Título: Resgate oral de narrativas de ficção
Duração: 2 aulas
Introdução
Resgatar as histórias tradicionais do repertório infantil, como as dos contos maravilhosos e das fábulas, é uma possibilidade de iniciar prazerosamente as atividades de mais um ano de escolarização. O resgate das histórias que foram significativas para aos alunos seguido do incentivo à busca de mais textos literários do gênero estimulam a formação do leitor literário. E o estudante que encontra no texto ficcional, oral ou escrito, uma possibilidade de fruição estética, está cultivando para a vida toda um bom hábito capaz de afastá-lo da realidade rotineira e imediata, proporcionando-lhe a vivência de aventuras e emoções de outras épocas, outros espaços, outras culturas e modos de vida.
Objetivos de aprendizagem
Dimensão social e estética do texto literário
(EF35LP13) Reconhecer o texto literário como expressão de identidades e culturas.
(EF35LP14) Identificar temas permanentes da literatura, em gêneros literários da tradição oral, em versos e prosa.
Apreciação de texto literário
(EF35LP16) Selecionar livros de bibliotecas e/ou cantinho de leitura da sala de aula para leitura individual, na escola ou em casa e, após a leitura, recomendando os que mais gostou para os colegas.
Relato oral
(EF03LP07) Relatar experiências e casos ouvidos ou lidos, com sequência coerente (princípio, meio e fim), usando marcadores de tempo e espaço, de causa e efeito, com nível de informatividade, vocabulário e estruturas frasais adequados.
Deduções e inferências de informações
(EF03LP10) Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos.
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto
(EF03LP12) Inferir o tema e o assunto, com base na compreensão do texto.
Recursos e materiais necessários:
1. Imagens que façam referência a personagens e cenários de contos de fada e/ou fábulas.
2. Quadrinhas criadas por você com versos que, em um jogo de esconde/revela, façam referência a uma dessas histórias. Exemplos:
Um menino ficou muito rico,
ganhou mesmo muitos milhões
porque trocou uma vaca leiteira
por um punhado de feijões.
(Referência ao conto: João e o pé de feijão.)
Um leão valente e orgulhoso
teve que admitir
que um ratinho pequeno e humilde
Foi para ele um herói valoroso.
(Referência à fabula: O leão e o ratinho.)
3. Livros da biblioteca escolar ou do cantinho de leitura. Caso nenhuma das possibilidades exista, promover uma campanha para reunir pelos menos 10 exemplares para a formação desse acervo.
Desenvolvimento
Aula 1
Organização da sala: Coletiva
Duração: Uma aula
A proposta aqui apresentada relaciona-se ao reconhecimento da importância da leitura para a comunicação humana. O trabalho sugerido propõe uma ampliação do tema ao apresentar lendas indígenas e, por meio delas, demonstrar como certos textos carregam valores culturais e transmitem mensagens e histórias tradicionais que são verdadeiros presentes.
Atividade 1
Iniciar a aula questionando os alunos sobre quais as histórias que mais gostam de ouvir ou ler; que história ouvida ou lida mais lhes vêm à memória. É importante estimulá-los a falar sobre o tipo de leitura preferida, bem como a indicar livros que já leram e gostaram. Mediar a conversa para que todos tenham oportunidade para falar. Se achar conveniente, montar com eles o quadro de “combinados” com as orientações que devem ser seguidas sempre que uma atividade oral coletiva acontecer.
Atividade 2
1. Expor as imagens das histórias selecionadas previamente, questionando os alunos sobre:
- A que história cada imagem faz referência?
- Quais as personagens principais?
- O que aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Como a história terminou?
É importante que os alunos observem que nos contos de fada o início e o final das histórias geralmente são comuns: começam por Era uma vez... e terminam com E foram felizes para sempre.
Chamar a atenção dos alunos também para a indefinição do tempo e do espaço nas narrativas, tanto nos contos de fada quanto nas fábulas.
2. Desafiar os alunos individualmente ou em grupo (dependendo do tamanho de acervo de livros disponível) a buscar outras histórias parecidas.
3. Solicitar que leiam a história do livro escolhido, orientando-os também a fazer a leitura das imagens, pois as ilustrações facilitam muito a compreensão por aqueles que ainda têm muita dificuldade com o texto verbal.
4. Sugere-se a exposição, em um varal montado na sala de aula, de capas de livros cujas ilustrações remetem às histórias desses gêneros.
Aula 2
Duração: Uma aula
Organização da sala: Coletiva ou em grupos
Atividade 1
Iniciar retomando o que foi visto na aula anterior e fazendo o registro na lousa dos elementos comuns das histórias relembradas: personagens, ações, lugar, tempo, além do início e do final parecidos em todas elas.
Desafiar os alunos individualmente ou em grupo (dependendo do tamanho de acervo de livros disponível) a:
- Contar oralmente a história lida com bastante expressividade.
Se achar necessário, para garantir maior facilidade na contação, solicitar-lhes que, antes de contar a história, registrem no caderno os dados da história, seguindo a relação dos elementos comuns: personagens, ações, lugar, tempo.
Promover um momento de leitura silenciosa do texto do livro escolhido. Alertar que os alunos podem fazer também a leitura das imagens, pois as ilustrações facilitam muito a compreensão por aqueles que ainda têm muita dificuldade com o texto verbal.
- Fazer a leitura em voz alta, com bastante expressividade, de um pequeno trecho da história de que tenha gostado muito.
Questões para auxiliar na aferição
MARAVILHOS PLANOS DE AULAS
ResponderExcluir