Apostila de matemática 2ºano - Gabarito comentado (PDF)

 


GABARITO COMENTADO 

1. 
• Os livros pintados devem ser aqueles que estão embaixo da cadeira.
• Serão doados 4 livros para a escola. 
Caso o aluno pinte os livros que estão embaixo da mesa, provavelmente ele não considera o móvel indicado no enunciado da questão; se pintar os livros que estão em cima da cadeira, ele possivelmente confunde os termos "em cima" e "embaixo”. 

2. A flor está na mão esquerda.
O aluno que responder corretamente sabe localizar objetos e seres vivos no espaço, utilizando a si próprio como ponto de referência e vocabulário apropriado. O aluno deve perceber que a esquerda de quem observa a foto em que Luana está de costas se refere à esquerda de Luana. Na foto em que ela está de frente, a esquerda de Luana se refere à direita de quem observa a foto. Se o aluno responder que a flor está na mão direita de Luana, ele provavelmente não tem as noções de direita e esquerda bem estabelecidas. 

3. 
• O aluno deve marcar o quadro em que há 6 bonés.
• Deve escrever por extenso “seis”.
O aluno que responder corretamente sabe comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um) para indicar que “tem a mesma quantidade”. Sendo assim, relaciona cada boné com cada criança ou compreende que pode contar as crianças e contar os bonés, escolhendo o conjunto que contém a mesma quantidade. Na contagem, nenhuma pessoa ou objeto deve ser ignorado ou contato mais de uma vez, o que pode levar o aluno a relacionar a quantidade de crianças às outras quantidades. 

O aluno que responder corretamente sabe contar a quantidade de objetos de coleções até 30 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos. O aluno deve considerar que o número 25 representa duas dezenas e cinco unidades. 
5. Clara, Sara, Rita, Mara e Ana. 
O aluno que responder corretamente sabe organizar e ordenar pessoas usando como critério as alturas, partindo do mais alto para o mais baixo. O aluno que ordenou corretamente, porém organizou do mais baixo para o mais alto, provavelmente não compreendeu o enunciado. 

6. As consultas estão marcadas para quarta-feira e são nos dias 22 e 29.
O aluno que responder corretamente sabe reconhecer dias da semana utilizando calendário. Para o aluno que que teve dificuldade em identificar corretamente o dia da semana, o professor pode explorar o uso do calendário, os dias da semana e a regularidade em sequências. Outra sugestão é a atividade de análise das regularidades existentes no quadro numérico de 0 a 100, que deve ser explorado diariamente, tanto para apreensão de regularidades do sistema como para leitura de números.

7. 
• A primeira afirmação é errada.
• A segunda é certa.
• A terceira é certa.
O aluno que responder corretamente sabe classificar eventos que envolvem o acaso como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano. 

8. 
• 3 (ou três) cédulas de 2 reais.
• 10 reais é o maior valor.
• O valor de duas cédulas de 5 reais tem o mesmo valor que uma cédula de 10 reais.
O aluno que responder corretamente sabe reconhecer e relacionar valores de cédulas do sistema monetário brasileiro. Para auxiliar o aluno que apresentou dificuldades ao reconhecer os valores das cédulas, o professor pode trabalhar o reconhecimento dos valores da moeda de 1 real e algumas cédulas do sistema monetário brasileiro. 

9. O aluno deve cercar a forma de número 3.
O aluno que responder corretamente sabe comparar capacidades, utilizando termos como “cabe mais” e “cabe menos”. Para o aluno que não reconheceu o objeto de maior capacidade, é possível que não esteja clara a noção de “caber mais” e “caber menos”. O professor pode recorrer à atividade de experimentação da medida de capacidade de objetos semelhantes existentes na cozinha, substituindo a massa de bolo por água.
10. Alternativa A.
O aluno que selecionar a alternativa A sabe localizar objetos e seres vivos no espaço.  Para o aluno que selecionar outras alternativas, o professor pode retomar os conceitos de “esquerda” e “direita”.

11. Alternativa B.
O aluno que selecionar a alternativa B sabe comparar massas, utilizando termos como “mais pesado” e “mais leve”. Para auxiliar os alunos que apresentaram dificuldade para responder a atividade, o professor pode propor atividades experimentais que envolvam a comparação de pratos de mesmo material contendo diferentes quantidades de um mesmo tipo de conteúdo.

O aluno que selecionar a alternativa C sabe representar uma quantidade por registros simbólicos. O aluno que selecionar a alternativa D sabe contar e comparar quantidades com o apoio de imagem. O aluno que escolher a alternativa A considerou a contagem dos números de ingressos mais Enzo e sua mãe. O aluno que escolher a alternativa B provavelmente considerou a contagem dos números de ingressos mais Enzo e sua mãe, mas errou na contagem. O aluno que escolher a alternativa C considerou que Enzo e sua mãe já integravam o conjunto de pessoas a corresponder com o conjunto de ingressos. 

13. Alternativa C.
O aluno que selecionar a alternativa C sabe representar uma quantidade por registros simbólicos. O aluno que escolher a alternativa A baseia sua representação na expressão verbal do número, representando o vinte (20) e o três (3) lado a lado. O aluno que escolher a alternativa B identifica corretamente os algarismos que devem ser utilizados, mas não a sua posição. O aluno que escolher a alternativa D desconsidera o termo "vinte". 

14. Alternativa C.
O aluno que escolher as alternativas B ou D ainda não desenvolveu a habilidade de ler dados expressos em tabelas simples. O aluno que escolher a alternativa A identifica parcialmente a informação, pois desconsidera o termo “muito”, de “muito ruim”. 

O aluno que selecionar a alternativa D sabe contar a quantidade de objetos de coleções e apresentar o resultado por registros simbólicos. O aluno que escolher a alternativa A baseia sua representação na expressão verbal do número compondo o dezesseis com um dez (10) e um seis (6) lado a lado. O aluno que escolher as alternativas B e C provavelmente não compreenderam o que é pedido na atividade e ou conta todos os objetos ou conta os objetos que não estão marcados com um X. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.