Carlos Chagas - Exercício de Ciências com gabarito (EF06CI05)

 

O pesquisador brasileiro Carlos Chagas descobriu, em 1907, nas fezes de um inseto conhecido como barbeiro, o microrganismo mostrado acima. Ao microscópio, ele analisou uma preparação devidamente corada do conteúdo do intestino do barbeiro e pôde notar a presença de um microrganismo parasita que denominou Trypanossoma cruzi. Depois, em 1909, conseguiu encontrar o mesmo microrganismo no sangue de uma menina doente. 

Com seus estudos, Chagas conseguiu um feito único na história da Medicina, pois descobriu: o parasita e seu ciclo de vida; o vetor, ou seja, o organismo que transmite a doença, no caso o barbeiro; os hábitos de vida do barbeiro; e em quais animais o parasita pode ser encontrado. Além disso, descreveu como é a doença, que passou a ser chamada de doença de Chagas.

Assim, a descoberta do parasita causador da doença de Chagas:
a) é uma descoberta ao acaso e só foi possível após o desenvolvimento do microscópio eletrônico.
b) é um importante marco na história da Medicina e um exemplo do impacto do desenvolvimento tecnológico pelo aperfeiçoamento dos microscópios.
c) é uma descoberta ao acaso que possibilitou que fosse produzida a vacina contra a doença.
d) é um importante marco na história da Medicina e dependeu da análise a olho nu do sangue humano.

GABARITO

a) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a descoberta de Carlos Chagas foi intencional, uma vez que o cientista buscava o agente causador da doença e que a imagem foi obtida porque ele utilizou um microscópio de luz (o microscópio eletrônico de transmissão não possibilita a análise de organismos vivos).

b) O estudante que seleciona esta alternativa compreende que essa descoberta foi um marco muito importante na história da Medicina e que a imagem foi obtida com um microscópio de luz, o qual possibilitou diferenciar a célula do tripanossomo das células do barbeiro, ocasionando a identificação do causador da doença de Chagas. (alternativa correta)
c) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a descoberta de Carlos Chagas foi intencional, uma vez que o cientista buscava o agente causador da doença, mas percebe que a partir dessa descoberta começou a ser produzida a vacina contra a doença de Chagas.

d) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que, para a descoberta desse microrganismo, é necessário o uso de um microscópio, pois não é possível observá-lo a olho nu.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem os impactos do desenvolvimento tecnológico na ciência, relacionando a invenção do microscópio ao estudo das células – o exemplo dado se refere exatamente a isso, e é um dos mais importantes exemplos ligados à saúde pública. Contudo, além do microscópio, o valor dessa descoberta também está ligado à lógica do pesquisador na associação de vários fatores. 
Divida a turma em grupos e peça que pesquisem como ocorreu a descoberta da doença de Chagas e que  instrumentos existiam na época para este tipo de estudo. De posse dessas informações, solicite aos estudantes que elaborem uma apresentação contando como foi essa descoberta e relacione tal feito com o impacto do desenvolvimento tecnológico na ciência, que só foi possível graças ao desenvolvimento dos microscópios no estudo das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.