Ciências 6ºano - Células - Exercício com gabarito - Habilidade EF06CI05

 

Os esquemas retratam, respectivamente, uma bactéria – organismo unicelular – e a célula de um animal – que são seres vivos multicelulares. Apesar de representarem grupos de seres vivos distintos, é possível identificar algumas semelhanças entre os esquemas, como a presença de membrana plasmática e citoplasma.

A respeito dos esquemas, indique a alternativa correta.

a) As diferenças entre os dois esquemas evidenciam que somente os seres vivos multicelulares são formados por células.

b) As semelhanças entre os dois esquemas mostram que a célula é a unidade básica da vida.

c) Existem muito mais diferenças que semelhanças entre os dois esquemas, o que comprova que os seres vivos não têm uma origem única.

d) As bactérias não podem ser consideradas seres vivos, pois não apresentam núcleo celular.

Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida

Habilidade:
(EF06CI05)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

a) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que todos os seres vivos são formados por célula, seja uma única célula (unicelulares), seja mais de uma célula (multicelulares).

b) O estudante que seleciona esta alternativa compreende que a célula é a unidade básica de todos os seres vivos. (alternativa correta)

c) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que todos os seres vivos têm uma origem única, e a célula como unidade básica dos seres vivos evidencia esta origem.

d) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as bactérias são seres vivos unicelulares procariontes, pois não apresentam núcleo celular.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem que a célula é a unidade básica da vida e que todos os seres vivos, uni ou multicelulares, são formados por célula. Uma evidência disso é a presença de algumas estruturas comuns a todas as células de todos os seres vivos, como membrana plasmática e citoplasma. Leve para a sala de aula esquemas de vários unicelulares e também de célula animal, vegetal e fúngica. Peça aos estudantes que se dividam em grupo e analisem as imagens, procurando as semelhanças e as diferenças entre elas. Após esta atividade, dê início a uma discussão sobre o assunto para que eles exponham as respectivas ideias.
Certamente, neste momento, surgirão algumas dúvidas como, por exemplo, a presença de parede celular nas células vegetais e de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário