Ciências 2ºano - Atividades PDF para imprimir com gabarito

 

GABARITO 
*Arquivo em PDF para baixar no final**

1. Alternativa A. 
Os alunos devem identificar os seres vivos e os componentes naturais que constituem o ambiente, como a luz do Sol, a água, o ar e o solo. A bicicleta, a casa de tijolos e o poste de luz, citados nas outras alternativas são componentes construídos do ambiente. Os alunos que não marcaram a alternativa A podem não ter entendido o enunciado ou o conteúdo abordado. 

2. Azul: tucano, jabuti e árvore. Vermelho: solo.
Os alunos que respondem corretamente à questão sabem diferenciar os elementos do ambiente: o tucano, o jabuti e a árvore são seres vivos; o solo é um componente não vivo do ambiente.

3.


OS ELEMENTOS DA IMAGEM NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES-FANTASIA. 

Os alunos devem compreender a relação entre o ambiente e os seres vivos, identificando as adaptações e necessidades de cada ser vivo no seu hábitat. Explique as diferenças de cada tipo de ambiente, em relação à temperatura, salinidade da água, intensidade de luz e correlacione esses fatores aos seres vivos que vivem nesses locais. Comente sobre os perigos que o urso-polar enfrentaria se sua pelagem fosse escura. É importante que os alunos entendam a relação existente entre os seres vivos e os componentes presentes no ambiente.

4. 




Os alunos poderão usar a cruzadinha para ajudar a completar as frases. Caso apresentem dificuldades em descobrir as palavras-chave, retome os conceitos sobre os diferentes tipos de ambientes, bem como os elementos que os compõem – naturais e construídos –, dando outros exemplos para que eles possam exercitar.

5. Alternativa D.
Os alunos que respondem corretamente sabem a importância do Sol como fonte de calor. Caso eles tenham assinalado outra alternativa, eles podem não ter compreendido o enunciado ou o conteúdo estudado. Retome o conteúdo que trata da percepção de temperatura dos dias e das noites. Em seguida, faça novos questionamentos para avaliar os alunos. 

6. O Sol ilumina e aquece o planeta Terra. A luz solar é fundamental para a produção de alimento das plantas. 
Os alunos que preenchem as palavras corretamente desenvolvem a habilidade de identificar e analisar a importância do Sol para a existência da vida no planeta Terra. É importante que eles percebam que, sem a luz solar, as plantas não produziriam seu alimento, e, consequentemente, não haveria oxigênio para os demais seres vivos. Para os alunos que não desenvolveram a habilidade, retome o conteúdo que aborda a luz e o calor do Sol.  

7.
A) Sombra no período do início da manhã ou fim da tarde, sombra longa; B) Sombra ao meio-dia, sombra curta. 
Os alunos devem desenvolver a habilidade identificando o período em que a sombra foi formada, relacionando a isso a posição do Sol no momento e no horário do dia. É importante que eles saibam que as sombras ficam do lado oposto ao do Sol nos períodos da manhã e da tarde, e que, ao meio-dia, quando o Sol está mais alto, a sombra será mais curta e ficará mais próxima do objeto. 
8. Alternativa C.
Os alunos que assinalam a alternativa C sabem distinguir o efeito da radiação solar em diferentes tipos de materiais. Caso assinalem outra alternativa, ou mais de uma, eles podem não ter entendido o enunciado e/ou o conteúdo. 

9. Cadeira de metal.  
Espera-se que os alunos respondam que a cadeira de metal aquece mais rápido quando exposta ao Sol. Caso os alunos tenham dificuldade em responder a esta questão, retorne ao assunto na página 56, do Livro do Estudante, que trata do aquecimento em diferentes superfícies. Se julgar necessário, refaça o experimento A energia do Sol aquece os materiais igualmente?, usando apenas o metal e a madeira como materiais a serem investigados, para que os alunos possam verificar os resultados. 

10. Alternativa B.
Os alunos que assinalam a alternativa B reconhecem todas as etapas do ciclo da vida, bem como sua sequência cronológica. 

11. Alternativa C.
Os alunos que assinalam a alternativa C sabem identificar características que não são comuns a todos os seres vivos. Caso eles assinalem outra alternativa, retome os conteúdos das características e necessidades dos seres vivos. 

12. 
(  V  ) Os seres vivos nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.
(  F  ) As plantas não se reproduzem, por isso não são seres vivos.
(  V  ) A maioria dos animais se locomove em busca de alimento e água.
(  V  ) Os animais e plantas precisam de água para sobreviver.

Nesta atividade, os alunos devem marcar as sentenças que são falsas e as que são verdadeiras. 
13. 


Os alunos devem ser capazes de identificar os diferentes tipos de relação existentes entre os seres vivos, como no caso do beija-flor se alimentando do néctar da flor. Caso os alunos tenham respondido incorretamente à questão, retome os conteúdos que exemplificam alguns tipos de relação existentes no ambiente. 

14. Alternativa D.
Os alunos que respondem corretamente sabem a importância de preservar o ambiente. É necessário que eles compreendam que a relação existente entre os componentes do ambiente é afetada quando há algum desequilíbrio.  

15. Espera-se que os alunos respondam que a presença de lixo prejudica os seres vivos que habitam o local, que podem ingerir esse lixo e morrer.  
Os alunos devem compreender os problemas causados aos seres vivos pelo excesso de lixo e o seu descarte de maneira incorreta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário