Apostila interdisciplinar 3ºano com gabarito comentado (PDF) Ciências, História e Geografia

 

GABARITO COMENTADO

1.
a) luz – calor – estrela – planeta –  dia – Lua. 
b) luminosos – noite – estrelas – planetas – Lua – satélite.
Se os alunos apresentarem dificuldades em completar os textos com as palavras dos quadros, principalmente no que diz respeito à identificação dos períodos diários em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu, avalie o entendimento sobre os aspectos do céu durante o dia e durante a noite, além de retomar características dos astros.

2. Alternativa C.
Verifique se os alunos reconhecem quais são os astros que emitem luz e quais são os astros que a refletem. Aproveite as frases das alternativas B e D para avaliar se conseguem identificar e diferenciar astros, como planetas e satélites.

3.
a) O menino utiliza um telescópio para observar o céu.
b) Outro equipamento para observação do céu é a luneta.
c) Com esses equipamentos é possível observar astros como estrelas, planetas e satélites.
Avalie se os alunos atribuem o uso desses equipamentos para observar os astros com mais detalhes, pois aproximam a imagem deles. Observe se destacam que astros como a Lua, algumas estrelas e, dependendo da época do ano, o planeta Vênus podem ser observados no céu a olho nu.
Caso os alunos ainda tenham dificuldade nessa temática, retome parte do conteúdo que apresenta os corpos celestes e os equipamentos usados para a observação. Se possível, agende uma visita a um planetário ou a um observatório da sua região; nesses espaços, os alunos terão mais informações e, até mesmo, a oportunidade de observação e manuseio desses equipamentos.

4. Alternativa A.
Se os alunos marcarem outra opção, instrua-os a identificar a informação incorreta na opção escolhida. Para reforçar o entendimento deles trabalhe com a lenda indígena karajá sobre a origem da Lua e das estrelas e explica que esses conhecimentos são transmitidos de geração em geração. Destaque o uso das lendas para explicar a origem de astros, como a Lua e as estrelas, além de fenômenos da natureza e eventos da vida.
5.
a) Os alunos devem relacionar a forma da bola de isopor à forma esférica do planeta Terra. Eles também devem relacionar cada cor a um componente da Terra: o verde e o amarelo à parte sólida, composta de rochas; o azul à parte líquida, composta da água de rios, mares, lagos e oceanos, e o branco à parte gasosa, composta de ar.
b) O modelo de Sofia se assemelhou a um globo terrestre.
Havendo problemas em justificar a escolha dos materiais para o modelo de representação da Terra descrito no enunciado da atividade, oriente os alunos para a percepção do formato e das cores dos materiais utilizados. É sugerido que se leve um globo terrestre para a sala de aula e identifique, juntamente com a turma, as partes sólida e líquida da Terra. Relacione as cores descritas no enunciado aos componentes do globo terrestre e destaque o formato do planeta Terra, uma esfera que apresenta um leve achatamento nos polos.

6. Alternativa C.
Caso os alunos não reconheçam que as rochas, muitas vezes, são cobertas por solo, retome com eles as etapas do processo de formação do solo. Enfatize que o solo é formado por meio de um lento processo de transformação das rochas e acúmulo de matéria orgânica.

7.
a) Falsa. A parte líquida que forma o planeta Terra é composta em sua maioria de água salgada e está nos oceanos.
b) Verdadeira. A água doce, utilizada para nosso consumo, existe em menor quantidade.
Se surgirem dificuldades em detectar que a primeira questão é falsa, leia novamente a frase com os alunos, explicando-a. Em relação à segunda questão, o objetivo é promover a economia de água e evitar o seu desperdício por meio da conclusão obtida na primeira questão.

8. 
a) rios – líquido.
b) gelo – neve.
c) vapor de água – ar.
Caso os alunos não consigam identificar os estados físicos em que a água pode ser encontrada na natureza, cite algumas situações ligadas ao cotidiano deles para que consigam fazer uma associação. Uma estratégia interessante é apresentar imagens que retratem a água na natureza em seus três estados físicos.
9. Respostas variáveis.
As respostas podem variar de acordo com as cores escolhidas pelos alunos. Verifique se eles pintaram cada continente de uma cor diferente e usaram a mesma lógica para completar a legenda. Também avalie se colocaram os nomes corretos em cada continente. Caso eles sintam dificuldade em realizar a atividade, leia novamente com eles e aguarde que realizem cada etapa (pintar os continentes, nomear os continentes no mapa, pintar a legenda e completar o nome dos continentes na legenda).


Para essa atividade, seria interessante providenciar um planisfério, para que toda a turma consiga visualizá-lo. Os alunos podem apresentar dificuldades tanto na identificação dos continentes e oceanos quanto na interpretação dos trechos. Portanto, nesse mapa, reproduza cada trecho da atividade e auxilie a turma na interpretação visual desses trechos e na identificação dos continentes e oceanos.

11. Alternativa D.
Se os alunos marcarem outra alternativa, utilize imagens que representam a atmosfera para explicar novamente o assunto. Você também pode fazer uma representação didática no quadro e solicitar aos alunos que nomeiem na imagem o planeta Terra, a atmosfera e os raios solares.

12. Alternativa B.
Caso os alunos não assinalem a alternativa B, trabalhe as proporções de gases presentes no ar. Releia o primeiro parágrafo com a turma e destaque a representação gráfica que acompanha esse conteúdo. Auxilie-os na interpretação do gráfico e na identificação do conteúdo incorreto apresentado nas outras alternativas.
13. Alternativa A.
Se os alunos escolherem outra alternativa, explique a eles que o globo terrestre representa a Terra de maneira mais próxima à realidade, de forma esférica, em três dimensões. O planisfério é a representação da Terra em uma superfície plana. 

14. 3; 1; 2.
Se os alunos apresentarem dificuldades em identificar quais informações pertencem a cada mapa,  trabalhe mapas e apresente imagens. Para facilitar a identificação dos mapas e a evolução das representações cartográficas da Terra, você pode elaborar uma linha do tempo no quadro e acrescentar as informações conforme são apresentadas nessas páginas. Dessa forma, os alunos podem visualizar as informações de outro modo, o que pode ajudá-los na compreensão.

15. Respostas pessoais.
Caso ocorram dúvidas na elaboração da legenda, solicite que façam um mapa com base em uma imagem de satélite. Selecione algumas das legendas elaboradas pelos alunos nessa atividade e as reproduza no quadro de giz. Dessa forma, a turma terá acesso a diferentes representações.

Um comentário:

  1. Excelente!!!Muito obrigada pelas contribuições!! Me ajudou bastante!!!PARABÉNS!!!

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