marque as alternativas A, B ou C, possivelmente ele ainda não tenha construído o conhecimento sobre outros modelos de escola que não a escola formal. Neste caso, trabalhe com o aluno atividades que estimulem a identificar o que pode ser aprendido nas diferentes escolas que não sejam de educação formal, comparando as atividades praticadas em cada uma delas. Pergunte aos alunos da própria turma se eles frequentam outros tipos de escolas e o que eles aprendem nela. 

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de identificar objetos utilizados nos diferentes tipos de escolas não formais.

Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno não assinale a opção correta, possivelmente ele não consegue diferenciar as atividades e objetos utilizados nas diferentes escolas informais. Neste caso, promova atividades que permitam ao aluno perceber que cada atividade específica de cada escola implica o uso de objetos específicos que levam a aprendizados diferenciados. Sugira que a turma traga para a escola um objeto que lembre um esporte ou uma atividade que as pessoas pratiquem em diferentes tipos de escolas.   

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade de refletir sobre a importância de frequentar uma escola para evitar passar por dificuldades específicas causadas pela falta de estudos.
 

Resposta: alternativa B.
Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente ele considera que não frequentar a escola pode causar outras dificuldades do que a expressa na alternativa correta. Nesse caso, apresente exemplos de situações do dia a dia em que utilizamos conhecimentos adquiridos na escola, mostrando sua real importância. Por exemplo: quando vamos comprar algo e precisamos conferir o troco; quando vamos jogar com os amigos um jogo que necessite ler as regras; quando precisamos ler um mapa em uma viagem, ou o cardápio da pizzaria, etc. Especifique que é possível a pessoa viver sem estudos, porém a dificuldade encontrada em atividades rotineiras pode tornar a vida muito mais difícil e privativa.   

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer pessoas que os alunos tenham conhecido no ambiente escolar.
 

Resposta: Espera-se que o aluno escreva o nome de uma pessoa que tenha conhecido na escola em que estuda. Pode ser a professora, um colega, um funcionário. Para avaliar esta habilidade é necessário conhecer bem seus alunos para identificar se ele respondeu corretamente. Caso ele escreva o nome de um familiar ou de alguém que não faça parte do ambiente escolar, propor atividades que estimulem a percepção de pessoas que fazem parte deste ambiente frequentado pelos alunos. Promova atividades em que seja possível estimular a memória do primeiro dia de aula, de um passeio, ou uma visita de um especialista que foi entrevistado, entre outras.   

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola.

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe um dos profissionais que atuam no ambiente escolar que ele frequente. Ao encaminhar a realização da questão, peça ao aluno que escreva como souber o nome do profissional. A escrita hipotética poderá auxiliar na identificação mais clara da resposta da questão. Caso o aluno não desenhe um profissional que trabalhe na escola, possivelmente ele não tem a percepção dessas pessoas trabalhando na escola. Propicie atividades que estimulem o conhecimento de diferentes tipos de profissionais que atuam na escola. A aula passeio pela escola, visualizando os responsáveis por cada tarefa, é uma alternativa de resgate desse conhecimento. Outra sugestão é criar o mural do funcionário, colando uma fotografia ou um desenho que o represente, e escrever uma legenda na imagem sobre o tipo de trabalho que desenvolve.    

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade de compreender o trabalho realizado por diferentes profissionais da escola.

Resposta: Espera-se que a resposta da associação seja: BIBLIOTECÁRIO – ORGANIZA OS LIVROS NA BIBLIOTECA; ZELADOR – MANTÉM A LIMPEZA DA ESCOLA; JARDINEIRO – CUIDA DO JARDIM DA ESCOLA. Caso o aluno responda outra possibilidade, é seguro afirmar que ele não identificou as funções do bibliotecário, do zelador e do jardineiro desempenhadas na escola. Sendo assim, trabalhe com atividades que estimulem o conhecimento sobre as diferentes tarefas dos profissionais do ambiente escolar. Promova entrevistas com algumas dessas pessoas, buscando conhecer a função que elas desempenham para o bom funcionamento da escola. Faça uma visita até a biblioteca, o jardim da escola e a zeladoria. Permita ao aluno compreender a importância desses profissionais dentro da escola.  

Questão 9
Esta questão avalia a habilidade de compreender o trabalho realizado por diferentes profissionais.

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe um profissional que ele reconheça no caminho de casa para a escola. A percepção de que a habilidade foi atingida será devido ao desenho remeter a um profissional que trabalhe na escola ou no caminho até ela.  Se o desenho for de uma pessoa que não caracterize um profissional, mas uma pessoa da família, por exemplo, neste caso elabore atividades que mencionem profissionais que trabalhem nos arredores da escola e na cidade. Peça que recortem de revistas diferentes profissionais e, depois, façam um painel sobre aqueles que podem perceber no caminho de casa para a escola.
Questão 10
Esta questão avalia a habilidade de diferenciar as funções específicas de alguns profissionais que fazem parte do nosso dia a dia, na rua e na escola.

Resposta: Alternativa C.
Caso o aluno assinale qualquer outra alternativa, possivelmente ele não conheça o trabalho de algum dos profissionais. Retome com eles as atividades dos demais profissionais da questão, entre outros. Comente que o professor ensina e orienta os alunos; que o policial cuida da segurança da cidade; e que o pintor pinta paredes, portas, janelas, muros, etc. em construções como casas e prédios. Converse sobre a importância do trabalho desses profissionais para a comunidade. Elabore esquetes teatrais, em que esse profissional seja solicitado, levando o aluno a reconhecer e valorizar o trabalho de diferentes profissionais. 

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade de refletir sobre situações que necessitem de boas ações para uma boa convivência.

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe situações do cotidiano em que usamos as expressões: Com licença! Desculpe! Caso o aluno não consiga expressar essas boas maneiras por meio de desenho, possivelmente, isso precisa ser mais bem explorado, a fim de criar o hábito de boas maneiras em todo o grupo da sala de aula. Propicie rodas de conversa em que o aluno possa perceber que ser gentil gera um ambiente harmonioso e que é mais agradável estar nele todos os dias. Faça perguntas do tipo: por que é importante ser gentil com as pessoas? Como posso aprender a ser mais gentil com meus colegas? Quais expressões eu posso usar no dia a dia para tornar o ambiente da sala de aula e da escola um lugar melhor para se conviver? Faça uma leitura coletiva do livro Um mundinho de boas atitudes, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, oportunizando a participação oral dos alunos sobre ações de boas atitudes. 

Questão 12
Esta questão avalia a habilidade de verificar que é preciso ter atitudes corretas em relação aos cuidados com os materiais escolares.
 

Resposta: Alternativa D.
Caso o aluno marque a alternativa A, possivelmente ele acredita que organizar a mochila não seja um cuidado com os materiais escolares. Nesse caso, trabalhe atividades que estimulem o aluno a reconhecer que manter os materiais organizados na mochila é uma forma de não estragar ou amassar os cadernos. Pode ser que ele ainda não tenha desenvolvido essa autonomia de organizar sua mochila sozinho. Sendo assim, possibilite que ele, uma vez por semana, organize seus materiais na mochila, criando o hábito da organização dos materiais que leva e traz de casa. Caso marque a alternativa B, possivelmente não tenha percebido que, ao apagar alguma atividade com a borracha suja, o caderno também ficará sujo, o que caracterizará uma falta de cuidado. Nesse caso, promova atividades de limpeza no estojo, para que aluno reconheça a importância de sempre cuidar de seus pertences e mantê-los limpos. Caso o aluno marque a alternativa C, é provável que não tenha esse cuidado com seus cadernos ao escrever com as mãos sujas. Nesse caso, desenvolva atividade em que seja possível perceber que as mãos estão sujas, mesmo quando não percebemos: pingue algumas gotas de água na mão do aluno ao voltar do recreio e oferte um lenço de papel para que ele esfregue a mão e perceba que existe sujeira em nossa mão e que, ao molhá-la, seja com água ou suor, essa sujeita passa para o papel, sujando o caderno.  

Questão 13
Esta questão avalia a habilidade de representar objetos de diferentes tamanhos, privilegiando a sua redução.
  

Resposta: Espera-se que o aluno compreenda o conceito “reduzir” e desenhe um lápis menor que o apresentado na imagem. Caso isso não ocorra, realize atividades em que seja possível perceber a redução de objetos ou animais. O conceito de ampliação e redução auxilia na alfabetização cartográfica, envolvendo noções de redução e ampliação. Por isso, solicitar que o aluno tente reproduzir outros objetos em tamanho reduzido auxilia na construção desse conceito.   

Questão 14
Esta questão avalia a habilidade de representar animais de diferentes tamanhos, privilegiando a sua ampliação.
  

Resposta: Espera-se que o aluno compreenda o conceito de “ampliar” e desenhe uma borboleta maior que a apresentada na questão. Caso isso não ocorra, trabalhe com atividades que estimulem o aluno a identificar os diferentes tamanhos de um mesmo animal ou objeto, formando o conceito de ampliação e redução, mas sempre respeitando o desenvolvimento cognitivo do aluno, o que auxiliará no desenvolvimento da alfabetização cartográfica. Peça que procure imagens de outros animais e desenhe-o um pouco maior do que a imagem apresenta. As expressões pictóricas são a melhor forma de iniciar esse conceito.

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade de expressar gosto e preferência em relação a brincadeiras, sejam do passado ou do presente.
 

Resposta: Pessoal.
Caso algum aluno não consiga expressar uma preferência por uma determinada brincadeira ou brinquedo, pode ser por timidez ou por realmente não distinguir uma preferência, tendo dificuldades em expressar algo que caracterize sua identidade, incentive-os a expressarem gostos e brincadeiras por meio de diferentes dinâmicas, estimulando-os a assumirem ou expressarem suas opiniões.

ARQUIVO EM PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.