EF07GE09 - Mapas temáticos do Brasil - Exercício com gabarito (7ºano)

 



O território brasileiro sofreu alterações desde a sua formação, passando por várias etapas a contar do advento do Tratado de Tordesilhas, que dividia o atual território em uma porção portuguesa e outra espanhola. Com base na análise dos mapas, aponte quais estados do território brasileiro atual estariam na área portuguesa no período de vigência do Tratado de Tordesilhas.

Objeto de conhecimento:
Mapas temáticos do Brasil

Habilidade:
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Grade de correção
100% Espera-se que os alunos apontem todos os estados que estariam no domínio português: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Sergipe, contudo, sem citar mais nenhum outro estado.

50% Algumas respostas podem indicar corretamente ao menos cinco dos onze estados que estariam no domínio português: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Sergipe. Outra possibilidade são as respostas que contemplem corretamente esses estados e outros estados além destes corretos.

0% É possível que surjam respostas diversas que citem menos de três dos estados que estariam no domínio português ou apenas estados que não corresponderiam à área portuguesa.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O objetivo da questão é verificar a capacidade dos alunos de interpretar mapas e fazer suas sobreposições. Se os alunos, de modo geral, não tiverem atingido os resultados esperados, imprima, em papel transparente (de seda), os mapas da evolução do território brasileiro desde o Tratado de Tordesilhas até a sua configuração atual. É preciso se atentar ao tamanho dos mapas: todos eles devem ter o mesmo tamanho para que possam ser sobrepostos. 
Faça atividades de sobreposições diversas e proponha que os alunos apontem por quais arranjos territoriais o estado em que eles vivem já passou. A atividade tem como propósito exercitar a compreensão de mapas, bem como proporcionar o entendimento do local onde os alunos vivem hoje.

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