Cadeia alimentar - 4ºano - Plano de aula BNCC (EF04CI04)

Título: Cadeias alimentares
Duração: 2 aulas

Nesta sequência didática os alunos praticam a observação de seres vivos e exercitam o registro escrito do que observam ao ser incentivados a usar uma “caderneta de campo”. Será dada ênfase à identificação dos hábitos alimentares dos seres vivos e à elaboração de esquemas para representar as relações alimentares existentes entre eles.

Objetivos de aprendizagem:

  • Exercitar o foco e a atenção (para o estudo dos assuntos que serão explorados durante o bimestre).
  • Expressar e autoavaliar concepções relacionadas aos temas que serão estudados: biodiversidade, cadeias alimentares, reprodução animal, extinção, fauna de ambientes específicos, como o Pantanal, por exemplo.
  • Observar animais e fazer anotações em cadernetas de campo.
  • Fazer uma exploração inicial do assunto “cadeias alimentares” ao investigar os hábitos alimentares de um ser vivo.

Habilidade:
(EF04CI04)
Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Recursos e materiais necessários:
Caderneta de campo.
Caneta (azul ou preta) ou lápis preto.
Imagens variadas de seres vivos alimentando-se.

Desenvolvimento
Aula 1
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (grandes e pequenos)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Apresente aos alunos imagens de seres vivos alimentando-se. Procure utilizar essas imagens para despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes para o estudo do tema “Relações alimentares entre os seres vivos”. Pergunte: “Quem conhece o animal mostrado nesta imagem?”; “Do que ele está se alimentando?”; “Como podemos descobrir do que um animal se alimenta?”.

2ª atividade: atividade individual com 10 minutos de duração
Convide os alunos a fazer, individualmente, uma lista com o nome de animais do Pantanal. Solicite que indiquem, além do nome do animal, do que os alunos acham que ele se alimenta.

3ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Organize os alunos em trios e peça que comparem as listas elaboradas: “Que animais da minha lista não constam na lista dos meus colegas?”; “E que animais constam na lista dos meus colegas que não constam na minha?”.

4ª atividade: atividade em grande grupo com 10 minutos de duração
Depois das comparações, a meta será fazer uma relação coletiva para a classe, com o maior número possível de animais e seus hábitos alimentares.

5ª atividade: atividade em grande grupo com 10 minutos de duração
Por fim, você poderá promover um debate: “O que um cientista pode fazer para descobrir do que um animal se alimenta?”. Procure coletar e listar o maior número possível de possibilidades levantadas pelos alunos.

Dicas e atividades complementares
Mantenha a relação de animais e seus hábitos alimentares visível em um canto da sala durante todo o estudo. A ideia é que os alunos voltem várias vezes a essa listagem, a fim de ampliar o número de seres vivos citados e de aportar mais informações sobre o hábito alimentar dos animais.

Aula 2
Duração:
uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (grandes e pequenos)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Dando sequência ao debate feito na aula anterior, convide os alunos: “Vamos observar um ser vivo atentamente: será que conseguiremos descobrir seus hábitos?”.

2ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Organize os alunos em grupos de três. A missão será observar detalhadamente algum ser vivo que encontrem no ambiente escolar ou no entorno da escola. A primeira tarefa deve ser a de identificar um ser vivo que se deseja observar.

3ª atividade: atividade individual com 25 minutos de duração
A segunda tarefa será fazer todas as anotações possíveis em uma caderneta de campo: “O que o ser vivo está fazendo?”; “Como é que ele faz isso?”; “Com que frequência?”; “Ele é observado sozinho ou em grupo?”, etc. As anotações devem ser na forma de desenho e também de pequenos textos.

4ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Por fim, os alunos poderão selecionar as principais observações e as compartilhar no mural da turma.

Dicas e atividades complementares
Caso não seja possível fazer um passeio por um jardim no entorno da escola, os alunos poderão procurar por pequenos animais em vasos da escola, em árvores próximas, em aquários, etc.

Tarefa de casa: os alunos poderão fazer, em casa, observações de algum ser vivo. O registro dessas observações deverá ser feito em uma caderneta de campo, que poderá ser compartilhada com os colegas.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS
É aconselhável que mais de um adulto esteja acompanhando as crianças nos passeios pelo entorno escolar. Oriente as crianças a não perturbar nem tocar nos animais que observam.  

Aferição de aprendizagem
Você pode utilizar as questões propostas no início das aulas para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Mantenha um registro individual das produções das crianças quando começarem os estudos desta sequência didática. Ao final das atividades, ofereça a oportunidade de cada criança rever esse registro inicial. Isso terá o potencial de promover uma reflexão metacognitiva em cada aluno: “O que eu aprendi que antes não sabia?”.
AQUI
Quando os alunos estiverem expondo suas ideias sobre os hábitos alimentares dos seres vivos, esteja atento para verificar se utilizam esquemas para representar do que um animal se alimenta. Avalie como são esses esquemas: as crianças representam as setas em sentido coerente com os esquemas de cadeias alimentares?

Questões para auxiliar na aferição

1. Ajude um aluno a completar as anotações em sua caderneta de campo. Imagine que você esteja ao lado dele observando um peixe dentro de um aquário. Indique as possíveis anotações que vocês poderiam fazer ao analisar o comportamento desse peixe.

Hoje eu e meu colega iniciamos o nosso trabalho de campo e escolhemos observar o aquário que existe na recepção da escola. Dentro do aquário há um peixe que se chama ________________________. No aquário há algumas umas plantas, entre as quais o peixe se esconde. Vimos também que esse peixe tem as seguintes características: ___________________, e suas cores são ___________________________. Ele nada o dia todo e ele se alimenta de __________________.

2. Analise o quadro que uma criança começou a fazer. Complete-o com o maior número possível de seres vivos.

Gabarito das questões

1. Respostas pessoais.
Espera-se principalmente que o aluno seja capaz de descrever algumas características de um peixe, mesmo que imaginário (grande, pequeno, brilhante, apresenta nadadeiras, brânquias, escamas, etc.), que descreva suas cores básicas e dê informações sobre seus hábitos alimentares (nesse caso, por se tratar de peixe de aquário, o aluno poderá dizer que ele se alimenta da ração dada por algum humano).

2. Sugestões de respostas:

plantas → capivara; peixes → tuiuiú; pacu → jacaré; veado → onça; capivara → onça;

sementes → macaco-prego; aguapé → pacu; piraputanga → tuiuiú; rato → serpente;

serpente → gavião; bezerro → onça; etc.

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