Cadeia alimentar - 4ºano - Plano de aula BNCC (EF04CI04)

Caderno do Futuro de Ciências para baixar ALUNO


Caderno do Futuro de Ciências para baixar PROFESSOR


Cadernos do Futuro de PORTUGUÊS, MATEMÁTICA e CIÊNCIAS - professor e aluno - Coleção completa. Solicite e receba por e-mail.


Título: Cadeias alimentares
Duração: 2 aulas

Nesta sequência didática os alunos praticam a observação de seres vivos e exercitam o registro escrito do que observam ao ser incentivados a usar uma “caderneta de campo”. Será dada ênfase à identificação dos hábitos alimentares dos seres vivos e à elaboração de esquemas para representar as relações alimentares existentes entre eles.

Objetivos de aprendizagem:

  • Exercitar o foco e a atenção (para o estudo dos assuntos que serão explorados durante o bimestre).
  • Expressar e autoavaliar concepções relacionadas aos temas que serão estudados: biodiversidade, cadeias alimentares, reprodução animal, extinção, fauna de ambientes específicos, como o Pantanal, por exemplo.
  • Observar animais e fazer anotações em cadernetas de campo.
  • Fazer uma exploração inicial do assunto “cadeias alimentares” ao investigar os hábitos alimentares de um ser vivo.

Habilidade:
(EF04CI04)
Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Recursos e materiais necessários:
Caderneta de campo.
Caneta (azul ou preta) ou lápis preto.
Imagens variadas de seres vivos alimentando-se.

Desenvolvimento
Aula 1
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (grandes e pequenos)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Apresente aos alunos imagens de seres vivos alimentando-se. Procure utilizar essas imagens para despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes para o estudo do tema “Relações alimentares entre os seres vivos”. Pergunte: “Quem conhece o animal mostrado nesta imagem?”; “Do que ele está se alimentando?”; “Como podemos descobrir do que um animal se alimenta?”.

Solicitar sequência das aulas completas AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário