Calendários do mundo antigo - Exercício 6ºano com gabarito (EF06HI01)

Leia o texto a seguir.

O tempo é sempre igual?
[...] no mundo antigo, diferentes sistemas de contagem do tempo foram utilizados, segundo as regiões e a época. Os gregos, por exemplo, contavam os anos a partir da primeira olimpíada, os romanos a partir da fundação de Roma. [...] O calendário das civilizações antigas era baseado no ritmo das atividades agrícolas e religiosas e era marcado por intervalos de tempo naturais, dados pelo deslocamento do sol no horizonte, pelo ciclo das colheitas e pelo movimento da lua.

CAMPOS, Carlos Eduardo; CANDIDO, Maria Regina. Periodização histórica: debates e questionamentos. Revista Nearco, n. 1, v. 6, 2013, p. 8. Disponível em:
<www.neauerj.com/Nearco/arquivos/numero11/1.pdf>. 

De acordo com o texto, identifique os principais critérios utilizados para elaborar os calendários no mundo antigo.

Objeto(s) de conhecimento:
A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias

Habilidade:
(EF06HI01)
Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Grade de correção
100% O aluno citou mais de um dos critérios adotados para elaborar os calendários no mundo antigo de acordo com os que estavam indicados no texto. Olimpíadas, fundação de Roma, ritmo das atividades agrícolas e religiosas, ciclo das colheitas e pelo movimento da Lua. O aluno também pode ter comentado aspectos mais gerais como “os ciclos da natureza”, “aspectos políticos e culturais da história das cidades”. E compreendeu que a contagem do tempo é diferente nas sociedades.

50% O aluno citou apenas um critério utilizado para elaborar os calendários no mundo antigo entre os destacados no texto (Olimpíadas, fundação de Roma, ritmo das atividades agrícolas e religiosas, ciclo das colheitas e pelo movimento da Lua), ou escreveu corretamente um critério comentado no texto e outro (ou mais) critério(s) não destacados pelos autores. Compreendeu parcialmente a diferença na percepção de tempo entre as sociedades.

0% O aluno não respondeu ao comando da questão, tangenciando a resposta, ou não citou nenhum dos critérios utilizados para elaborar calendários no mundo antigo. O aluno também pode ter destacado critérios que não foram contemplados no texto, como “métodos científicos”, “análises espaciais”, “nascimento de Cristo”. Não compreendeu a questão e não apreendeu a diferença na contagem de tempo entre as sociedades.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão exige que os alunos identifiquem que existiam critérios diferentes entre as culturas antigas para determinar suas contagens de tempo. Constatada a dificuldade dos alunos em responder, comente com a turma quais eram os critérios adotados para elaboração de calendários de outros povos além dos gregos e dos romanos, demonstrando que marcos culturais, religiosos e políticos eram geralmente – assim como ainda hoje – utilizados para determinar, por exemplo, os marcos finais e iniciais de um ano. 

Dessa forma, apesar de muitos povos utilizarem parâmetros astrológicos para construir seus calendários, os marcos temporais geralmente obedecem às lógicas social, cultural e política. Espera-se que a atividade auxilie o professor a discutir em turma os pressupostos para a criação e a determinação de calendários em diversas sociedades, fazendo com que os alunos tenham mais subsídios para relacionar o tempo com sua racionalização, compreendendo que os marcos temporais são socialmente construídos. 

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