Ciências 4ºano - Plano de aula BNCC: EF04CI01, EF04CI08 - Água para beber

 


Duração: 3 aulas

Introdução:
Nesta sequência didática os alunos são convidados a conhecer o caminho que a água faz até chegar às residências. Conhecerão o que ocorre nas estações de tratamento de água e as várias etapas que envolvem o tratamento da água. Aprenderão a representar o funcionamento de uma rede de abastecimento de água nas cidades e verão o que é o processo de decantação e o de filtração. Conhecerão as instalações hidráulicas da escola e realização uma simulação de uma rede de distribuição de água.

Objetivos de aprendizagem:
(EF04CI01)
Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

  • Conhecer o caminho da água, desde os mananciais até chegar em casa.
  • Produzir coletivamente desenhos que representem uma rede de abastecimento de água urbana.
  • Comparar a filtração e a decantação.
  • Conhecer e discutir a finalidade de cada etapa do tratamento de água em uma estação de tratamento de água.
  • Realizar uma montagem que simula uma rede de distribuição de água.
  • Propor hipóteses prevendo o que deve ocorrer quando um reservatório de água é colocado em diferentes posições e realizar simulações para testar essas hipóteses.

Recursos e materiais necessários:
• Caderno.
• Caneta (azul ou preta) ou lápis preto.
• Canetas coloridas ou gizes de cera.
• Papel sulfite.
• Textos sobre estações de tratamento de água.
• Recipientes de vidro transparente.
• Água.
• Terra.
• Filtro feito com areia e cascalho.

Desenvolvimento

Aula 1
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (grandes e pequenos)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Questione os alunos: “De onde vem a água que chega na torneira de sua casa?”. Dê um tempo para cada aluno lançar sua proposta e, em seguida, convide-os a fazer a leitura de um texto sobre estações de tratamento de água.

2ª atividade: atividade individual com 10 minutos de duração 
Solicite aos alunos que leiam individualmente um texto sobre o que acontece em uma estação de tratamento de água e explique por onde a água passa, desde a coleta em um manancial até chegar às casas. Veja textos que tratam desse assunto em: 
Em seguida, peça que formulem um esboço de um desenho que mostre o caminho da água até chegar às casas de forma coerente com o que o leram no texto.
3ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Convide os alunos a se organizar em trios para discutir os esboços elaborados individualmente
e chegar a um consenso sobre o desenho final que reflita o caminho da água até chegar às casas.

4ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Quando os desenhos estiverem prontos, peça aos trios de alunos que os compartilhem com os demais grupos. Cada grupo deverá ceder seu desenho a um grupo de colegas e trabalhar na produção de outro grupo. A tarefa será aplicar legendas nesse desenho feito pelos colegas, indicando cada um dos passos do “caminho da água” informados no texto que leram na 2ª atividade.

5ª atividade: atividade em grande grupo com 10 minutos de duração
Por fim, solicite aos alunos que compartilhem novamente os desenhos no mural da turma e analisem o caminho da água até chegar às casas.

Dicas e atividades complementares:
Oriente os alunos a marcar no texto, etapa por etapa, o caminho da água desde o manancial até chegar às casas. As etapas identificadas no texto serão aquelas para as quais deverão fazer legendas. Caso um grupo de alunos detecte que no desenho elaborado pelos colegas falta representar alguma das etapas informadas no texto, deve explicitar isso claramente, para que os colegas possam fazer a correção.

Como atividade preparatória para a aula seguinte, convide os alunos a acompanhar o início de uma atividade prática bem simples de decantação e de filtração. Reserve dois recipientes de vidro transparente. Esclareça que no primeiro ocorrerá o processo de decantação: coloque água até a metade do recipiente, misture um pouco de terra e deixe-a em repouso. Peça a eles que façam anotações no caderno sobre essa atividade inicial e questione-os: “O que fizemos?”. Peça-lhes que anotem que “deixaram a mistura de água e terra em repouso”. Os processos de decantação e filtração continuarão a ser trabalhados na aula seguinte; porém, para realizar o processo de filtração no segundo recipiente, providencie previamente um funil que contenha uma camada de areia e uma de cascalho.

Aula 2
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em pequenos grupos

1ª atividade: atividade individual com 15 minutos de duração
Desafie os alunos a, individualmente, reler o texto apresentado na aula anterior e aí identificar informações para responder à seguinte pergunta: “Nas estações de tratamento de água, ela é filtrada?
Ela é decantada?”. Solicite também que, durante a releitura, façam esquemas para resumir cada parágrafo do texto.

2ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Organize os alunos em trios para compartilhar os esquemas que fizeram. Também poderão fazer, de forma conjunta, alguns esquemas que sintetizem as informações do texto.
3ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Dando sequência à atividade prática de decantação e de filtração iniciada previamente, ainda em trios, convide os alunos a observar a água que ficou decantando desde a aula anterior. Peça a eles que resgatem suas anotações ao responder à pergunta “O que fizemos?”. Oriente-os a observar a mistura de água e terra e questione-os novamente: “O que aconteceu com a água e a terra neste recipiente?”. Chame a atenção deles para o fato de a terra ter se concentrado no fundo do recipiente e a água ter ficado com aspecto um pouco mais claro e transparente do que estava na aula anterior. Em seguida, demonstre aos alunos o processo de filtração. Misture um pouco de água com terra e passe a mistura pelo funil com areia e cascalho. Da mesma forma, peça aos alunos que façam anotações sobre essa segunda atividade e respondam à pergunta “O que fizemos?”. Eles devem responder que passaram a água com terra por um funil com areia e cascalho. Peça, então, que observem a água filtrada e respondam: “O que podemos observar que aconteceu com a água?”. Eles deverão constatar que a água ficou bem mais clara e transparente do que era antes de ser filtrada.

4ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Sugira aos trios de alunos que façam fichas de comparação dos dois processos: a decantação e a filtração. Esse é o momento de incentivar discussões: “Qual método foi mais rápido?”; “Qual foi mais eficiente?”.

Dicas e atividades complementares:
Oriente os alunos a anotar o dia em que a mistura foi deixada em repouso para decantar.
Tarefa de casa: sugira aos alunos que pesquisem em dicionários o que significam os termos “filtração” e “decantação”. Aproveite a oportunidade para salientar as diferenças entre esses processos: na decantação algumas partículas vão para o fundo do recipiente, ao passo que na filtração elas ficam retidas em um filtro. Incentive as discussões sobre o assunto.

Aula 3
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: duplas e em grandes grupos

1ª atividade: atividade em grandes grupos com 5 minutos de duração
Instigue os alunos: “Hoje vamos desvendar qual é o caminho da água na escola, por onde ela chega, onde fica armazenada, para onde vai!”. Peça que se preparem para explorar a escola levando suas cadernetas de campo. Durante a atividade os alunos deverão registrar, por meio de desenhos e textos, tudo o que observarem em relação a esse tema.

2ª atividade: atividade em grandes grupos com 5 minutos de duração
Um primeiro passo será levantar os palpites iniciais das crianças: “Onde é a entrada de água da escola?”; “Onde a água fica armazenada?”; “E qual é o ponto de saída de toda água que sai pelo esgoto da escola?”.
3ª atividade: atividade em grandes grupos com 20 minutos de duração
Em seguida, faça com os alunos um passeio pela escola, checando os locais que elas manifestaram em seus palpites: “Quais estavam certos?”; “E quais não correspondem ao que observamos?”.

4ª atividade: atividade em duplas com 15 minutos de duração
Retornando à classe, oriente os alunos a formar duplas. Eles deverão fazer desenhos que representem os caminhos da água pela escola. Os desenhos produzidos poderão ser compartilhados no mural da sala.

Dicas e atividades complementares:
Tarefa de casa: as crianças poderão fazer desenhos para representar qual é o caminho da água em sua casa.

Aferição de aprendizagem
Sugerimos que grupos com quatro alunos realizem a montagem de uma rede de distribuição de água, indicando casas, prédios e o reservatório de água do bairro. Oriente-os a fazer montagens (manipulando garrafas PET ligadas por mangueirinhas) para simular diferentes posições para o reservatório de água em uma rede de distribuição. Esteja atento ao supervisionar as montagens, checando se existem vazamentos e tampando-os. Aproveite a oportunidade para avaliar as aprendizagens dos alunos: Quais caminhos eles indicam para a água? Eles indicam corretamente o caminho desde o manancial até as casas? Como representam as estações de tratamento de água? Em que posição representam os reservatórios? Veja algumas sugestões em

Questões para auxiliar na aferição:

1. Com base no que você estudou nestas aulas, responda às seguintes questões:
a) De onde vem a água que bebemos?
b) O que é feito em uma estação de tratamento de água?

2. Faça um desenho com legendas para responder: “Dentro de nossa casa, qual é o caminho que a
água percorre: por onde ela chega, por onde passa e para onde vai?”.
Gabarito das questões
1. Espera-se que o aluno descreva que a água que chega à sua residência (considerando uma situação de habitação que é servida pela rede de abastecimento de água) é captada em mananciais e é levada até a estação de tratamento, onde passa por diversos processos, como filtração e decantação. Saindo das estações de tratamento ela é encaminhada através de adutores até os reservatórios que farão a distribuição da água por meio de tubulações até as residências. Mas isso não significa que podemos beber a água diretamente da torneira. Antes de ser consumida, ela deve ser filtrada, e as caixas de água das residências devem ser limpas regularmente.
2. Desenho do aluno.

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