Avaliação diagnóstica - Português 2ºano - Gabarito comentado - PDF para imprimir (fundamental)

GABARITO COMENTADO
(Avaliação em PDF no final)

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer a escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Resposta: alternativa A
Nesse caso, o estudante precisa compreender o sistema alfabético da escrita, dentre eles as letras iniciais das palavras. Ao identificar a alternativa em que todas as imagens iniciam com a mesma letra demonstra relacionar o fonema L corretamente. Ao marcar as alternativas (B), (C), (D), possivelmente, considerou apenas a primeira imagem. Trabalhe com o aluno a leitura simultânea de imagem e letra, relacionando-a à letra inicial ou à sílaba inicial.

A atividade permite avaliar o nível de consciência fonológica dos alunos. Ao marcar a opção A, o aluno demonstra que compreendeu o som (o fonema) inicial do nome de cada imagem da sequência; ao marcar a opção B, pode ter considerado as duas primeiras imagens, mas não observou que UVA não começa com L; Ao marcar a opção C, talvez tenha observado o fonema /l/ medial nessas palavras, sem ter a consciência de que não é o som inicial; na opção D, demonstra não ter considerado o som para responder à questão (talvez tenha feito uma escolha aleatória). 

Para ajudar o aluno a desenvolver a consciência fonológica, trabalhe com cantigas e parlendas, de modo a explorar as rimas; caça-palavras, com o apoio de imagens, em que o aluno precisa reconhecer sequências de letras que são palavras; jogos da memória com figuras-palavras; comparações de trechos iguais em palavras diferentes: GABRIELA / APAGADOR; CADEIRA / BONECA.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade do aluno em estabelecer a relação grafema-fonema.

Resposta: L (IMAGEM DE LÁPIS); M (IMAGEM DE MACACO); F (IMAGEM DE FOCA); B (IMAGEM DE BOLA).

Para responder a questão corretamente, é preciso que o aluno reconheça a relação grafema-fonema. Nesse caso, especificamente, os fonemas /l/,/m/, /f/, /b/. Para responder corretamente à questão, o aluno precisa relacionar as imagens às letras correspondentes, ou seja, L (IMAGEM DE LÁPIS); M (IMAGEM DE MACACO); F (IMAGEM DE FOCA); B (IMAGEM DE BOLA).
Caso o aluno relacione a figura LÁPIS à letra M e a figura MACACO à letra L, pode-se entender que talvez tenha considerado o som da vogal A, que é bastante evidente. Caso faça outras correlações como a figura BOLA à letra M ou à letra L, pode-se entender que talvez ele ainda não tenha compreendido que a letra (grafema) representa o som (fonema) e/ou que não sabe reconhecer o som que a letra representa. 

Acrescentar e suprimir letra em palavras ajuda a desenvolver a consciência grafo-fonêmica: UVA/LUVA; AMA/LAMA; ATO/PATO. Analisar a lista de nomes da turma, considerando a letra inicial dos nomes e o som que representa também é produtivo. 

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade do aluno perceber que a escrita de algumas palavras pode se diferenciar por apenas uma letra.

Resposta: BALA MALA.
Para responder corretamente, o aluno precisa comparar as palavras, considerando o que é semelhante e o que é diferente. Caso o aluno não faça essa comparação, provavelmente ainda não consegue estabelecer relação grafema e fonema em palavra. Trabalhe com o aluno atividades em que possa exercitar a identificação do som inicial das palavras e a letra correspondente.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer a escrita como representação dos sons da fala.

Resposta: LUVA; LIVRO; LEÃO; LIXO.
Para que consiga responder esta questão corretamente, o aluno precisa compreender que cada segmento sonoro da palavra corresponde a uma sílaba escrita. A partir dessa compreensão, precisa reconhecer qual dos segmentos grafados corresponde ao segmento sonoro. Caso o aluno pinte quadrinhos que não compõem as sílabas da palavra, pode-se entender que não se apropriou da representação gráfica dos sons.  Atividades em que se estabelecem comparações entre sílabas iguais nas palavras ajudam a desenvolver essa habilidade. Por exemplo: JANELA/PANELA; COELHO/JOELHO, PORTA/TORTA; CAFÉ/CAJU. 

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer a escrita do nome de uma imagem, a fim de fazer a correspondência entre a escrita e a pauta sonora.

Resposta: LOBO; LEITE; LATA; LUVA.
Para responder corretamente, o aluno deve pintar o quadrinho com o nome correspondente à imagem. Nesta questão, trabalha-se o reconhecimento da escrita de palavras. Para responder corretamente, o aluno precisa reconhecer as sílabas que compõem a palavra representada pela imagem.
Na primeira opção, caso marque LODO, significa que o aluno considerou apenas a sílaba inicial da palavra e não observou ou compreendeu a sílaba final; caso marque BOLO, significa que considerou a vogal da sílaba inicial apenas ou que confundiu a posição das sílabas escritas em relação à oralização. Na segunda opção, caso marque LEITO, significa que o aluno considerou apenas todo o trecho da palavra com exceção da última letra (vogal); caso marque LEQUE, significa que considerou a sílaba inicial. Na terceira opção, caso marque LAMA ou LÁPIS, significa que o aluno considerou apenas a sílaba inicial da palavra e não observou ou compreendeu a sílaba final.

Desenvolva atividades em que os alunos manipulem peças contendo sílabas, trocando a ordem delas, substituindo uma pela outra etc. Por exemplo: MALA/LAMA; MOLA/COLA etc. 

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade do aluno perceber que entre as palavras há espaços em branco.

Resposta: Alternativa B, LUIZA GOSTA DE LEITE.
Para responder corretamente, o aluno precisa reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. Proponha atividades como ordenação de frases, ou preenchimento de quadros em branco com palavras que formem frases. Inicie com frases simples.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade do aluno identificar o assunto do texto.

Resposta: alternativa C.
Para responder corretamente, o aluno precisará identificar que se trata de um Convite de aniversário. Reconhecendo e localizando informações explícitas no texto, como: quantos anos está fazendo, que a palavra “comemorar” remete à festa e dados como dia, hora e local. Ao marcar alternativas como (A), (B) ou (D), possivelmente ateve-se às palavras CONVITE e LARA, desconsiderando a frase na sua totalidade. Trabalhe com os alunos atividades que mobilizem o aluno à leitura e interpretação, identificando os constituintes básicos da estrutura do gênero textual estudado.

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer que as letras ocupam uma posição fixa no interior da palavra.

Resposta: CAMA e BONECA.
Para o aluno responder corretamente, é preciso organizar as letras na ordem correta do nome das figuras. Caso o aluno não consiga, podem-se desenvolver com ele atividades com as letras móveis, em que faça as tentativas de escrever as palavras. Essa atividade pode ser feita em duplas, assim podem trabalhar juntos alunos com níveis diferentes de conhecimento sobre a escrita. Após escreverem palavras com as letras móveis, apresente fichas com a escrita correta para que comparem o modo como escreveram e o modo como a palavra é realmente escrita.
Questão 9
Esta questão avalia a habilidade do aluno perceber que, ao mudar uma das sílabas de posição, pode-se formar outra palavra.

Resposta: alternativa C.
Para responder corretamente, o aluno precisará identificar qual palavra que se forma ao trocar de lugar as sílabas do nome da imagem. Nas alternativas deverá assinalar a alternativa que contém as letras da palavra BOLO. Caso marque as alternativas (B) ou (D), é possível que tenha levado em consideração somente a sílaba inicial, desconsiderando a sílaba final. Caso marque a alternativo (A), provavelmente reconheceu a sílaba final como BO, observando uma similaridade gráfica das palavras.  

Retome com o aluno o conceito da ordem alfabética, primeira e segunda letra, formando a sílaba inicial, e quando percebemos serem iguais, há necessidade de pensar a próxima letra que irá compor a próxima sílaba.

Questão 10
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer a escrita como representação dos sons da fala.

Resposta: alternativa: B.
Caso o aluno marque a sílaba MA, pode ter considerado apenas a letra M, sem observar a vogal que a acompanha; caso tenha marcado a sílaba LE, pode ter juntado o som da vogal E, da primeira sílaba da palavra, com a consoante L, da segunda sílaba; caso tenha marcado a sílaba LA, pode ter considerado o som da segunda sílaba da palavra (LAN) e julgado tratar-se dela.

Atividades em que se exploram sílabas, comparando-as, ajudam a desenvolver essa habilidade.

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer qual palavra tem o som inicial semelhante à sílaba citada.

Resposta: alternativa: B.
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer qual palavra tem o som inicial semelhante à sílaba citada, reconhecendo também o valor sonoro de uma sílaba a partir de uma imagem. Para tanto, o aluno deverá assinalar qual das imagens é iniciada com a sílaba FA. Para responder corretamente, o aluno precisa reconhecer a imagem e relacioná-la ao valor sonoro da sílaba solicitada. Ao responder marcando a alternativa C, é possível que o aluno apresente dificuldade em discriminar pares fonológicos, como F – V. Trabalhe com o aluno outras palavras com essas letras, para que percebam a diferença de pronúncia entre elas.

Questão 12
Esta questão avalia a habilidade do aluno escrever o nome das imagens indicadas e reconhecer a escrita como representação da fala.

Resposta: FANTASMA; FOLHA; FOGUETE; FIVELA; FOGÃO.
Para chegar à resposta correta do diagrama, o aluno precisa relacionar cada imagem às letras que compõem a palavra. Caso não encontre a palavra correta, é preciso retomar com o aluno a formação das palavras.
Questão 13
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer palavras que se iniciam com som semelhante.

Resposta: MORANGO; MAÇÃ; MÃO.
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer palavras que se iniciam com a mesma letra/o mesmo fonema. Para tanto o aluno deverá circular as imagens que iniciam com a letra M, identificando a relação entre grafema e fonema, a partir da letra inicial representada em cada imagem. Caso não consiga identificar, trabalhe com o aluno a letra inicial das palavras, associando-a a imagens. 

Questão 14
Esta questão avalia a habilidade do aluno fazer a relação da palavra oral à sua representação gráfica.

Resposta: FADA; FIGO; FOGO; FUBÁ.
Para responder à questão corretamente, o aluno deverá circular a palavra que foi ditada, nesse caso FADA; FIGO; FOGO; FUBÁ. Ao marcar palavras diferentes em cada sequência, o aluno provavelmente, fez leituras parciais das palavras, identificando letras ou sílabas que pertencem à palavra ditada. Proponha atividades em que os alunos comparam palavras, verificando suas semelhanças e diferenças.

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade do aluno completar palavras com letra inicial ou medial de acordo com a imagem.

Resposta: BANANA; BONECA; BORBOLETA; BOMBEIRO.
Para tanto responder corretamente, o aluno deverá completar o nome das imagens com a letra que estão faltando. Ao preencher corretamente, demonstra que consegue identificar o som e a letra que o representa. Caso não consiga trabalhe atividades de reconhecimento da consciência fonológica.

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