Apostila de matemática 3ºano - Gabarito comentado (PDF)

 

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GABARITO COMENTADO

1. Considerando a orientação debaixo para cima e o ponto de vista de quem observa de frente a estante, o aluno deve marcar com um X os nichos do lado esquerdo e central da segunda prateleira e todos os nichos da terceira prateleira.

O aluno que responde corretamente à questão sabe localizar objetos no espaço, utilizando a si próprio como ponto de referência e vocabulário apropriado. Já o aluno que desenvolveu parcialmente essa habilidade pode cometer equívocos com relação à orientação: esquerda e direita; de cima para baixo e de baixo para cima. 

2.
A)
Podem ser formados 6 grupos.
B) Sim, sobram 5 bolinhas de gude.
C) Há 6 dezenas e 5 unidades ou 65 unidades de bolinhas de gude.
D) Faltam 5 bolinhas.

O aluno que responde corretamente revela saber decompor números naturais de até duas ordens com o suporte de imagens. O aluno pode apresentar como resposta o número 64 ou 66, por ter cometido erro na contagem. Para auxiliar o aluno que apresenta essa dificuldade, o professor pode retomar atividades que envolvam contagem de números até 100, com materiais manipuláveis, solicitando que organize linhas e colunas como estratégia para facilitar a contagem. O aluno pode ainda apresentar como resposta 5 dezenas e 6 unidades, trocando o significado de dezena por unidade. 

3. Resposta possível: Quem sai do elevador deve virar à direita, seguir em frente e entrar na quarta porta à esquerda.

O aluno que responde corretamente sabe descrever o deslocamento de pessoas no espaço, nesse caso, representado por uma planta, usando vocabulário apropriado. O aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade de reconhecer deslocamentos e direção pode confundir esquerda com direita.  

4. Os números ausentes são: 28, 49 e 56.

O aluno que responde corretamente identifica a regularidade presente na sequência e sabe descrever os elementos ausentes. O aluno pode apresentar resposta parcialmente correta, identificando somente o número que está entre outros dois indicados − por exemplo, o 28 −, sem conseguir êxito com os números ausentes entre 42 e 63, que exige que ele aplique a regularidade duas vezes seguidas para completar a sequência. O aluno pode também ainda não ter desenvolvido a habilidade de identificar regularidades em sequências, apresentando como resposta ao que foi solicitado o sucessor de 21 − ou seja, o 22 − e os sucessores de 42 − o 43 e o 44. 

5.
A)
Banheiro.
B) 1 - pia; 2 - sofá; 3 - guarda-roupa.

O aluno que responde corretamente sabe identificar o deslocamento de pessoas no espaço, representado na planta, e também sabe reconhecer os objetos ali representados. O aluno que desenvolveu parcialmente essa habilidade pode ainda não conseguir indicar a direção e o sentido, apresentando como resposta quarto 1, ou se enganar com relação à identificação da porta, trocando primeira por segunda, respondendo lavanderia ou ainda se equivocar em ambas as associações, respondendo cozinha. Outro erro pode ser a dificuldade de identificar os objetos que compõem uma planta. 

6. Uma cédula de 50 reais.

O aluno que responde corretamente sabe resolver problemas que envolvem adição e subtração e identificar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. O aluno deve considerar a adição dos valores gastos na compra dos pastéis e do caldo de cana (3 + 3 + 5 = 11) e ainda adicionar esse valor gasto ao troco recebido, identificando os valores das cédulas e moedas (30 + 5 + 4 = 39). Há outras estratégias possíveis; valorize-as. O aluno que desenvolveu parcialmente essa habilidade pode identificar corretamente as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro que representam a quantia total do troco recebido pela mãe de Pedro, porém errar no cálculo do gasto total, ao considerar apenas um pastel (3 + 5 = 8). Ou então o aluno pode realizar corretamente o cálculo do total gasto com os pastéis e o caldo de cana, mas não conseguir identificar corretamente o troco, confundindo a cédula de 10 com a de 100. Para auxiliar o aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade que envolve reconhecer o valor das cédulas e moedas apresentadas, o professor pode realizar brincadeiras e jogos que envolvam a troca de valores monetários, como simulações comerciais (feira, mercado, banco), e estimular debates em sala de aula sobre o valor das cédulas e moedas que são de mais difícil reconhecimento, destacando seus aspectos diferenciadores, como cor, valor numérico, tamanho. 

7. O aluno deve:

• ligar duas moedas de 1 real a vinte moedas de 10 centavos.

• ligar uma cédula de 5 reais a cinco moedas de 1 real.

• ligar uma cédula de 50 reais a cinco cédulas de 10 reais.

• ligar uma cédula de 20 reais a duas cédulas de 10 reais.

O aluno que responde corretamente sabe identificar trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. O aluno que desenvolveu parcialmente essa habilidade ou que ainda não a desenvolveu pode se confundir com as cédulas de 20 e de 50 reais, que têm coloração parecida, e com as moedas de 1 real e de 10 centavos, que apresentam o número 1 em uma das faces. Para o aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade que envolve reconhecer o valor das cédulas e moedas apresentadas, o professor pode realizar brincadeiras e jogos que envolvam a troca de valores monetários, como simulações comerciais (feira, mercado, banco), e estimular debates em sala de aula sobre o valor das cédulas e moedas que são de mais difícil reconhecimento, destacando seus aspectos diferenciadores, como cor, valor numérico, tamanho.

8. Espera-se que respondam que o triângulo está localizado na 3a coluna, 3a linha.

O aluno que responde corretamente sabe localizar objetos no espaço, utilizando as referências de linhas e colunas. O aluno que desenvolveu parcialmente essa habilidade pode trocar linha por coluna e vice-versa ou confundir a ordem em que são apresentadas. 

9. Adicionando 30 unidades a essa quantidade, obtemos 100 unidades.

O aluno que responde corretamente sabe usar os fatos básicos da adição para compor quantidades que envolvem dezenas inteiras, representando-as em dezenas e unidades. O aluno que desenvolveu essa habilidade parcialmente pode ter assinalado a primeira afirmação como verdadeira por cometer equívocos na contagem das dezenas. 

10. Alternativa D.

O aluno que seleciona a alternativa D sabe resolver problema de adição com números de até dois algarismos, com o significado de juntar sem o suporte de imagem, identificando no resultado os agrupamentos de dezenas. O aluno que seleciona a alternativa A pode ter representado as unidades em dezena. O aluno que seleciona a alternativa B pode não ter entendido o significado de juntar, realizando a identificação das dezenas dos 35 brincos, primeira informação do enunciado. O aluno que seleciona a alternativa C pode não ter considerado a dezena que resulta da adição das unidades (5 + 7 = 12), encontrando como resultado 52 e, a partir daí, identificando 5 dezenas. 

11. Alternativa B.

O aluno que seleciona a alternativa B sabe compreender as características do sistema de numeração decimal (valor posicional) para identificar a decomposição de números, com o apoio de material manipulável. O aluno que seleciona a alternativa A pode ter considerado como unidades as barrinhas das dezenas. O aluno que seleciona a alternativa C pode ter considerado as barrinhas das dezenas como centenas. O aluno que seleciona a alternativa D desconsiderou que a representação não mostra a dezena que compõe o número 412. 

12. Alternativa A.

O aluno que seleciona a alternativa A sabe localizar objetos no espaço, utilizando vocabulário apropriado. O aluno que seleciona a alternativa B pode ter desenvolvido parcialmente essa habilidade, confundindo esquerda com direita. O aluno que seleciona a alternativa C pode ainda não ter desenvolvido a habilidade de localização de objetos no espaço, se equivocando em relação a ambas as referências de lateralidade, tanto quanto à localização da prateleira como quanto à localização do objeto em relação à Juliana. O aluno que seleciona a alternativa D pode ter desenvolvido parcialmente a habilidade trabalhada na questão, confundindo esquerda com direita, não identificando corretamente a localização da prateleira. 

13. Alternativa C.

O aluno que seleciona a alternativa C sabe identificar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. O aluno que seleciona a alternativa A pode ainda não ter desenvolvido essa habilidade ao confundir a cédula de 100 reais com a de 2 reais e a moeda de 10 centavos com a de 1 real. O aluno que seleciona a alternativa B pode ter desenvolvido parcialmente a habilidade ao confundir a cédula de 100 reais com a de 2 reais. O aluno que seleciona a alternativa D pode ter desenvolvido parcialmente a habilidade ao confundir a moeda de 10 centavos com a de 1 real. Para auxiliar o aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade ou que ainda não a desenvolveu, o professor pode realizar brincadeiras e jogos que envolvam a troca de valores monetários, estimulando debates em sala de aula sobre o valor das cédulas e moedas que são de mais difícil reconhecimento, destacando seus aspectos diferenciadores, como cor, valor numérico, tamanho.

14. Alternativa B.

O aluno que seleciona a alternativa B sabe analisar eventos que envolvem o acaso, identificando aqueles que são “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis” em situações do cotidiano.  

15. Alternativa A.

O aluno que seleciona a alternativa A sabe ler dados apresentados em tabelas simples. O aluno que seleciona a alternativa B pode ter se equivocado na contagem. 

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