Atividade de Ciências 8ºano com gabarito (EF08CI11) Dimensões da sexualidade humana

Carla e Mateus assistiram a uma palestra sobre diversidade sexual. O palestrante expôs que há  pessoas que buscam relacionamentos exclusivamente com pessoas do sexo oposto, apresentando-se como heterossexuais. Já outras pessoas buscam relacionamentos exclusivamente com pessoas do mesmo sexo, apresentando-se como homossexuais.

Carla concluiu que pessoas com comportamento diferente do seu não merecem respeito. Já Mateus considerou imprescindível respeitar as pessoas, independentemente do comportamento sexual ou afetivo de cada um.

O pensamento de Carla contribui para a construção de uma sociedade mais justa? E o de Mateus? Justifique sua resposta.

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade (EF08CI11)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Grade de correção

O estudante compreendeu que o pensamento de Carla não contribui para a construção de uma sociedade mais justa, enquanto o de Mateus contribui porque, para haver justiça social, é preciso combater quaisquer formas de discriminação e preconceito.

X O estudante não reconheceu a discriminação expressa no pensamento de Carla e, equivocadamente, o considera favorável à construção de uma sociedade mais justa e/ou o estudante não identificou o posicionamento de Mateus como contrário a discriminações.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam que as diferentes orientações sexuais e afetivas das pessoas devem ser respeitadas. Para conscientizar os estudantes sobre o respeito à diversidade como forma de promover justiça social, o professor pode pedir que os estudantes pesquisem na internet e em revistas impressas notícias abordando casos de discriminação e preconceito, por exemplo, contra homossexuais. Em seguida, o professor pode mediar um debate para que os estudantes argumentem sobre a importância de haver o respeito entre todos, independentemente da orientação sexual e afetiva de cada um, para a construção de uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.